A Mercedes revelou nessa quarta feira a versão esportiva da nova Classe S, batizada de S 63 AMG, o modelo é um superesportivo vestido de sedan, conta com um potente motor V8 de 585 cv, além de uma roupagem mais agressiva e esportiva. Vale à pena conferir em detalhes…
Com data para ser apresentada oficialmente apenas em setembro, no Salão de Frankfurt, o S63 AMG é a mais nova produção da divisão esportiva da Mercedes Benz, a AMG, o modelo que é o sedan top de linha da marca alemã, deixou de lado a sobriedade comum de um sedan grande de alto luxo, para assumir um perfil diferente, com uma autentica vocação esportiva, que deixa muito esportivo de dois lugares comendo poeira.
Visualmente o S63 AMG ganhou um perfil mais parrudo e mal encarado, o para-choque dianteiro traz novas e maiores tomadas de ar, que além do incremento visual, tem como função aumentar a refrigeração do motor e dos freios. A máquina também apresenta novas saias laterais, rodas exclusivas da AMG aro 19, e para-choque traseiro com visual diferenciado em sua parte inferior, com um sistema de escape mais esportivo, dotado de quatro saídas e que produz um ronco bem mais alto e intimidador.
Por dentro também há exclusividades, o painel conta com um acabamento impecável com apliques em fibra de carbono e alumínio, o volante é exclusivo, tudo também assinado pela AMG. Basta olhar um pouco as fotos para se espantar com a riqueza de detalhes no S63 AMG 2014. Um detalhe importante é que o modelo tem capacidade apenas para quatro passageiros, no banco traseiro ao centro há uma espécie de console, com vários mimos e recursos a mão dos passageiros.
Mas vamos ao que interessa: a parte mecânica e desempenho. O novo S63 AMG 2014 é empurrado por um eficiente V8 de 5.5 litros, que desenvolve 585 cavalos, e um impressionante torque de 90 kgfm, este motor conta com algumas particularidades, como injeção direta com injetores de Piezo, (considerado o mais avançado no mundo em matéria de bicos injetores), bloco e virabrequim todo em alumínio e 4 válvulas por cilindro, totalizando 32 válvulas. Isso tudo visa se alcançar o máximo em redução de consumo.
A tração pode ser traseira, ou integral nas quatro rodas, 4Matic, sendo como for o câmbio é a AMG Speedshift MCT, de sete velocidade, que pode ser usada em três modos, Normal (N), Sport (S) e Controlled Efficiency (C).
Dados de fábrica afirmam que o novo S63 AMG 2014 vai de 0 a 100 km/h em apenas 4.4 segundos na sua versão normal, enquanto a versão com tração integral 4×4 4Matic, vai de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, em ambas a velocidade máxima chegaria próxima dos 300 km/h, chegaria se não fosse o limitador eletrônico de velocidade, instalado por questões de segurança e que limita o carro aos 250 km/h em todas as suas versões.
O S63 AMG será vendido em duas versões, carroceira normal, ou alongada.
Como dissemos a preocupação da AMG, não foi apenas com o desempenho, mas sim em diminuir o consumo. E além dos investimentos na criação de novos componentes para o motor, houve uma forte preocupação com o peso final do carro. E o objetivo foi alcançado, em comparação com o antigo S63 AMG, o novo modelo é 100 kg mais leve, pesando 1.970 kg, (1995 kg na versão com carroceria alongada), o que em parte se deve as novas rodas forjadas em alumínio, que pensam cerca de 20 kg a menos do que as rodas tradicionais em alumínio, a bateria que é mais leve feita de ion de lítio, mesmo material por exemplo usado, pelas baterias de notebook, até o sistema de freios é mais leve do que o de um carro normal. Além disso, várias partes do carro como a dianteira e o teto são em alumínio, há ainda fibra de carbono, usada por exemplo, na caixa onde fica o estepe do carro.
Essa diminuição de peso deu resultado, além de uma melhora no desempenho e na dirigibilidade do S63 AMG, o consumo impressiona na versão com tração traseira ele faz até 10 km/l, enquanto a versão 4×4 4Matic faz 9.7 km/l. Ótimas marcas para um carro que tem quase 600 cv.
Só para terminar vale a pena comentar o incrível sistema adaptativo da suspensão do novo S63 AMG 2014, ele funciona da seguinte maneira, há uma câmera estéreo, uma espécie de scanner que vai analisando as condições de piso em que o carro está andado, e em frações de segundo, vai alterando o acerto da suspensão, para cada uma das 4 rodas do modelo, ou dependendo da condição faz o acerto para as 4 rodas ao mesmo tempo. Este é a primeira Mercedes a ter este tipo de tecnologia, melhora o conforto, além da dirigibilidade. É também um dos primeiros carros do mundo a contar com um sistema deste tipo.
As vendas do novo S63 AMG, começam em novembro. O preço ainda não foi divulgado.