Há tempos a Mercedes Benz é uma das marcas preferidas por governantes, chefes de estados e milionários de países com um nível de ameaça e violência elevados, e de olho neste seleto mercado, a montadora alemã, revelou hoje o S600 Guard 2015, uma versão da Classe S que traz uma super blindagem nível VR9 de fábrica.
Voltada para um público super elitizado, a S600 Guard traz blindagem no nível mais alto disponível para veículos de passeio civil o VR9, resistente a armas de grosso calibre, metralhadoras, fuzil e até mesmo explosões de granadas ou pequenas cargas de explosivos.
O S600 Guard 2015 recebeu pela primeira vez uma proteção em toda a sua carroceria, a Mercedes preencheu o espaço entre a estrutura do carro e a parte externa da carroceria com um aço especial e composto com aramida (uma fibra sintética resistente ao calor) e Polietileno, com reforço nas partes mais criticas.
Nas janelas há um reforço de policarbonato por dentro e um estrutura laminada de alta densidade, com no para-brisa dianteiro que tem nada menos do que 10 cm de grossura e pesa sozinho 135 kg, a Mercedes não divulgou quanto pesa o carro todo. Há ainda recursos como luzes de emergência na dianteira e na traseira, alarme de pânico, um sistema que fornece ar fresco para o interior do carro, mesmo por exemplo com explosões de gás no exterior, vidros laterais e frontal com aquecimento, extintores de incêndio com ativação automática, e pneus especiais que continuam uteis, rodando mesmo após furados por cerca de 30 km, com a tecnologia run flat da marca Michelin.
Apesar de toda essa blindagem o Classe S 600 Guard continua com toda a funcionalidade e luxo presentes na Classe S normal, como bancos traseiros reclináveis e com apoio para os pés e função massagem, frigobar, mesas, consoles e monitores embutidos nos encostos dos acentos dianteiros, sistema multi-mídia com telas e telefone e iluminação interna com luzes que climatizam o ambiente.
O motor do S600 Guard é um V12 que produz 530 hp e um pesado torque de 83 kgf, o câmbio é a conhecida caixa automática 7G Tronic de sete velocidades, que pela primeira vez é disponibilizada junto com um motor V12. E por questões do peso elevado a velocidade máxima é limitada aos 210 km/h com limitador eletrônico. A suspensão é a ar e os freios são maiores em relação ao Classe S normal.
A Mercedes não divulgo o preço, mas segundo estimativas o modelo deve custar algo em torno dos 500.000 euros.