Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O Mazda MX-5 é o carro roadster de dois lugares, mais vendido do mundo, segundo o Guiness World Records, apesar de ser praticamente o mesmo desde o seu lançamento em 1989, o modelo continua em alta, nesta terça-feira 1 de novembro, a Mazda revelou o inédito MX-5 Spyder Concept, o modelo que é um conceito, traz algumas alterações visuais, uma interessante capota em tecido, com um jeito todo particular, além de motor bi-combustível. Confira…
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O conceito da capota do MX-5 Spyder Concept, foi inspirado nos antigos roadsters, ele possui acionamento manual, a capota é fixada em duas extremidades, e é puxada e encaixada de forma manual, ao contrário do atual MX-5 que possui capota rígida que é acionada de forma totalmente elétrica em 20 segundos.
Além da capota o MX-5 Spyder Concept, traz um novo para-choque dianteiro com entradas de ar reestilizadas, spoilers dianteiro e partes em fibra de carbono, luzes em LEDs, rodas de alumínio forjado da marca Advan, aro 17, caçadas por pneus de baixo perfil AO48 225/45R17 da marca Yokohama.
Sobre o capô também há novidades, o motor 2.0 MZR, foi convertido para ser bi-combustível, ele roda também com isobutanol (uma espécie de álcool 2-metilpropílico), é um álcool ainda pouco conhecido feito principalmente pela petrolífera BP, que é produzido naturalmente durante o processo de fermentação de carboidratos, ou matérias orgânicas, no caso do Mazda. As especificações do motor não foram reveladas.
Outro recurso adotado para se economizar com combustível, é um “pack” de baterias de ion de lithium, que ocupa o lugar da bateria normal do carro que alimenta os componentes elétricos do veículo, desenvolvido pela empresa Braille Battery, esta nova bateria armazena mais carga e possui um ciclo de vida maior comparada com as baterias normais de chumbo usadas atualmente nos carros.
O Mazda MX-5 Spyder conta ainda com um novo sistema de admissão no motor, e um novo sistema de exaustão com ponteiras mariores, além de um novo conjunto de molas que deixaram o carro mais baixo e rígido, o sistema de freios é da marca italiana Brembo, estas alterações mecânicas foram desenvolvidas pela empresa Racing Beat, e são inspiradas nos carros de corrida.
Por dentro o painel ganhou novos revestimentos em plástico polido tipo Black Piano, na mesma cor do carro, os revestimentos dos bancos também são novos em veludo, assim como os puxadores das portas e carpetes, que trazem a inscrição MX-5 Spyder.