Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Se você é das aqueles que acham as peruas são carros carretas, e apenas para pacatos chefes de família, essa opinião provavelmente vai mudar ao conhecer a Mercedes E63 AMG Wagon, o modelo que é a terceira spacewagon mais potente do mundo.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Alimentado por um monstruoso motor V8 5.5 L de 518 CV de potência, o E63 AMG Wagon leva menos de 5 segundos para voar acima dos 100 km/h e tem sua velocidade máxima limitada eletronicamente por questões de segurança aos 250 km/h. O câmbio é automatizado AMG SPEEDSHIFT 7 de sete velocidades e dupla embreagem. Este câmbio permite que as trocas de marcha sejam feitas de forma automática ou manual através de borboletas atrás do volante. Existe três modos de pilotagem S (modo esportivo), S + (um modo esportivo mais extremo) e Manual (na qual o motorista tem todo o controle para fazer as trocas).
O motorista tem a sua escolha três níveis de ajuste da suspensão: Comfort”, “Sport” and “Sport plus”, eles ajustam a rigidez e diversos acertos do carro, tudo com apenas um toque de botão graças ao AMG RIDE CONTROL.
A direção possui o sistema sensível a velocidade, uma assistência de direção desenvolvida pela própria AMG que deixa o volante mais firme e pesado de acordo com a velocidade em que o veículo está, passando sempre mais controle ou conforto ou motorista.
A E63 AMG Wagon 2012 vem com rodas de alumínio forjado aro 19 calçadas por pneus 255/35 R19 na dianteira e 285/30 R19 na traseira
Para os mais ousados a AMG oferece ainda o AMG Performance Package que deixa a Mercedes tão potente quanto um Porsche 911 Turbo ou um Aston Martin DBS, são 550 CV de força e um torque de 59 kgfm.
Uma preocupação tão grande quanto a velocidade é a segurança para os engenheiros da AMG, o modelo vem equipado com o que há de mais moderno em matéria de segurança. Os freios são superdimensionados com discos ventilados de duas peças na dianteira, como opcional há um sistema de freio com discos de cerâmica e carbono, mais resistente a altas temperaturas e condições severas de uso.
Acima o motor V8 bi-turbo de 6.3 litros que é capaz de desenvolver 518 ou até 550 cv.
Há ainda 11 airbags, sistema como o DISTRONIC PLUS que através de sensores, uma câmera e computadores analisa o comportamento do carro em velocidades superiores a 60 km/h, interpretando faixas e marcações de pista, graças a uma pequena câmera instalada no para-brisa, que capta imagens que são analisadas em tempo real por um computador, este sistema age em parceria com o controle de estabilidade ESP, e entra em ação a qualquer sinal de perda de controle do carro, travando as rodas, ou diminuindo a velocidade do carro. Há ainda sistema de monitoramento de pontos cegos, sistema que avisa ao motorista quando sai da faixa de rodagem. Sistema Night Assist que identifica pedestres a uma distância de até 300 metros, quando o sistema reconhece os pedestres ele é exibido na tela do painel. Este sistema possui ainda através de câmeras de infra-vermelho e sensores montados nos faróis dianteiros, permite fazer imagens detalhadas em preto e branco quase 500 metros à frente do carro.
O interior do E63 AMG wagon conta com uma acabamento mais refinado em comparação com as outras versões da Serie E Wagon, os revestimentos contam com materiais como fibra de carbono, alumínio, couro e Alcantara. O velocímetro marca até 320km/h.
No Brasil adquirir esse superesportivo com corpo de perua não custa menos de R$ 400.000, além disso a venda é feito apenas por encomenda.