Um dos SUVs mais rápidos do mundo começou a ser vendido na última semana na Europa tratasse do Lotus Eletre 2024. Capaz de acelerar de 0 a 100 km em apenas 2.95 segundos, em sua versão mais potente, o modelo elétrico estará disponível em três configurações de acabamento com preços que no Reino Unido vão de 89,500 libras (equivalente a R$ 543,100) a bagatela de 120,000 libras (R$ 728,450).
Depois de quase ter ido a falência na última década a lendária Lótus busca voltar aos seus tempos de glórias com uma série de carros inéditos. O primeiro da lista foi o super esportivo Evija, lançado em 2020 e que teve uma pequena produção de apenas 130 exemplares, porém é com o Eletre que a marca espera voltar aos trilhos. A previsão é que o modelo elétrico venda milhares de exemplares ao ano, mesmo custando mais de 100,000 em libras de algumas de suas versões.
A missão do Lotus Eletre 2024 é ousada, roubar clientes dos SUVs com motor a combustão de marcas Premium, como o Porsche Cayenne e Lamborghini Urus. Mostrando que um SUV elétrico pode ser tão divertido e rápido quanto um similar a combustão.
Para conseguir o modelo aposta na combinação de um visual extremamente futurista com muita força. Chamada de Eletre R, sua configuração top de linha tem monstruosos 893 CV de potência e 133 kgfm de torque, um verdadeiro foguete sobre rodas. Esse poderia chega às rodas por meio de uma transmissão automática com uma única marcha.
Versões Lotus Eletre 2024
Como dissemos o Lotus Eletre 2024 serra oferecido no mercado europeu em três versões de acabamento são elas Eletre, S e R. Todas equipadas com dois motores elétricos e tração integral e câmbio com uma única marcha.
A versão base tem 595 CV de potência e 71 kgfm de torque, ela pode atingir os 258 km de velocidade máxima e precisa de apenas 4,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Já a autonomia fica em 600 km/h.
Embora seja a versão mais acessível do Lotus Eletre essa variante vem muito bem equipada trazendo de série itens como rodas de liga leve aro 22, faróis do tipo Matrix que adaptam a luminosidade de acordo com o ambiente, virtual Park Assist e sistema áudio Premium com 15 alto falantes, além de suspensão a ar.
A versão intermediária S conta com a mesma autonomia potência e desempenho da versão de entrada, o diferencial fica por conta dos seu interior que é mais luxuoso do que o da versão de entrada, trazendo mimos como portas com fechamento automático, sistema de filtro de ar, iluminação ambiente customizável, além de sistema de áudio de 2,160 watts e 23 alto falantes da marca KEF. São ainda oferecidos como opcional freios de cerâmica e carbono.
Ao contrário do que ocorre com a maior parte dos carros elétricos, que quanto maior a autonomia maior o preço, no caso do Lotus a versão mais cara Eletre R tem uma autonomia menor do que as demais versões, seu foco e a esportividade. Ela vai de 0 a 100 km\h em 2.95 s marca que provavelmente faz desse o SUV de série mais rápido do mundo. Enquanto a velocidade máxima é de 265 km/h.
Para ser uma ideia o Lotus Eletre tem praticamente a mesma aceleração de 0 a 100 km/h de um Lamborghini Aventador (2,8 s – 2.9s), sua aceleração também é semelhante ao de um carro de F1.
Em troca do desempenho nervoso a autonomia é menor dou que a versão de entrada 490 km.
A versão Eletre R vem ainda equipada com alguns acessório exclusivos como rodas de liga leve aro 22 na frente e 23 atrás calçados por pneus de alta performance da marca Pirelli, freios de cerâmica e carbono de série e um sistema de freios mais potente da marca AP Racing.
De acordo com a Lotus é um carregador rápido é possível obter entre 10 e 80 % de carga em apenas 20 minutos.
Embora já esteja disponível para reservas a Lotus ainda não informou quando o super esportivo será entregue aos compradores. Embora oficialmente não tenha uma revenda no Brasil provavelmente algum exemplar do Eletre terá como destino o Brasil.
Fonte Carscoops.com
Uma resposta