Nas ultimas décadas a Maserati vinha sendo apenas uma coadjuvante no segmentos de carros esportivos, esquecida diante de rivais como Ferrari e Lamborghini, ela ficou abandonada dentro do grupo Fiat, porém isso vem mudando, após lançamentos como o Levante, primeiro SUV da marca lançado em 2016, e o esportivo MC20, um dos carros mais rápidos já construído pela empresa lançado em 2020, a Maserati está voltando aos dias de glória, a mais nova prova disso, é este novo SUV, o Grecale, outro modelo inédito desenvolvido para rivalizar com carros como Porsche Macan e companhia. Disponível em três configurações de acabamento, o Maserati Grecale 2023 chega para ser um dos SUVs mais velozes do mundo. Equipado com motor V6 3.0L BiTurbo com 530 CV, em sua configuração mais potente, ele vai de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos.
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Começando pelo visual, o Maserati Grecale 2023 traz linhas bastante arrojadas e esportivas, seu estilo é uma combinação de elementos visuais vistos em outros carros da marca, incluindo modelos clássicos da Maserati, a grade frontal por exemplo lembra a vista no MC20, já de perfil o Grecale se assemelha bastante com o Levante, que ante então era o único SUV na gama Maserati.
Outro detalhe que chama atenção é o estilo dos faróis, apesar de muita gente já está falando que eles foram “inspirados” na Porsche Cayenne, na verdade eles remetem ao polêmico Maserati 3200 GT lançado em 1998, desenhado pelo estudio Giugiaro, era um coupé esportivo muito elogiado pelo visual. Estes faróis, junto com o capô baixo e longo, além do para-choque com tomadas de ar amplas e agressivas, deixam o visual do Grecale bastante esportivo, denunciando que este não é um SUV comum.
Na traseira, as lanternas tem um desenho mais tradicional, elas são afinadas e avançam sobre a tampa do porta malas, contam com iluminação por LED e são ligadas por uma régua cromada, há quatro saídas de escapamento posicionadas abaixo do para-choque, elas evidenciam o temperamento esportivo deste SUV italiano.
Também chama a atenção o porte robusto da carroceria, o Maserati Grecale 2023 é um SUV comprido e largo, mede 4.85 m de comprimento e por 2.16 m de largura, porém o teto é baixo, o SUV tem apenas 1.67 m de altura, reforçando o caráter esportivo do conjunto. Dependendo da configuração escolhida as rodas são de liga leve aro 19, 20 ou 21.
De acordo com a Maserati, a proposta do Grecale é ser um carro esportivo de alto desempenho, porém util e versátil para o dia a dia, serve para terefas como ir ao mercado, levar as crianças nas escola ou ir viajar com muita bagagem a bordo. Para isso o espaço interno é amplo.
A distância entre-eixos impressiona é de 2.90 metros, assim como o porta malas que também é grande, acomoda 570 litros na versão mais cara Trofeo e 535 litros nas versões GT e Modena, esta diferença se deve ao fato das versões GT e Modena terem um sistema híbrido leve, que é instalado na traseira e rouba espaço no porta-malas.
Como dissemos, o Maserati Grecale será oferecido em três versões de acabamento: GT, Modena e Trofeo, a principal diferença entre elas está na potência e desempenho, porém também há mudanças estéticas. A top de linha Trofeo (foto acima) conta com visual agressivo com grade com acabamento preto, para-choques mais agressivos e rodas maiores aro 21, além de um sistema de escape exclusivo, falaremos sobre as motorizações mais abaixo.
Passando para o interior, o Maserati Grecale 2023 é o segundo carro a contar com o novo layout de interior da Maserati, o primeiro foi o MC20 lançado no ano passado. É uma cabine sóbria e minimalista, porém ao mesmo tempo muito elegante e bem construída.
O acabameno é de alto nível, há muito couro revestindo o painel e as forrações das portas, além de detalhes em alumínio. A tecnologia embarcada também chama a atenção, ao começar pelo fato de não haver maçanentas nas portas, as portas tem abertura elétrica, basta abertar um botão localizado abaixo do puxador que elas se abrem de forma automática, enquanto que do lado de fora basta tocar na maçaneta que as portas se abrem.
Não há alavanca de câmbio, as marchas são engatadas através do volante, há dois enormes paddle shifters em alumínio, atras do volante, similar ao usado nos carros de competição, para dar a partida no motor há um botão a esquerda no próprio volante.
Há ainda um relógio com visual classico no topo do painel, apesar do visual retrô ele é digital com tela de alta resolução, similar ao smartwatch e pode ser configurado.
Porém a parte mais legal na cabine, são as duas telas de alta definição no centro do painel, elas dão um aspecto futurista ao interior que quase não tem botões físicos, ao centro do painel há uma tela de 12 polegadas com resolução em 4k, que exibe as funções principais como o sistema multimídia é possível dividir a tela em até três funções simultâneas, logo abaixo há uma outra tela, esta com 8 polegadas, fica em uma posição mais deitada, esta tela permite ter acesso a funções do veículo, como modo de condução, luzes, ar-condicionado, ajustes dos bancos e etc.
O cluster também é todo digital e configurável também tem 12 polegadas. A central multimídia conta com inteligência artificial, basta apenas usar o comando de voz “Ola Maserati” para ter acesso a uma série de funções e configurações como ajustar o ar condicionado ou colocar um endereço no GPS.
Ao todo há cinco modos de pilotagem, que ajustam uma série de recursos do carro, entre eles a altura e a resposta do acelerador, além das trocas de marchas e o peso do volante.
Entre os destaques em termos de equipamentos está um luxuoso sistema de som com nada menos do que 21 alto falantes, som com efeito 360 graus 3D, além de 1.000 w de potência.
Junto com o visual que promete chamar atenção nas ruas, o principal destaque fica por conta do desempenho do Maserati Grecale, a versão mais mansa Grecale GT (foto acima), traz um bloco 2.0L MHEV (com sistema híbrido leve de 48 v) que rende 300 CV de potência e 45 kgfm de torque, esta versão precisa de apenas 5.6 segundos para atingir os 100 km/h e tem velocidade máxima de 240 km/h. O consumo médio combinado desta versão fica em 10.9 km/l, sendo que ela chega a fazer até 13 km/l na estrada. Nada mau para a versão mais barata não?
Na sequencia temos a versão Modena (foto acima), que é uma especie de configuração intermediaria entre a configuração de entrada e mais nervosa, ela vem equipado com o mesmo 2.0 Bi-Turbo, porém com turbina maior ela entrega 330 cv de potência, são 30 CV a mais em relação a versão mais barata GT, porém o torque é o mesmo 45 kgfm. O Grecale Modena precisa de 5.3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e pode chegar aos 240 km/h.
Apesar de ser mais potente, o consumo praticamente muda pouca coisa, o Grecale Modena tem consumo médio combinado de 10,5 km/l, contra 10.9 km/l da versão GT com 300 cv.
Por fim, há a top de linha Trofeo (foto acima), que é focada na potência e desempenho, ela é a única a vir com um potente 3.0, V6 Bi-Turbo, calibrado para desenvolver 530 CV de potência e 62 kgfm de torque, além disso, há diversas melhorias na suspensão e freio.
A aceleração de 0 a 100 km/h do Grecale Trefeo é feita em meros 3.8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 285 km/h !
Porém por ser 200 cv mais potente em relação as demais versões e não ter o sistema híbrido leve, o consumo é alto, em média fica em 8.5 km/l na média combinada estrada/cidade.
Lembrando que todas as versões do Maserati Grecale terão tração 4×4 integral inteligente de fábrica, ou seja, o próprio carro decide como irá distribuir a tração entre as rodas de acordo com com fatores como velocidade, curva, aceleração ou tipo de piso. Todas as versões vem com câmbio automático de 8 marchas.
Um detalhe interessante é que o eixo traseiro nas versões Moderna e Trofeo é 34 mm mais largo em relação as demais para justamente favorecer a tração e desempenho do modelo em curvas.
Há ainda a configuração Folgore, que é uma versão totalmente elétrica, porém ele deve estrear apenas em 2023, este será o primeiro modelo 100% elétrico feito pela Maserati, seu conjunto elétrico foi todo desenvolvido na Itália, é um conjunto de alta potência com sistema de 400V, a potência exata não foi divulgada, porém de acordo com a Maserati, ficará acima dos 500 hp e o torque será superior a 80 kgfm, ou seja, a versão elétrica terá o melhor desempenho entre todas
Ainda segundo dados de fábrica o elétrico Maserati Grecale Folgore terá autonomia para rodar até 700 km com uma carga completa das baterias, uma marca impressionante, próxima a de um carro com motor a combustão, da até para encarar uma viagem de longa distância com o SUV, além disso, a versão Grecale Folgore tem visual exclisivo, justamente para priorizar o baixo consumo.
Na Europa os preços do Maserati Grecale 2023 começam em 81.050 euros (R$ 425.000) pedidos pela versão de entrada GT, enquanto a Modena sai por 86.000 euros (R$ 451.000), já a caso a opção seja pela versão top de linha, há uma grande diferença no preço, ela sairá por salgados 123.000 euros (R$ 646.000), que é um valor bastante caro para a realidade europeia, para ser ter uma ideia, esse é um valor superior a um Porsche 911 GT3 em alguns do mercados da Europa.
O preço da versão 100% elétrica Folgore, só deve ser divulgado em 2023, quando ela chegará as lojas.
Se você gostou, saiba que o Maserati Grecale já foi confirmado pela marca para ser comercializado no Brasil, a previsão é que ele chegue por aqui no final de 2022 ou ínicio de 2023.
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