Na última semana no Salão de Paris a Lotus não levou apenas um modelo, mas sim o seu futuro. Ao todo a marca inglesa apresentou no evento seis protótipos que antecipam carros que deverão ganhar as ruas nos próximos dois a cinco anos. Um dos lançamento mais aguardados é o da nova geração da Lotus Elise que deve ser lançada infelizmente apenas em 2015.
A Elise Concept traz um design moderno e arrojado com linhas que lembra alguns dos outros futuros superesportivos da Lotus que foram apresentado em Paris este ano, como a Nova Esprit que deve ser lançado em 2012 e Nova Elan que chegará em 2013.
Da atual geração da Elise só irá restar mesmo o nome, do design ao motor passando pelo interior tudo será novo. O motor será 2.0 L quatro cilindros que irá aliar baixo consumo de combustível com muita potência. O bloco promete render 320 CV de potência e contará com a tecnologia KERS (sistema semelhante ao utilizado nos carros da F1, que aproveita a energia gerado nas frenagens gerando mais força para o motor e assim economizando combustível), este sistema será oferecido como opcional. Segundo a Lotus este novo propulsor irá emitir apenas 150 gramas de C02. Sem duvida essa e uma marca inacreditável, praticamente o que atualmente emite de CO² um carro com motor 1.0 L.
A Lotus também divulgou os dados de desempenho do Novo Elise 2015, ele será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.3 segundos e terá velocidade máxima de 270 km/h.
O chassi é feito em alumínio e a carroceria conta com alumínio e partes em fibra de carbono, como o teto e a tampa do motor por exemplo, detalhes que ajudam a manter o baixo peso do carro, que no total pesa apenas 1045 kg. A tração será traseira.
O protótipo da Nova Elise já é um modelo de cair o queixo. Um dos maiores destaque do concept car é o interior, o apesar de simples e limpo, a Lotus teve uma preocupação com o acabamento, que traz materiais nobres como Alcantara, alumínio e aço escovado além de vários componentes em fibra de carbono. O volante conta com paddle shifts que fazem as trocas de marchas e milésimos de segundo ao todo são seis velocidades.
A previsão é que a produção da Nova Elise comece apenas no inicio de 2015, o preço promete ser outro atrativo do modelo de entrada da Lotus é estimado em 35,000 Libras, ele continuará sendo o menor e mais barato carro da montadora inglesa.
O modelo é uma das maiores apostas da Lotus, que pretende até o final desta década se tornar uma das maiores fabricantes de carros de esportivo do mundo e assim como outras fabricantes que fizeram sucesso no automobilismo como Ferrari, Porsche e Lamborghini se tonar um símbolo de esportividade e exclusividade.
Confira acima o vídeo promocional do Lotus Elise 2015