Já está sendo vendida no Brasil a nova Mercedes AMG GT 63 S E Performance, o “E Performance” no nome quer dizer que este é um modelo híbrido de alta performance, estamos falando de um dos carros mais potentes já construídos na história da Mercedes Benz, conta com 843 cv e faz de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, tudo isso tendo um amplo espaço interno com muito luxo e requinte. Porém seu preço também é compatível com a capacidade, no Brasil ele custará R$ 1.596.900, ou seja, quase R$ 1,6 milhão.
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Motor V8 segue vivo, porém agora tem auxílio elétrico (E-Performance)
O diferencial do Mercedes AMG GT63 S E Performance é combinar o consagrado motor 4.0 bi-turbo V8 a gasolina de 639 cv com um motor elétrico de 204 cv, totalizando impressionantes 843 cv de potência e 147 kgfm de torque. Superando com com folga o rival BMW M5 (leia sobre ele aqui) que também agora usa um conjunto híbrido, porém com 727 cv. Este sedan é modelo mais potente atualmente na linha Mercedes, superando inclusive a versão coupé do AMG GT que tem 817 cv.
Desempenho do AMG GT 63 S E Performance está no padrão de Ferrari e Porsche
Sendo um dos carros produzidos em série mais veloz já feito pela Mercedes Benz em sua história o AMG GT 63 S E Performance vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,9 segundos e tem velocidade máxima de 319 km/h. Ah, o rival BMW M5 2025 com seus 727 cv, vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e tem velocidade máxima de 305 km/h.
O AMG GT 63 S E Performance 4 portas tem o mesmo nível de desempenho encontrado em super carros como a Ferrari F8 Tributo ou Porsche 911 Turbo. Porém a diferença aqui é que estamos falando de um sedan de grande porte com 5.05 metros de comprimento, 1,95 m de largura, distância entre eixos de 2,95 metros e que pesa 2,38 toneladas, tem espaço interno amplo com muito luxo a bordo e um porta malas de 336 litros.
Sistema elétrico feito em parceria com a equipe Mercedes da Fórmula 1
O modelo é um plugin híbrido, ou seja, apesar de ser um superesportivo pode ser utilizado no dia a dia como um carro elétrico, sem precisar do motor a gasolina e recarregado na tomada da sua casa. Para isso usa uma arquitetura de baterias com 400 volt e capacidade de armazenamento de 6,1 kWh, porém é utilizável apenas 4,84 kWh. Porém, ao contrário de um carro elétrico comum que nunca irá passar dos 300 km/h ou fazer provas de arrancada, aqui há um sistema próprio de refrigeração para as baterias em altas velocidades, como se fosse um radiador paralelo com 15 litros de um líquido refrigerante próprio que flui entre as células das baterias, destaque ainda para o peso leve do conjunto que é de apenas 88 kg.
De acordo com a Mercedes as baterias e o sistema elétrico do AMG 63 S E foram desenvolvidos com base no carro de Fórmula 1 da equipe Mercedes AMG Petronas, o seu desenvolvimento contou inclusive com a participação de engenheiros da sede da equipe de F1 em Brixworth no Reino Unido.
Para poupar o conjunto, o carro rodará com o motor elétrico disponibilizando apenas 94 cv por padrão, sendo que em apenas um curto período de tempo de 10 segundos é que serão disponibilizados os 204 cv do motor elétrico, como em acelerações ou retomadas.
Ainda falando no conjunto mecânico, a tração é 4×4 integral administrada pelo sistema 4MATTIC da Mercedes, que distribui a força do motor de acordo com a necessidade entre as rodas. O câmbio é o já conhecido AMG SPEEDSHIFT® MCT 9G de nove velocidades. Há nada menos do que 8 modos eletrônicos de pilotagem: “Electric”, “Comfort”, “Battery Hold”, “Sport” “Sport+” “RACE” “Slippery” e “Individual”. Os discos de freios são de cerâmica e carbono e a suspensão é a ar ajustável de forma inteligente automaticamente, seu amortecimento e altura também varia de acordo com o modo de pilotagem escolhido. As rodas são aro 20 e possui medidas mais largas na traseira.
Design
Visualmente o E Performance tem praticamente o mesmo desenho da versão ÁMG GT 4 portas já conhecida, mudou apenas alguns detalhes como o visual das tomadas de ar no para-choque o acabamento da grade frontal. Na traseira não há alterações em relação ao AMG GT 4 portas lançado em 2022. Nas laterais o modelo estreia novas rodas.
Interior
Por dentro o AMG GT 63 S E Performance tem novos grafismos no painel de instrumentos e no sistema multimídia, outra novidade são o volante e os novos bancos, assim como os revestimentos, que alias também são um show a parte. Lembrando que o modelo vem configurado para 4 ocupantes.
Preço para poucos
Com preço de R$ 1,6 milhão o Mercedes AMG GT 63 S E Performance será um dos carros mais caros da marca aqui no Brasil, perde apenas para o famoso Mercedes Classe G que na linha 2025 está custando no Brasil quase R$ 2 milhões (R$ 1.986.000), ficando atrás também do conversível Mercedes AMG SL Roadster, que tem 817 cv e sai por R$ 1,7 milhão.
AMG GT 63 S E Performance e seus rivais
Além dos esportivos tradicionais de 2 lugares, existe hoje uma categoria que vem crescendo cada vez mais, a de super carros com 4 lugares e espaço no porta malas para viagens e o uso no dia a dia, o novo AMG GT 63 S E Performance está neste grupo, como rivais nesta mesma proposta podemos citar o BMW M5 (que ainda não chegou no Brasil em sua nova geração), além da Audi RS6 Avant que 630 cv e no Brasil sai por R$ 1,3 milhão, além do Porsche Taycan Turbo S que tem motor 100% elétrico de 945 cv e sai por R$ 1.43 milhão, porém apesar do Porsche andar mais – faz de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos, ele tem autonomia limitada de 425 km (PBEV).
Consumo
Curiosamente por falar em autonomia o AMG GT63 S E Performance apesar de ser um híbrido, tem um V8 de 4.0 litros que bebe com vontade e não é um exemplo com relação ao consumo de combustível, de acordo com dados do Inmetro ele faz na cidade 6,3 km/l, enquanto na estrada o consumo fica em 7,1 km/l, claro que estamos falando de um carro com mais de 800 cv e que pesa quase 2,5 toneladas. Com seu tanque cheio 71 litros ele deve fazer algo em torno dos 500 km de autonomia.