Categorias: CaminhõesMAN

MAN TGX 2021 – Em detalhes o novo caminhão top de linha da MAN

A Man, montadora de caminhões que faz parte do grupo VW, começou a vender no ano passado o Man TGX 2021, o modelo foi eleito como o “Caminhão do Ano da Europa”, totalmente renovado o Novo TGX representa um salto robusto em relação a geração passada, ao começar pelo design que está mais moderno e muito mais atraente.

Design MAN TGX 2021

A cabine do TGX está mais moderna e aerodinâmica na nova geração, o modelo recebeu linhas mais aerodinâmicas, que além de mais bonitas, de acordo com a MAN foram responsáveis por reduzir em 1% o consumo de combustível. A grade frontal traz um aspecto mais moderno, que mescla um acabamento em preto brilhante com detalhes cromados, os faróis também são novos, contam com iluminação por LEDs, o para-choque ficou mais esportivo, enquanto os retrovisores ficaram mais compactos na nova geração.

Além de mais bonito o Man TGX 2021 também é confortável, tecnológico e econômico do que o seu antecessor

Direção semiautônoma no Man TGX 2021…

O caminhão traz uma série de recursos inéditos, ou que receberam um upgrade na nova geração, como piloto automático assistido por GPS, que em algumas situações pode guiar o caminhão de forma automática, o sistema através do GPS prevê a aproximação de uma curva e reduz a velocidade de forma automática, além disso o caminhão conta com recursos como frenagem frontal automática, e um sistema que mantém uma distância segura do veículo à frente, o piloto automático do novo Man TGX 2021 traz ainda a função Stop and GO, que segue o veículo à frente, podendo frear ou acelerar de forma automática acompanhando o ritmo da estrada.

O MAN TGX 2021 também traz como novidade uma série de recursos de assistência de direção, ele utiliza sensores e câmeras para auxiliar o motorista, que avisam quando o motorista sai da faixa da estrada, faz pequenas correções no volante para evitar que o caminhão saia da estrada.

Interior MAN TGX 2021

A cabine do TGX também mudou da água para o vinho, o Man TGX 2021 conta com uma série de novos recursos tecnológicos, e um acabamento muito mais refinado.

No interior estão entre os destaques o novo painel digital de alta definição de 12.3 polegadas, a peça oferece uma leitura mais fácil e nítida para o condutor em relação ao antigo quadro de instrumentos, este é o mesmo painel usado nos carros top de linha da Volkswagen e da Audi, as informações exibidas podem ser configuradas ao gosto do motorista, porém esta tela será um opcional no TGX 2022.

Além disso o modelo conta ainda com volante multifuncional. De acordo com a MAN o objetivo principal foi construir uma cabine intuitiva, os principais comandos do TGX estão sempre a mão do condutor.

Segundo a fabricante, as telas multimídias, são poucos praticas para o motoristas de caminhões, por isso ao contrário de marcas como a Volvo que na nova geração do FH, preferiu combinar as funções da cabine em uma tela touch screen no painel, a MAN optou por manter os botões na nova geração do TGX, além disso o sistema multi-mídia é comandado pela tela e por um seletor touch pad (similar ao dos notebooks), giratório, chamado de Man SmartSelect (foto abaixo), fica próximo onde normalmente ficaria a alavanca de câmbio, por ele o motorista tem acesso as principais funções do caminhão.

Há uma grande quantidade de botões fisícos no painel central. Apesar disso o NOVO TGX 2021 tem uma tela multimídia no painel, com ele o motorista pode controlar alguns sistema do modelo, como a temperatura do ar condicionado, o volume do rádio ou abrir ou fechar os vidros. A tela está disponível com 7 ou 12 polegadas, e exibe também as imagens do GPS.

O MAN TGX 2021 terá três modelos de cabine…

Na Europa o Novo Man TGX 2021 é oferecido com três opções de cabine, são elas: GX, GM e GN, basicamente o que muda entre elas é altura interna e a quantidade de espaço para armazenamento.

A GX é maior delas, tem altura interna de 2.07 metros, foi projetada para caminhoneiros que passam um bom tempo na estradas, caminhoneiros que na Europa fazem viagens para outros países, essa versão tem uma generosa cama, interior com teto alto e grande capacidade de armazenamento de carga na cabine, com diversos armários e porta objetos (modelo das fotos abaixo), além de teto solar. A cama desta versão tem 2 metros de comprimento por 80 cm de largura, opcionalmente ele pode vir com uma segunda cama dobrável com 2 m de comprimento e 71 cm de largura.

A cama do Man TGX tem 2 metros por 80 cm. Algumas versões podem vir com uma cama adicional

Já a cabine GM tem um interior espaçoso, embora não seja tão espaçoso quanto a GX, sua altura interna é de 1,86 metros, ela também é dedicada para os caminhoneiros que passam um bom tempo na estrada, porém há uma menor disponibilidade de armários e espaço, esta versão também pode vir opcionalmente com duas camas.

Enquanto a configuração GN é destinada ao transporte de curta, media distância, destinada para os caminhoneiros que uma vez ou outra dormem nas estradas, tem cama menor e pouco espaço para armazenamento, sua altura interna é de apenas 1,58 metros.

Motores MAN TGX 2021

Em termos de motores o MAN TGX 2021 é oferecido na Europa com três opções de motores, os blocos D3876, D2676 e D1556, todos 6 cilindros em linha turbo diesel e compilantes com o padrão EURO6.

O MAN D38, tem 15.2 litros, equipa as versões do TGX destinada a aplicações pesadas, com o transporte de cargas ultra-pesadas, mineração, construção civil. Esse bloco tem três níveis de potência 540 CV (397 KW), 580 CV (427 KW) e 640 CV (471 kw).

Já a motor D26, tem 12.4 litros, e equipa as versões mais vendidas do MAN TGX 2021, há três níveis de potência: 430 CV (316 kw), 470 CV (346 KW) e 510 CV (375).

Já o motor D15 do Man TGX, possui 9 litros, tem três configurações de potência: 330 CV (243 KW), 360 CV (265 KW) e 400 CV (294 KW). Embora tenha ficado mais potente na nova geração, o consumo de combustível foi reduzido em até 8 % dependendo da configuração, graças a um novo câmbio e mudanças nos motores e no eixo de transmissão.

As versões com tração 6X2 contam com câmbio ZF TraXon de 12 velocidades totalmente automático, enquanto aquelas com tração 4X4, tem câmbio Scania com 12 velocidades + 2.

Quando o novo MAN TGX chegará ao Brasil?

Por enquanto o Novo Man TGX 2021 não tem data para chegar ao Brasil, entre os seus rivais estão modelos como Volvo FH, Ford F-MAX e Mercedes Actros.

Fonte: ComercialMotor

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.