Menor caminhão da Mercedes no Brasil, o Accelo é há anos um dos modelos mais vendidos do país. Atualmente em sua linha 2018, ele conta com três versões, com preços que de acordo com a tabela Fipe, vão de R$ 148,262 a R$ 174,236, a gama inclui três versões: o Accelo 815, Accelo 1016 e Accelo 1316 6X2. No último ano 2017, o modelo passou por mudanças, a versão renovada foi apresentada na Fenatran e inclui novidades como uma nova cabine estendida, novas opções de cores para a carroceria e tanque adicional de combustível com 150 litros.
A linha 2018 do Accelo traz uma série de novidades ao começar pela adoção de uma inédita cabine estendida, disponível os modelos 815, 1016 e 1316. Nessa configuração, a cabine do Mercedes tem um prolongamento que adiciona 18 cm na parte traseira. Com isso, o banco do motorista ganhou uma nova posição, recuada em 25 mm e com ajuste longitudinal de 210 mm, ampliando assim o espaço para as pernas. O aumento de espaço também permitiu a instalação de um porta-objeto atrás dos bancos.
No painel de instrumentos há novas funções, como pressão da turbina, alarme de velocidade, tempo/consumo em marcha lenta e consumo em litros.
Outra grande novidade do Mercedes Accelo 2018 é a introdução da opção do câmbio automatizado de seis marchas, sem pedal de embreagem, a transmissão que passou a estar disponível a partir de março desse ano, é ofertada como opcional para todos os modelos da linha Accelo. Além de reduzir o desgaste físico do motorista, também reduz o consumo de combustível.
Destaque ainda para a adoção do HSA (Hill Start Aid), um auxilio de partida em rampas e o ASR (Anti Slip Regulation), um controle de tração das rodas. O sistema de auxilio de partida em rampa é ativado por tecla no painel, quando acionado, mantém os freios do caminhão acionado por até 3 segundos, até que se acelere o caminhão, impedindo assim que o veículo volte em ladeiras ou rampas.
A atualização inclui ainda um tanque adicional de 150 litros, que estará disponível como opcional para os modelos com entre-eixos de 4.400 mm. Nessa configuração a capacidade de to tanque chega a 300 litros, com isso o Mercedes Accelo tem a maior autonomia da categoria.
Versões:
A família Mercedes Accelo conta atualmente (2018), com três configurações, sendo duas delas categorias “caminhão leve”: Accelo 815 (8.300 kg de PBT) e Accelo 1016 (9.600 kg de PBT) e uma categoria “médio”, o Accelo 1316 6×2 (13.000 kg de PBT). Ele conta com o trem de força mais potente da categoria, vindo com o motor OM 924 LA Bluetec, 4.8L, 4 cilindros, calibrado para entregar 156 CV de potência e 58 kgfm de torque. Esse é o mesmo motor usado pelo Mercedes Atego 17 toneladas. O câmbio é manual de cinco velocidade ou automatizado de seis velocidades.
Accelo 815 – R$ 148.262
O Accelo 815 é destinado ao transporte urbano e rodoviário de curtas distâncias entre cidades, tem PBT de 8.3 toneladas, que pode chegar até 11 toneladas com o terceiro eixo oferecido como opcional, são três opções de distância entre-eixos: 3,10 m, 3,70 m e 4,40 m, com comprimento variando entre 6.10 m a 7.93 metros. A capacidade de carga somado a carroceria é de até 5010kg. Seu motor é o 4.8 quatro cilindros, com 156 cv e 58 kgfm de torque, vindo com câmbio manual de cinco marchas.
Essa configuração pode ser utilizado como VUC, estando livres das restrições de circulação a caminhões.
Accelo 1016 R$ 157,014
Em sequencia, há o Accelo 1016 com PBT de 9.6 toneladas, essa versão está prepara para receber os mais variados tipos de implementos, como baús, carroceria e guinchos. O modelo possui versões de entre-eixos que permitem sua utilização como VUC, são três opções: 3.10m, 3.70m e 4,40 metro, as mesmas do Accelo 815, assim como o comprimento que vai de 6.10 a 7.93 metros, porém a capacidade de carga é maior até 6250 kg (carga útil mais carroceria), são 1.240kg a mais que a versão de entrada 815. O câmbio pode ter cinco ou seis marchas, o motor é o mesmo 4.8 quatro cilindros de 156 cv da versão de entrada 815, porém o torque é maior 62 kgfm.
Accelo 1316 R$ 174,236
A maior versão é a 1316 6×2 (três eixos), disponível em duas configuração de distância entre-eixos: 3,70 m e 4,40 m, com comprimento total indo de 8.13 m a 9.25 metros, possibilitando a instalação de carrocerias de até 8m. Esta configuração é ideal para implementações como bau, sider, carga seca com carroceria e plataforma de autossocorro. O motor é o mesmo dos demais, com 156 cv de potência e 62 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis velocidades.
Abaixo é possível conferir a ficha técnica das três versões do Mercedes Accelo 2018, os valores de preços informados, se referem a julho de 2018 para o estado de SP e tem como base a tabela FIPE consultados em julho de 2018.
Clique aqui e confira a ficha técnica completa do Accelo 815
Resumo:
Dimensões (medidas em milímetro -mm)
Entre Eixos (diferenças entre chassis) 31 37 44
Distância entre eixos 3.100 3.700 4.400
Comprimento total 6.100 7.100 7.930
Largura 2.176 2.176 2.176
Altura (descarregado) 2.480 2.480 2.480
Bitola (eixo dianteiro/eixo traseiro) 1.790/1.704 – 1.790/1.704 – 1.790/1.704
Balanço (dianteiro/traseiro) 1.300/1.700 1.300/2.100 1.300/2.230
Ângulo de entrada (carregado) 22° – 22° – 22°
Ângulo de saída (carregado com estepe) 12° 12° 12°
Altura: teto da cabina ao chassi 1.632 1.632 1.632
Dist. mín. do centro do eixo à carroçaria 420 420 420
Círculo de viragem (parede a parede) 12.200 13.900 16.000
Tipo de cabine: Curta
Pesos (kg)
Entre Eixos (ee) 31 37 44
Total – Cab. versão [Cabine curta e chassi sem carroceria] 3.290 3.360 3.430
Capacidade de carga (kg):
Entre Eixos (ee) 31 37 44
Peso Bruto Total (PBT) 8.300 8.300 8.300
Carga Útil Máx. + mais carroçaria 5.010 4.940 4.870
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) 11.000 11.000 11.000
Motor:
MB OM 924 LA Bluetec5
4.8 litros, 4 cilindros em linha
Potência: 156 cv a 2.200 rpm
Torque 59 kgfm entre 1200 e 1600 rpm
Câmbio: manual 5 marchas
Freios:
Tambor e disco como opcional
Freio auxiliar convencional ou opcional TOP Brake
ABS de série
Tanque de combustível (litros) 150 | 75*3
Tanque de arla 32 (litros) 25 | 12*3
Rodas e pneus:
Rodas aro 17.5
Pneus medidas:215/75 R17.5
Suspensão:
Suspensão dianteira Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Suspensão traseira Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
*3 Série no ee 31 e opcional nos demais
Clique aqui e confira a ficha técnica completa do Accelo 1016
Resumo:
Dimensões (mm):
Entre Eixos (ee) 31 37 44
Distância entre eixos: 3.100 – 3.700 – 4.400
Comprimento total: 6.100 – 7.100 – 7.930
Largura: 2.184 2.184 2.184
Altura (descarregado): 2.494 – 2.494 – 2.494
Bitola (eixo dianteiro/eixo traseiro): 1.766/1.708 – 1.766/1.708 – 1.766/1.708
Balanço (dianteiro/traseiro): 1.300/1.700 – 1.300/2.100 – 1.300/2.230
Ângulo de entrada (carregado): 22° 22° 22°
Ângulo de saída (carregado com estepe): 12° 12° 12°
Altura: teto da cabina ao chassi: 1.632 1.632 1.632
Círculo de viragem (parede a parede): 12.600 – 14.500 – 16.600
Tipo de cabine: Curta
Peso (kg):
Entre Eixos (ee) 31 37 44
Total – Cab. versão [Cabine simples e chassi sem carroceria]: 3.320 – 3.410 – 3.470
Capacidade de carga (kg):
Entre Eixos (ee) 31 37 44
Peso Bruto Total (PBT): 9.600 – 9.600 – 9.600
Carga Útil Máx. + mais carroçaria: 6.280 – 6.190 – 6.130
Motor:
MB OM 924 LA Bluetec5
4.8 litros, 4 cilindros em linha
Potência: 156 cv a 2.200 rpm
Torque 62 kgfm entre 1200 e 1600 rpm
Câmbio:
Manual 5 marchas (EATON FSO 4505HDA)
Manual 6 marchas (MB G 56-6)
Rodas e pneus:
Rodas 6.75×17.5 polegadas
Pneus medidas: 235/75R17.5
Freios:
Tambor e disco como opcional
Freio auxiliar convencional + TOP Brake
ABS de série
Tanque de combustível (litros) 150 | 75*3
Tanque de arla 32 (litros) 25 | 12*3
Suspensão:
Suspensão dianteira Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Suspensão traseira Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Clique aqui e confira a ficha técnica completa do Accelo 1316 6×2
Resumo:
Dimensões (mm)
Entre Eixos (ee) 37 44
Distância entre eixos (1°eixo -2°eixo -3°eixo): 3.700+978 – 4.400+978
Comprimento total: 8.130 – 9.250
Largura: 2.176 – 2.176
Altura [Cabine curta/Cabine estendida] (descarregado) 2.476/2.476 – 2.476/2.476
Bitola (eixo dianteiro/eixo traseiro) 1.766/1.704 – 1.766/1.704
Balanço (dianteiro/traseiro) 1.300/2.152 – 1.300/2.572
Ângulo de entrada (carregado) 24° – 24°
Ângulo de saída (carregado com estepe) 17° – 16°
Altura: teto da cabine ao chassi [Cabine curta]/[cabine estendida] 1.632/1.632 – 1.632/1.632
Círculo de viragem (parede a parede) 15.600 – 16.000
Tipo de cabine: Curta ou Estendida
Pesos (kg)¹
Entre Eixos (ee) 37 44
Eixo Dianteiro: 2.300 2.320
Eixo traseiro: 1.980 2.060
Total –
Cab. versão [C]: 4.280 – 4.380
Cab. Versão [E] +29 +29
¹ = Em ordem de marcha com Cabine Curta [C], sem carroçeria ou implemento, sem
motorista, com tanque de combustível cheio, estepe, extintor de incêndio e caixa de
ferramentas
Capacidade de carga (KG):
Entre Eixos (ee) 37 – 44
Peso Bruto Total (PBT) 13.000 – 13.000
Carga Útil Máx. + mais carroçaria 8.720 – 8.620
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) 13.000 – 13.000
Motor:
MB OM 924 LA Bluetec5
4.8 litros, 4 cilindros em linha
Potência: 156 cv a 2.200 rpm
Torque 62 kgfm entre 1200 e 1600 rpm
Câmbio:
Manual 6 marchas (MB G 56-6)
Rodas e pneus:
Rodas 6.75×17.5
Pneus 215/75R17.5
Freios:
Tambor
Freio auxiliar convencional + TOP Brake
ABS de série
EBD de série
Tanque de combustível (litros) 150
Tanque de arla 32 (litros) 25
Suspensão:
Suspensão dianteira Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Suspensão traseira Tipo balancim com molas trapezoidais e suspensor pneumático do eixo auxiliar com acionamento pelo painel
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.