Categorias: McLaren

McLaren Senna ganha versão de corrida GTR e quer fazer sucesso nas pistas

A McLaren acaba de revelar a versão de corrida do McLaren Senna, assim como o saudoso piloto brasileiro que entrava na pista sempre almejando ser o mais rápido, o GTR é uma maquina feita apenas com um objetivo, ser o mais veloz possível dentro das pistas. Em relação ao McLaren Senna de rua, a versão de corrida GTR, traz diversas modificações, principalmente na aerodinâmica, capaz de produzir um downforce de incríveis 1 tonelada, o carro estreia nas pistas em setembro.

Clique na imagem para ampliar

Porque ele é tão especial?

Sem dúvidas o McLaren Senna GTR já nasce para entrar para a história da marca britânica, ele entrará no seleto grupo ao lado do McLaren F1 GTR de 1995 (vencedor das 24 horas de Le Mans) e do McLaren P1 GTR, o atual carro mais veloz já produzido pela marca.

Seu chassi é do tipo monocoque, todo feito em fibra de carbono, o que contribui para que este seja um dos modelos mais leves já feito na história da McLaren, tendo peso seco de apenas 1.188 kg, e com seu motor de 825 cv, o Senna GTR tem a melhor relação peso/potência já conseguida pela McLaren, tanto em carros de produção, quanto de corrida.

Clique na imagem para ampliar

Motorização do Senna GTR traz 825 cv

O McLaren Senna GTR tem um motor V8, 4.0, bi-turbo, capaz de produzir 825 cv de potência e 80 kgfm de torque, ele é 25 cv mais potente em relação a versão de rua do McLaren Senna. A tração é traseira e a transmissão automatizada sequencial de SSG de sete velocidades, ela inclui uma nova função com controle de largada. A suspensão traz novos ajustes e componentes, é 3.4 cm mais baixa – o carro tem apenas 1.19 m de altura.

Há três modos de condução: Wet (molhado), Track e Race, sendo que o modo Wet é uma novidade para andar em dias de chuva, ele optimiza o controle de estabilidade, tração e o ABS para se adequar a pista molhada e ao uso de pneus de chuva.

Aerodinâmica melhor que F1 produz 1,000 kg de downforce

Em relação a versão de civil do McLaren Senna, a GTR traz diversas alterações aerodinâmicas, na dianteira as tomadas de ar ficaram maiores, e o spoiler está mais longo, nas laterais foram abertas novas passagens para fazer o ar fluir melhor em direção a traseira, os vidros laterais e o para-brisa foram substituídos por policarbonato, mais leves.

Clique na imagem para ampliar

Porém é na traseira que estão as maiores mudanças do McLaren Senna GTR, o carro traz um enorme aerofólio, inspirado nos usados pelos carros da categoria LMP1 de Le Mans, há ainda um gigante difusor de ar, que faz com que o ar que passa sob o carro seja canalizado e usado para melhorar a estabilidade. O sistema de escapamento tem sua saída em uma posição mais elevada, ficando praticamente na tampa do compartimento do motor.

Lembrando que assim como na versão de rua, o Senna GTR também conta com aerodinâmica ativa, ou seja, as tomadas de ar conta com aletas que se ajustam para encontrar a melhor opção em refrigeração do motor sem prejudicar a aerodinâmica, a asa traseira também é ativa, pode ser aberta para melhorar o desempenho em retas, graças ao sistema DRS, similar ao usado pela F1, ele permite abrir a asa nas retas com um apertar de botão. Lembrando que estes recursos eletrônicos na aerodinâmica, não são permitidos em muitas categorias de automobilismo, como na GT3 da FIA. O McLaren Senna GTR produz 1.000kg de downforce, uma marca impressionante e que praticamente faz o carro grudar nos chão em curvas.

As rodas são aro 19, presas apenas por uma única porca central, e os pneus são slicks da Pirelli, medidas 285/650 na dianteira e 325/705 na traseira, aqui também o Senna GTR sai um pouco do regulamento para carros GT3, já que nesta categoria não é permitido que as rodas sejam maiores que aro 18.

Clique na imagem para ampliar

Interior…

Apesar de não ter divulgados imagens, o interior do McLaren Senna GTR para se adequar as normas de segurança da maioria das competições sofreu uma grande dieta, itens como as forrações das portas, do teto e do assoalho foram removidos, assim como o sistema multi-mídia, e os airbags, o painel foi simplificado, restando apenas uma tela digital em cima do volante, há um interessante sistema de luzes LED sobre o painel que indicam a distância do carro à frente, como se fosse uma alerta anti-colisão que será oferecido como opcional, assim como limitador de velocidade no pitlane e monitoramento da pressão dos pneus. No lugar da tela do sistema multi-mídia, foi instalado uma tela que mostra imagem de uma câmera traseira, que fica no lugar do retrovisor central. O volante é baseado nos carros de GT3, possui botões para fazer ajustes no carro e paddle shifters, as portas ainda tem abertura para cima, ao estilo asa de gaivota, porém seu mecanismo foi simplificado e carro ganhou gaiola de proteção em aço.

 

Clique na imagem para ampliar

O McLaren Senna GTR custará mais de R$ 5 milhões e terá apenas 75 unidades

Apenas 75 unidades do McLaren Senna GTR elas serão vendidas para equipes de corrida ao redor do mundo, cada exemplar custará £1.1 milhões de libras (algo em torno dos R$ 5.6 milhões) mais taxas. As primeiras unidades devem ser entregues em setembro.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.