Este roadster MX5 é um dos modelos mais bem sucedidos da Mazda, lançado em 1989 ele faz sucesso até hoje, por isto o MX5 foi escolhido para fazer uma homenagem a vitória da Mazda em 1991 nas famosas 24 Horas de Le Mans.
O MX5 55 Le Mans será uma edição limitada e trará algumas características mais esportivas em relação ao MX5 normal, apesar do motor 2.0 de 160cv de força acoplado com um câmbio manual de seis marchas não trazer qualquer novidade, o carro terá suspensão modificada mais baixa e rígida com amortecedores da marca Bilstein, diferencial de escorregamento limitado LSD além de novas e exclusivas rodas de alumínio aro 18.
Visualmente o MX5 55 Le Mans traz faixas decorativas e novas cores como vermelho, branco, preto e prata. No interior uma plaqueta de metal indentifica o número de séria da edição limitada.
Acima o Mazda 787b vencedor da edição de 1991 das 24 Horas de Le Mans
24 horas de Le Mans…
A Mazda até hoje é a única montadora japonesa a ter conseguido vencer as 24 Horas de Le Mans, na época 1991 a montadora conseguiu o feito com um inovador protótipo 787B com motor rotativo, este carro trazia o número 55 e foi guiado pelos pilotos Johnny Herbert, Volker Weidler e Bertrand Gachot. O triste é que no ano seguinte em 1992 a organização da prova decidiu proibir o uso deste tipo de motor (rotativo tipo ciclo Wankel) na prova.