Ao lado do Accelo, o Axor é o principal caminhão da Mercedes Benz no Brasil, ideal para o transporte rodoviário de longa distância o truck atende as principais industrias (do transporte de cana, a tanques de líquidos e gases), e alia baixo custo operacional, com a tradicional confiança dos modelos da Mercedes. Atualmente em sua linha 2017, o Axor conta ao todo 14 versões entre modelos rodoviários e fora de estrada com motores com níveis de potência entre 326 CV a 439 CV, todas as versões vem com câmbio automatizado, e preços partindo de R$ 260,000 .
Versôes:
Antes de conhecermos em detalhes as versões é bom sabermos que na nomenclatura dos caminhões os dois números iniciais representam o PBT e dois números finais a potência do motor, exemplo 1933 (19 toneladas de PBT e 330 cavalos de potência).
Axor 1933 4×2
A gama do caminhão da Mercedes, começa com o Axor 1933 4X2. O modelo possui cabine estendida com teto baixo ou alto e, é adequado ao transporte de médias e longas distâncias, como transporte de combustível, cegonheiro, distribuição de cargas para o varejo ou transporte frigorífico. Seu motor é o OM 926, com 7.2 litros e entrega 326 CV de potência e 127 kgfm de torque, o bloco trabalha em conjunto com o câmbio automatizado PowerShift de 16 velocidades. Com a tecnologia Bluetec 5 (aplicada em 2011) o motor ficou 6% mais econômico em relação ao antigos propulsores do tipo Euro 3.
O Axor 1933 está homologado para atuar tracionando implementações de 3 eixos com PBTC de 46 toneladas, o maior o peso bruto total combinado da categoria (PBTC – soma das capacidades do cavalo mecânico com o reboque), e sua capacidade máxima de tração é de 48.3 toneladas.
Axor 2036 4×2
Em seguida há o Axor 2036 4X2, um cavalo mecânico extra pesado com capacidade máxima de tração de 50 toneladas a 80 toneladas. Assim com o modelo de entrada, o 2036 é destinado ao transporte intermunicipal em diferentes setores, a diferença é que ele conta com motor mais potente, um bloco seis cilindros, 12 litros, com 360 CV de potência e 189 kgfm de torque. Ele tem duas sub-configurações, Estradeiro e Multiuso, a diferença entre as duas versões é a configuração do trem de força e sua capacidade de tração, a versão Estradeiro é equipada com transmissão automatizada Powershift de 12 velocidades e última marcha direta e eixo traseiro sem redução nos cubos, tendo ainda a possibilidade de vir com suspensão traseira pneumática, o que proporciona um trem de força voltado para a economia de combustível e mais conforto nas viagens, sendo que a capacidade de tração é de 50 toneladas, já o Multiuso é equipado com câmbio mais forte, automatizado de 16 marchas, com Overdrive e eixo traseiro com redução nos cubos, e suspensão traseira metálica, o que gera um conjunto mais robusto para operações exigentes em termos de tração, a versão Multiuso puxa até 80 toneladas.
Axor 2041 4X2
O terceiro membro da família é o Axor 2041, ele também está disponível nas configurações, Estradeiro e Multiuso e tem capacidade máxima de tração de 50 toneladas Estradeiro e 80 toneladas Multiuso. O motor é um seis cilindros de 12 litros, 401 CV de potência e 204 kgfm de torque .
Axor 2533 6×2, 2536 6×2 e 2544 6×2 e 2644 6×4
Em seguida há os modelos Axor 2533, 2536, 2544 e o 2644 6X4. Com exceção desse última configuração, todas contam com tração do tipo 6X2, elas basicamente se diferenciam pelo nível de potência, a 2533 tem um seis cilindros de 326 CV, enquanto a 2536 360 CV, a 2544 401 CV e a 2644 sai de fábrica com uma cavalaria de 439 CV e 229 kgm de torque é o motor mais forte da linha.
Com exceção do modelo 2533, todos os demais estão disponíveis nas versões, Estradeiro ou Multiuso (que tem maior capacidade de tração e câmbio de 16 marchas, ao invés de 12 velocidades das versões Estradeiro).
No primeiro modelo (2533) a capacidade máxima de tração é de 48.3 toneladas, enquanto as versões 2536 e 2544 puxam até 60 toneladas (ou 80 toneladas na configuração Multiuso).
A configuração 2644 possui capacidade máxima de tração de 80 toneladas, tanto na versão Estradeiro quanto na Multiuso.
Mercedes Axor fora de estrada
Axor 3131 6×4
Depois temos a gama fora de estrada do Axor, que começa com o modelo Axor 3131 6×4 (disponível em três versões, Basculante, Betoneira e Plataforma). Todos contam com PBT tecnico de 31.3 toneladas, motor seis cilindros de 310 CV e transmissão semi-automatizada de 16 velocidades.
Axor 3344 6×4
O modelo mais vendido de todas da linha fora de estrada, é o Axor 3344 6×4 (também disponível em três variantes, Basculante, Betoneira, Plataforma e Cavalo Mecânico) e equipado motor de 439 cv de potência e torque de 224 kgfm de torque, são duas opções de câmbio Mercedes Powershift com 12 velocidades automatizada sem pedal da embreagem e a ComfortShift com 16 marchas, semi-automatizada e com pedal da embreagem.
Com PBT Técnico de 33 toneladas e PBT Legal de 23,000 kg, o Axor 3344 6×4 é ideal para industrias que precisem do máximo de força e robustez, como empresas de mineração, transporte de areia e pedras, tendo como principal atrativo a alta capacidade de tração de até 123 toneladas.
Axor 4144
Por fim há o Axor 4144 6×4 Basculante, que é uma versão ainda mais robusta, com Peso Bruto Total de 41 toneladas e capacidade máxima de tração de 123 toneladas. O motor tem 439 CV. Como os demais modelos Fora de Estrada, a transmissão é semi-automatizada de 16 velocidades.
Opções de cabine:
Todas as configurações citadas até aqui do Mercedes Axor, podem vir com cabine: Estendida, Leito Teto Baixo ou Leito Teto Alto. Apenas a versão de entrada 1933 possui cabine com suspensão metálica, as demais trazem suspensão a ar para a cabine.
Já as configurações Fora de Estrada possuem cabine Estendida com suspensão metálica, a única exceção é a versão 3344 Cavalo Mecânico que possui a opção de Cabine Leito Baixo ou Leito Teto Alto.
Interior
Outro destaque do caminhão da Mercedes é a cabine, disponível nas versões Estendida, Leito teto baixo e Leito teto Alto, elas são espaçosas e bem equipadas contam na maioria das versões com suspensão a ar para a cabine. Todas as versões do Axor, saem de fábricas equipadas de série com ar condicionado, vidros e travas elétricos, além de piloto automático com limitador de velocidade. A direção é regulável em ângulo e altura, o que ajuda o motorista a encontrar uma posição de dirigir confortável, além disso dependendo da configuração o câmbio é do tipo ComfortShift (semi-automatizado) ou PowerShift (totalmente automatizado sem embreagem) o que aumenta ainda o conforto do condutor. Porém vale que o último facelift na cabine do Axor foi feito em 2011.
Abaixo você confere uma tabela com versões e preços do Axor 2017: (Valores de versões bases, consultados em julho de 2017 na Tabela Fipe).
Axor 1933 R$ 260.484
Axor 2036 S R$ 283.802
Axor 2041 S R$ 300.219
Axor 2533 6×2 R$ 317.863
Axor 2536 S LS 6×2 R$ 296.199
Axor 2544 S LS 6×2 R$ 337.345
Axor 2644 S LS 6×4 R$ 359.255
Linha Fora de Estrada:
Axor 3131 6×4 R$ 291.726
Axor 3344 S 6×4 R$ 396.039
Axor 4144 K 6×4 R$ 428.200
A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…
Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…
A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…
A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…
A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…
Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.