Coling Chapman, sem dúvida foi uma das pessoas mais importantes no mundo automobilístico, fundador da Lotus, uma das montadoras de carros esportivos mais tradicionais do mundo, também fez fama nas pistas da F1, construindo carros e pilotos lendários, como Emerson Fittipaldi e Ayton Senna. Porém, apesar de todo o seu prestígio a Lotus esteve muito próxima de falir na última década. Para tentar dar a voltar por cima, a fabricante inglesa apostará agora em superesportivos elétricos. Nessa segunda (11/09) revelou sua mais nova criação o Emeya, um inovador sedã 100% elétrico, feito para competir com Porsche Taycan, Tesla Model S e Audi e-Tron.
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Apesar de ainda parecer um carro conceito, esta já é a versão de produção do Emeya, que entrará na linha de montagem em série a partir de 2024 e será o segundo carro dessa fase elétrica da Lotus. O primeiro foi o Eletre, um hyper SUV elétrico de 900 cv. Antes, a marca inglesa já havia lançado o superesportivo Evija, porém com produção limitada a apenas 150 exemplares.
O Emeya marca o retorno da Lotus ao segmento de sedãs, ausente desde o saudoso Lotus Carlton (um Omega modificado feito em parceria com a Opel) lançado em 1994.
A Lotus mantém em sigilo a maioria dos detalhes técnicos, mas anunciou que o veículo contará com um sistema de tração integral e motor duplo – um sobre cada eixo, entregando 918 cavalos de potência e 98,5 kgfm de torque. Espera-se que esse conjunto permita que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em incríveis 2,78 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 256 km/h.
Em relação à alimentação, o Lotus Emeya contará com uma bateria de 102 kWh, ligeiramente menor do que a utilizada no SUV Electre. No entanto, a Lotus promete “capacidades de carregamento líderes no mercado”, com a possibilidade de adquirir 150 km de autonomia em apenas cinco minutos, usando um carregador rápido de 350 kW. Para aqueles que não têm pressa, será possível obter uma carga de 80% em 18 minutos.
Passando para o design, o Emeya apesar de moderno não traz grandes surpresas. Seu design segue o estilo futurístico e arrojado adotado no SUV Eletre, é um visual moderno, porém genérico, que não causa aquele efeito “ual” dos bem desenhados carros clássicos da Lotus, como os atemporais Esprit e Elise da década de 1990 ou ainda o Europa de 1960.
O capô é bem proeminente, e o conjunto de faróis formado apenas por duas lâminas de LED está posicionado no capô, ao invés do para-choque. A dianteira ostenta ainda generosas tomadas de ar, que dão um visual agressivo e imponente ao Lotus Emeya.
Nas laterais, observam-se maçanetas embutidas e câmeras ao invés dos tradicionais retrovisores com espelhos. Os designers também pintaram a coluna A e o teto de preto, criando um contraste com o resto da carroceria.
Outro destaque que se sobressai no visual do Lotus Emeya 2025 são as belas rodas de liga leve e as lanternas traseiras formadas apenas por uma barra de LED, dando um aspecto único e minimalista ao carro, também chama a atenção o aerofólio embutido elétrico, que se pronuncia de acordo com a velocidade.
No interior, o Emeya apresenta um volante de base reta e um pequeno cluster de instrumentos digital. Estes se juntam a um sistema multimídia do tipo flutuante, que parece lembrar claramente o design visto nos carros da Tesla. Embora não tenha sido confirmado, a previsão é de que esta tela tenha 15,1 polegadas.
O painel tem desenho limpo e minimalista, há um interessante display digital também para o passageiro, na altura acima do porta-luvas, que informa dados de funcionamento do veículo.
Chama a atenção também o fato de os bancos traseiros serem individuais, garantindo uma sensação maior de conforto e esportividade aos ocupantes, e a qualidade dos materiais utilizados na cabine, que são muito sofisticados, não ficando devendo em nada para os sedãs de luxo da Alemanha. O acabamento inclui fibra de carbono, alumínio, couro Nappa e Alcantara, além de materiais reciclados.
Entre os equipamentos de série do Lotus Emeya estão um sistema de áudio da marca KEF com áudio surround do tipo Dolby Atmos 3D, além de suspensão a ar, controlada eletronicamente por sensores que analisam a estrada mil vezes por segundo e fazem ajustes em tempo real.
Resumindo, o Lotus Emeya representa uma nova era para a marca inglesa, com uma potência elétrica impressionante, design arrojado e um interior sofisticado. Um carro, sem dúvida, capaz de roubar muitos clientes do Porsche Taycan, Audi e-tron e Tesla Model S, alias a Lotus sonha em ser uma montadora global de carros elétricos até 2028.
De início, eles tentarão roubar clientes de Elon Musk nos Estados Unidos, a apresentação oficial do Emeya acontecerá em Manhattan, no coração de Nova York em um evento que durará três dias.
É bom ver que depois de escapar da falência, a Lotus parece estar buscando ressurgir ainda melhor, vivendo sua melhor fase em décadas, porém, talvez falte só um pouco mais de referência e reverência ao passado e personalidade da marca nestes carros novos.
Fonte: Carscoops
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