A Mercedes irá amplia sua oferta de utilitários comerciais na Europa. A montadora alemã apresentou hoje em uma feira na Holanda, o moderno monovolume Citan.
O Citan é mais novo fruto da parceria entre a Daimler (dona da Mercedes) e e o grupo Renault/Nissan, ele será construído sobre a plataforma do Renault Kangoo.
Haverá ao todo três opções de distância entre eixos, a versão mais básica mede 3.94 m de comprimento, já a intermediária mede 4.32 m, enquanto a top de linha tem um comprimento total de 4.71 m.
Os motores da Citan serão turbodiesel equipado com injeção direta e tecnologia BlueEfficiency, segundo a Mercedes a potência irá variar de 74 CV a 114 CV. Para polpar combustível a van será equipado com um série de tecnologias inovadoras como sistema ECO start/stop que desliga o motor quando o morto é engatado, pneus de baixo atrito com o solo.
Com a Citan, a Mercedes espera vender 400.000 vans até 2015
Destaque também para o conjunto de equipamentos de segurança. O Mercedes Citan traz itens que até pouco tempo atrás eram impensáveis em carros comerciais, de série o modelo vem equipado com seis airbags, freios com ABS, controle de estabilidade além de controle de tração.
A Citan ainda vai demorar um pouco para chegar ao mercado, a expectativa é de que o monovolume comercial chegue as lojas na Europa apenas no início de 2013. Esse será o terceiro veículo comercial da Mercedes na Europa, que também conta com a Sprinter e a Viano.