A Mercedes começa este mês (fevereiro de 2009) a comercializar no Brasil a versão de entrada do Classe B, o B170 chega as lojas por R$ 99 mil reais, preço que faz dele o carro mais barato comercializado pela marca no país. O B170 traz elementos e estatus dos irmãos maiores, com um modesto motor 1.7 de 116cv.
A Classe B da Mercedes era até então comercializada em duas versões: B200, equipada com motor de 136cv, no qual o preço é de R$125.500, e a top de linha B200 Turbo, versão que conta com um motor turbo de 193 cavalos e tem preço partindo de 139.900. A B170 veio com a missão de alavancar as vendas do modelo, tendo como sua proposta principal o preço competitivo e abaixo dos padrões da Mercedes. Com isso quem sabe ela possa abocanhar o mercado das outra minivans maiores como Grand Picasso e Grand Scenic, abas com preço em torno de R$85 mil.
Por dentro o Classe B conta com acabamento de alto padrão com detalhes em alumínio e revestimento dos bancos e portas em couro, os equipamentos também agradam, entre eles destaque para o ar-condicionado digital Thermatronic, bancos dianteiros com regulagem elétrica, direção hidráulica eletrônica, piloto automático, limitador de velocidade e volante multifuncional. Outro ponto alto do carro e que faz jus ao padrão da Mercedes é com relação a segurança, o B170 traz de série air bags, frontais e laterais para o torax e cabeça, além de varios dispositivos como ABS (sistema que evita que as rodas travem nas frenagens), EDB (sistema que distribui a força dos freios ) e ESP (controle eltrônico de estabilidade).
Apesar de não contar com o espaço igual ao de um minivan, cinco pessoas viajam com conforto, o porta malas tem capacidade para acomodar bons 544 litros de bagagens.
Porém para conseguir oferecer o preço baixo, o motor é apenas razoavel para um carro deste tipo, com 1.7 litros ele desenvolve 116cv, segundo a Mercedes o B170 vai de 0 a 100km/h em 12 segundos com velocidade máxima de 180km/h, o consumo médio fica em torno de 13.5km/l.
Para compensar o motor um tanto fraco, o modelo traz de série o câmbio automático CVT, com trocas de forma sequencial, ele conta com sete marchas virtuais (estipuladas eletrônicamente), as trocas podem ainda serem feitas de fora manual com apenas um toque na alavanca.
A proposta da Mercedes com o B170 é fácil de ser entendida, a marca quer tentar oferecer toda a qualidade já conhecida em seus modelo, para consumidores que até então passavam um pouco longe dos carros da marca. O consumidor pode escolher então abrir mão de um motor potente e o espaço de um minivan, para ficar com o estatus de um Mercedes. Vale a pena?
Respostas de 2
É um carro superior a preço já acessível aos que querem ter um Mercedese novo abaixo de 100 mil reais. NA SUA CATEGORIA: o motor responde a contento; o espaço interno atende bem e há muito conforto – nossas costas agradecem aos bancos de couro; seu visual urbano agrada; a direção está bem em todas as velocidades e a posição de dirigir é elevada, ergonômica, com boa visibilidade à movimentação do trânsito; a suspensão é excelente – segura e confortável não passa muuito os desniveis da pista aos ocupantes e etc… É claro que no B-170 não temos tudo que gostaríamos de ter, mas temos o que se pode ter num Mercedes abaixo de R$100 mil – e mesmo podendo ter uma Ferrari, um Aston Martin, um BMW, um Klasse E… sempre vamos encontrar alguma coisa da qual não gostamos, mas que tem no outro modelo que também gostamos e não podemos comprar! É esse o resumo de nossas aspirações.
MUITO BOM O CARRO
estavel, boa aceleraçao e etc…
unico problema é qe em alta velocidade o freio realmente NAO segura o bastande, o abs nao funciona direito, unico defeito