Como diz o velho ditado, nada se cria tudo se copia, ou melhor, se aprimora, é assim no mundo automotivo, a Mercedes apresentou esta semana, o GLE, um crossover inédito feito com a proposta de seguir os passos do rival BMW X6, ou seja, ele combina elementos de um um SUV 4×4 valente e imponente, porém com design e vocação esportiva, sem claro não esquecer o luxo. A novidade da Mercedes chega em 2015 com uma gama de versões e motores, que vão de 258 cv a 367cv.
Design…
Visualmente o GLE traz na dianteira o mesmo perfil dos recentes modelos lançados pela Mercedes, porém as relações com os demais modelos da marca param por ai, o porte do modelo impressiona, ele mede 4.90 metros de comprimento, largos 2 metros de largura, e 1.73 m de altura, seu entre eixos é bastante amplo 2.93 metros.
Destaque para o teto baixo e extremamente curvo, que confere ao GLE um perfil de coupé esportivo, assim como o BMW X6. Já na traseira o design é bastante limpo, lembrando um pouco o Mercedes SLS Coupe, o carro conta com lanternas grandes e evidentes com formato de gota, há um friso cromado que curta a traseira do carro de uma parte a outra.
Completando o visual chamativo do Mercedes GLE, o carro virá com rodas aro 20 com pneus 275/50 R20, ou ainda opcionalmente rodas aro 21 ou 22.
Interior…
O interior do GLE será uma das suas principais atrações, o painel é totalmente novo em relação ao visto em outros Mercedes, os engenheiros da marca optaram por criar uma arquitetura totalmente nova para o GLE, o acabamento impressiona pela riqueza em detalhes, há muito couro nobre, madeira, fibra de carbono e alumínio, destaque também para a iluminação da cabine.
Versões e motores….
Quando chegar as revendas da Mercedes no começo de 2015, o GLE terá 3 versões e motores partindo do diesel 3.0 v6 de 258 cv de potência e 63.2 kgfm de torque, presente na versão G 350 d 4Matic. A segunda opção será a GLE 400 4Matic, esta virá com um motor 3.0 V6 a gasolina, bi-turbo e com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver 333 hp de potência e um torque de 48 kgfm a 1400 rpm.
Por fim a versão top será assinada pela divisão esportiva da AMG (modelo em vermelho mostrado nas fotos), esta virá com o mesmo 3.0 V6 bi-turbo, porém com 367 cv de força e 52 kgfm de torque a 1400 rpm, esta versão virá com o sistema DYNAMIC SELECT, com o modo esportivo Sport +.
Todas as versões virão com tração 4×4, distribuída por demanda através do sistema 4Matic da Mercedes, e com câmbio automático de 9 velocidades, 9G Tronic. Como opcional algumas versões virão com o sistema Dynamic Select, com 5 modos de condução: Individual, Conforto, Escorregadio, Sport e Sport +.
Entre a lista de equipamentos claro não faltarão mordomias, como sistema multimídia com tela de TFT de 8 polegadas com 20.3 cm, sistema de entretenimento com DVD e TV e telas para os bancos traseiros, sistema de som premium da renomada marca Bang & Olufsen, teto panorâmico em vidro.
Mas é na parte da segurança que os equipamentos do GLE se destacam, o carro virá com uma série de aparatos como freios adaptativos, piloto automático inteligente, de série o carro virá com o AGILITY CONTROL um moderno controle eletrônico de estabilidade, suspensão a ar ajustável automaticamente, AIRMATIC, além do inovador ACTIVE CURVE SYSTEM, que através de sensores monitora as condições do piso, o ângulo da direção e a velocidade para fazer em questão de segundos infinitos ajustes nos amortecedores para cada uma das 4 rodas.
O preço do Mercedes GLE Coupe não foi divulgado, o lançamento oficial deve acontecer no final de janeiro no Salão de Detroit.