Clique na imagem para ampliar
O Miata é certamente um daqueles carros que já fazem parte da história do automóvel, principalmente com relação a carros japoneses, sua primeira geração foi lançada em 1989, e até hoje o modelo é cultuado por suas características únicas, a receita até que é simples, um roadster conversível de apenas dois lugares, com peso extremamente baixo, distribuição de peso ideal, tração traseira e motor esperto, ou seja, isso se traduz em muita diversão a quem dirige. Nesta quinta-feira (4 de setembro), a Mazda revelou a quarta geração do MX-5 Miata, ele chega as ruas no ano que vem já como modelo 2016.
Totalmente reformulado, o MX-5 Miata 2016 traz visual atualizado seguindo o novo padrão de estilo da Mazda, chamado de Kodo, um visual bastante interessante e diferente do padrão clássico do Miata, que era mantido praticamente desde sua primeira geração. Esta sem dúvida é a maior mudança sofrida pelo roadster japonês.
Contrariando a tendência atual do mundo automotivo, na qual os os carros estão ficando cada vez maiores, o novo MX5 Miata ficou menor do que a geração passada, e foi uma grande redução em seu comprimento, nada menos do que 10.5 cm mais curto, 2 cm mais baixo e 1 cm mais largo, porém esta dieta fez muito bem ao Miata, que perdeu nada menos do que 100 kg em seu peso, tendo agora apenas 997 kg de peso total.
Somado com o menor peso e dimensões, o novo MX-5 Miata 2015/2016 traz uma distribuição de peso, perfeita, ou seja, com este novo conjunto de chassi e carroceria, a distribuição do peso é de 50% dianteira e 50% traseira. A tração continua traseira, e segundo os engenheiros da Mazda o centro de gravidade do Miata 2016 foi reduzido, o que melhorou em muito a dirigibilidade e controle do modelo em curvas.
Na parte mecânica, o Miata MX-5 entra na onda SKYACTIVE da Mazda, ou seja, traz novos motores e recursos visando a diminuição do consumo, o novo Miata terá duas opções de motores um 1.5 com potência em torno dos 140cv e um 2.0 com estimados 200 cv, ambos virão com um câmbio tradicional, manual de seis velocidades.
O interior continua seguindo o padrão japonês, e já característico do Miata, simples, porém funcional, só há essencial, tudo para não aumentar o peso do carro, o painel é bastante baixo e traz poucos botões, ele apresenta um desenho bastante moderno e limpo, o novo Miata 2016 traz também como novidade um sistema multi-mídia com tela touch, volante multi-funcional, painel revestido em couro, destaque também para os bancos esportivos e para a nova eletrônica embarcada, mais sofisticada.
O novo Mazda MX-5 Miata 2016 começará a ser produzido no começo de 2015 no Japão, a previsão é de que o novo roadster seja lançado simultaneamente no Japão, USA e Espanha.
Acima a primeira geração do MX-5 Miata, lançada em 1989
História…
Lançado em 1989, o MX-5 está completando 25 anos de vida em uma produção initerrupta, um recorde para um veículo esportivo, o modelo da Mazda entrou em julho de 2014 para o livro dos recordes “Guinness World Record”, ao alcançar a marca de 940.000 unidades produzidas, ele é o carro esportivo de 2 lugares mais vendido da história.
Acima a terceira geração do MX-5, lançada em 2006, e no mercado atualmente.
Esta é sua quarta geração, a anterior havia sido lançada em 2006, e a segunda foi apresentada em 1997.