Desde o lançamento do Novo BMW Serie 3 em 2018, o Mercedes Classe C vem comendo poeira do seu rival que é mais moderno, no ano passado o BMW emplacou quase três vezes mais do que o Mercedes, porém esse cenário promete mudar nos últimos meses desse ano, quando chega ao país o Novo Mercedes Classe C 2022, totalmente reformulada, a nova geração do Classe C, impressiona pelo visual e deve chegar ao país com preço acima dos R$ 300.000.
Índice desta matéria
Design Mercedes Classe C 2022
Embora tratasse de um carro totalmente novo, a marca preferiu em termos visuais, optar por um design que é uma mescla do modelo anterior, porém com atualizações de estilo já vistas em outros carros recentes da marca como o CLA e o Classe S. Ou seja, o novo estilo do Classe C está mais para uma evolução ao invés de uma revolução. Tanto é que para os mais leigos fãs da marca, chega a ser difícil saber a primeira vista, se este é um Classe C, ou CLA ou CLS.
Tem muita gente que certamente deve pensar que a Mercedes poderia criar algo mais original ou ousado no novo Classe C 2022, porém tudo é novo neste modelo 2022 em relação a geração passada lançada em 2014, de para-choque a para-choque, todas as linhas do carro foram redesenhadas.
Apesar de faltar um pouco de identidade própria a nova geração do Mercedes Classe C, isso não quer dizer que o carro não seja bonito. O modelo assumiu um jeitão mais bravo e invocado, abandonando o aspecto elegante e clássico presente na geração passada (foto acima).
Destaque para a generosa grade frontal, com a estrela da marca ao centro e outras centenas de pequenas estrelas cromadas que compõe a malha da grade (as estrelas menores virão apenas nas versões mais caras), a peça ficou maior, contrastando com o faróis que ficaram menores e mais afinados nesta nova geração, ainda na dianteira o para-choque do Classe C adotou um perfil mais esportivo com amplas tomadas de ar, inspiradas nos modelos da AMG.
Já de perfil e de traseira, o Classe C 2022 segue o estilo já visto no Classe A e Classe S, há poucos frisos, o que confere uma aparência limpa e minimalista ao sedan. Já na traseira chama atenção o estilo das lanternas que ficaram maiores e tem uma aparência bastante elegante, trazendo luzes em LED e um efeito muito legal quando acesas, ainda na traseira as formas do carro foram suavizadas, o Classe C 2022, tem menos vincos, o que melhorou a aerodinâmica e também passa uma sensação maior de esportividade a carroceria.
Maior e mais espaçoso…
Em comparação com a geração passada, o Mercedes Classe C 2022 ficou consideravelmente mais comprido, largo e espaçoso, o modelo novo mede 4.75 metros (6 cm maior) de comprimento, 1.82 m de largura (1 cm mais largo) com os retrovisores abertos ele tem 2.01 m de largura, enquanto seu entre-eixos é de 2.86 metros, um aumento de 2.5 cm em relação a geração passada lançada em 2014. O aumento nas medidas permitiram um ganho de espaço para os passageiros tanto na dianteira quanto na traseira.
Interior do novo Classe C 2022 impressiona
Se por fora o novo Classe C 2022 pode ser visto com uma releitura moderna do Classe C de antiga geração, o mesmo não se pode dizer do interior, que mudou da água para o vinho, a cabine do sedan impressiona tanto pelo desenho futurista, quanto pela qualidade dos materiais, o nível de detalhes e a tecnologia embarcada, sofrendo uma forte influência do novo Classe S, como a multimídia com tela gigante posicionada no console central, além do volante, detalhes que lembram bastante as do modelo sedan mais caro da Mercedes Benz, que foi reformulado em 2020 (Novo Classe S 2021).
Telas grandes à bordo
O sistema multimídia MBUX, que em outros modelos é formado por duas telas unidas, ganhou aqui uma nova geração e foi dividido, agora há duas telas separadas, uma acima do volante que pode ter 10 ou 12 polegadas, e que exibe as imagens do quadro de instrumentos, podendo ser configurada de acordo com a preferência do motorista, enquanto a outra tela, a principal ao centro do painel, de fábrica vem com 9.5 polegadas, ou opcionalmente pode vir com 12 polegadas (30 cm de tela), ela exibe praticamente todas as funções do carro, do sistema de navegação aos comandos do ar condicionado, há ainda a inteligente artificial da Mercedes, que permite realizar diversas operações no carro através de comandos por voz, basta dizer “Ei Mercedes”.
Há poucos botões físicos na cabine do novo Mercedes Classe C 2022, o que confere uma aparência limpa e minimalista a cabine, destaque ainda para o acabamento de alto nível, o painel e as portas podem vir revestidos com materiais como fibra de carbono ou madeira, além de apliques em alumínio, enquanto a porção superior do painel e das portas vêm forradas em couro nobre Nappa. Boa parte do acabamento da cabine do novo Classe C é feito a mão, de forma artesanal na fábrica.
Destaque ainda para os novos bancos, que são mais finos e tem um perfil moderno nos encostos, além de serem mais esportivos, outro detalhes legal na cabine é o sistema de iluminação ambiente, com diversas luzes em LED no painel e nas portas, elas tem cores e intensidade configurável ao gosto e humor do motorista, conferindo um ambiente bem legal durante a noite.
Enfim, o interior do novo Classe C subiu o nível na categoria, ele impressiona e certamente irá causar inveja as rivais BMW e Audi.
Equipamentos de série Novo Classe C 2022
A eletrônica embarcada no novo Mercedes Classe C 2022 é muito mais avançada do que a vista no seu antecessor, o carro conta com uma série de itens inéditos, como um novo sistema de direção semi-autônoma, capaz de pilotar o carro com velocidade de 0 até 210 km/h (isso claro para a Europa onde há as Autobans, lembrando que no Brasil não há limites maiores do que 120 km/h nas estradas), há ainda sistema de detecção de pedestres, frenagem automática, câmera frontal, auxilio para manter o carro na estrada capaz de fazer correções no volante, além de faróis com ajuste automático de luminosidade.
Na Europa há três configurações de acabamento para o novo Classe C: Pinnacle, Exclusive e Premium, nas mais cara, o sedan vem equipado com itens como teto solar panorâmico, interior em dois tons, rodas aro 18 modelos AMG, sistema de áudio 3D, Park Assist, sistema multimídia com scanner de biometria, bancos com aquecimento, entre outros itens.
Motores Mercedes Classe C 2022
Seguindo uma tendência mundial, a Mercedes buscou deixar o Classe C 2022 mais econômico e menos poluente, porém sem comprometer o desempenho, a solução foi equipar o sedan com motores com menos cilindros e com tecnologia híbrida.
Todas as versões do novo Classe C 2022, incluindo as mais caras, vêm equipadas com motor de quatro cilindros, auxiliado por turbo, com potência variando entre 170 cv até 256 cv.
Inicialmente o sedan será vendido na Europa com cinco versões, sendo três a gasolina e duas a diesel. Em um segundo momento chegará ainda uma variante plug-in hybrid, que poderá ser impulsionada apenas pelo motor elétrico e uma variante de alta performance AMG, que pela primeira vez também deve ser impulsionado por um bloco quatro cilindros turbo, para a ira dos puristas, que vão sentir falta do ronco do motor V8 do C63 AMG atual.
Versões e desempenho do Mercedes Classe C 2022
No Brasil o Mercedes Classe C 2022 será oferecido nas seguintes versões: Mercedes C180 2022, Mercedes C200 2022 e Mercedes C300 2022, abaixo você confere o conjunto mecânico de cada uma delas.
Mercedes C180 2022
Versão de entrada o Mercedes C180 2022 vem equipado com motor 1.5L, turbo, capaz de desenvolver 170 CV de potência e 25.5 kgfm de torque. O câmbio é automático de nove velocidades, enquanto a tração é traseira.
O Mercedes C180 2022 vai de 0 a 100 km/h em 8.6 segundos e alcança os 231 km/h de velocidade máxima, um número que não impressiona, mas que também não decepciona, lembrando que estamos falando de um sedan de luxo com motor de apenas 1.5 litros, ou seja, é um desempenho louvável para este motor.
Mercedes C200 2022
Quem deseja algo mais potente, terá que optar pela versão Mercedes C200 2022, que vem com o mesmo 1.5L do C180, porém calibrado para desenvolver aqui um pouco mais de potência e torque, são 204 CV e 30.6 kgfm respectivamente.
Na configuração Mercedes C200 2022, o sedan já tem um desempenho muito mais interessante, vai de 0 a 100 km/h em 7.3 segundos e chega aos 246 km/h.
Mercedes C300 2022
O posto de versão mais potente fica com o Mercedes C300 2022, equipada com um 2.0L Turbo, de 258 CV de potência e 40.8 kgfm de torque, ele vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
Um detalhe importante é que o C300 já conta com tração 4×4, 4Matic.
Conjunto híbrido leve de série em todas as versões…
Todas as versões do Mercedes Classe C 2022 vêm com o sistema híbrido leve de 48 volts com o gerador elétrico ISG, que rende até 15 kW (20 cv) e 200 Nm de torque (20 kgfm) adicionais por um certo período de tempo, ajudando o motor a gasolina em certas ocasiões a mover o carro, visando economizar combustível.
Eixo traseiro esterçante no Classe C
Ainda na parte mecânica, o Novo Classe C estreia um novo conjunto de suspensão, que promete maior conforto e desempenho, opcionalmente o carro poderá vir com suspensão com amortecedores ajustáveis adaptativos, além de pela primeira vez poder vir opcionalmente também com eixo traseiro esterçante, uma solução até então só vistas em superesportivos como no Porsche 911, solução que visa melhorar o desempenho e estabilidade do carro em curvas, em velocidades mais elevadas as rodas traseiras acompanham com um grau menor, a direção do volante nas curvas, enquanto que na hora de manobrar as rodas traseiras viram no sentido contrário ao volante, facilitando a manobras.
Quando chega o Novo Mercedes Classe C 2022
A nova geração do Classe C chegará ao país agora no segundo semestre de 2021, a Mercedes inclusive já retirou o atual Classe C 2021 do seu configurador no Brasil, abrindo espaço para o lançamento do novo modelo.
Preço do novo Mercedes Classe C 2022 será salgado
Utilizando com base o preço do novo Classe C 2022 na Europa (47.200 euros = R$ 279.000), além da inflação dos valores dos carros no Brasil, e por fim os preços dos rivais, esperamos que o sedan não tenha um preço nada barato no Brasil, esperamos um valor acima dos R$ 300.000 para a versão de entrada Mercedes C180 2022, já a versão C200 2022 deve superar os R$ 350.000, enquanto a C300 provavelmente vai custar acima dos R$ 400.000.
O Novo Classe C 2022 deve passar por um processo de encarecimento semelhante do ao SUV GLA, que chegou ao Brasil custando mais de R$ 325,000, uma alta de mais de R$ 100.000 em relação a geração anterior.
Com informações da: AutoEsporte
Respostas de 3