Ainda desconhecida no Brasil, a Mahindra é uma das maiores montadoras da Índia. Nesta semana a marca apresentou o XUV500, a primeira vista pode não parecer, mas o modelo representa uma revolução no padrão de estilo da marca, que até então era conhecida por produzir carros “quadradões”, com desenho conservador e tecnologia quase ultrapassada.
Este modelo está sendo considerado uma revolução na Índia, tanto pelo seu design (de formas um tanto carregadas e polêmicas na nossa opinião), quanto pelo seu interior luxuoso com espaço para sete pessoas, este é o modelo mais luxuoso e moderno já feito pela Mahindra.
No mercado indiano, o Mahindra XUV terá três versões. Todas elas serão equipadas com o mesmo motor e a mesma transmissão, um bloco 2.2L turbo diesel com injeção direta e que desenvolve 140 CV de potência e 33 kgfm de torque. Já o câmbio é manual de seis velocidades, por enquanto não terá transmissão automática. Serão duas versões com tração 4×2 e a top de linha com tração 4×4.
Segundo a Mahindra o XUV vai de 0 a 100 km/h em 17 segundos e velocidade máxima de 185 km/h, lembrando que o carro pesa 2.400 kg.
Futuramente a marca pretende lançar uma versão mais potente, que será equipado com um bloco de 170 cavalos de potência.
O preço do Mahindra XUV 500 será outro atrativo do modelo, ele irá partir de 10,800 rúbias indianas, o
que em reais equivale a cerca de R$ 40.800. A intenção da Mahinda é vender o XUV em outros continentes, como na África, Europa e Oceania.
O painel traz linhas modernas e acabamento de boa qualidade, o sistema multi-mídia com tela de LCD de 6 polegadas com GPS, também é outra inovação deste Mahindra. As cores dos revestimentos internos podem variar de acordo com o gosto do cliente. O interior recebeu um alto tratamento contra ruídos.
O interior do Mahindra XUV 500 traz um acabamento de bom nível, com materiais inéditos para a marca indiana, o painel possui linhas modernas atualizadas com os SUVs do ocidente, porém a lista de equipamentos é a grade atração. inovando com uma tela de LCD de 6 polegadas monocromática (ou colorida dependendo da versão) que permite ao motorista ter acesso a informações do sistema de som e computador de bordo do carro, dependendo da versão há ainda DVD, navegador GPS, câmera traseira para auxiliar na hora de manobrar o carro, sensor de pressão dos pneus, airbags frontais e laterais, sistema eletrônico para auxilio de subidas e decidas, controle de estabilidade ESP, freios com ABS e EBD, ou seja uma modernidade ainda pouco usada nos modelos vendidos na Índia. Destaque ainda para os diversos porta objetos espalhados pelo interior do XUV, como console central com uma mini geladeira, porta-luvas com compartimento para tabblet ou notebook.
Por enquanto a Mahindra não tem planos de trazer para o Brasil, o XUV 500, por aqui a marca indiana comercializa apenas o Scorpio (foto abaixo), que apesar de ser produzido em Manaus nunca conseguiu ser um sucesso em vendas.
Acima o Mahindra Scorpio, vendido no Brasil, continuará em linha e ocupará uma posição inferior ao do XUV 500