Alta Resolução (High Resolution) – Clique sobre a imagem para ampliar
Lançado no Salão de Genebra de 2004, o Maserati MC 12 é até hoje o modelos mais rápido e potente da história. O superesportivo foi desenvolvido especialmente para competições de turismo, como o FIA GT1 é o ALMS (America Le Mans Series), porém atendendo um regra do regulamento do FIA GT1, o modelo teve que ser produzido em série. Hoje apenas 6 anos após ter sido lançado ele é considerado um carro extremamente raro e disputado por colecionadores. Conheça em detalhes este superwsportivo italiano.
Debaixo da carenagem localizado no centro do carro, há um motor V12 6.0 litros com 630 CV de potência, capaz de levar o carro aos 330 km/h, a aceleração também impressionava, para chegar aos 100 km/h são necessários apenas 3.8 segundos, já a barreira dos 200 km/h é quebrada em pouco mais de 10 s de aceleração plena.
Acima o Maserati MC12 na pista de corrida da categoria FIA GT1
O protótipo foi desenvolvido usando praticamente a mesma base a Ferrari Enzo, lançada em 2002, a semelhança entre os dois superesportivo é nítida. Porém internamente o Maserati era um pouco mais luxuoso e confortável do que a Ferrari Enzo. O carro era equipado com um câmbio automátizado de seis velocidades, que permitia trocas de marchas de forma manual com borboletas atrás do volante, assim como nos carros de F1. Apesar de ser um carro feito para as pistas, o MC12 trazia até um conjunto de itens razoáveis, como ar condicionado, bancos esportivos e vidros elétricos.
O teto do Maserati MC12 podia ser removido, transformando o carro é um roadster, porém isto teria que ser feito antes de tirar o carro da garagem, já que não há espaço no carro para guardar o teto.
Foram produzidas apenas 50 exemplares do MC 12, todas fabricadas entre 2004 e 2005. Na época cada uma foi vendida pela bagatela de US$ 900,000. O Maserati MC 12, não era tão confortável quanto uma Mercedes SLR, nem tão rápido quanto uma Ferrari Enzo (apesar de custar o mesmo), porém mesmo assim ele entrou para a história como um dos melhores superesportivo de sua época.