Com previsão de lançamento apenas para setembro no Salão de Frankfurt na Alemanha, a Mercedes Benz resolveu dar um aperitivo de como será a nova geração do Classe B, além de divulgar detalhes mecânicos e dos atrativos do carro. Confira …
Apesar da imagem só mostrar a silhueta do novo B Class 2012, podemos notar que o modelo manterá a mesma proposta do carro atual de monovolume familiar. Porém as mudanças serão boas e profundas, o carro terá um perfil mais baixo e aerodinâmico, seu CX (coeficiente aerodinâmico) será de apenas 0.24, uma ótima marca, o que contribuirá para o modelo ser mais econômico e ter um desempenho melhor, já que quanto menor o CX menor a resistência do carro se mover. Haverá ainda um pacote esportivo com novos para-choques,spoilers e rodas, além de suspensão reduzida em 20mm.
A Mercedes também revelou alguns dos detalhes técnicos do novo Classe B e também com relação as novos equipamentos que o modelo terá. O novo Classe B 2012 trará o que a Mercedes possui de mais avançado em tecnologia embarcada, como faróis com luzes adaptativas, sistema de monitoramento de pontos cegos, lane keeping assist, que avisa ao motorista sobre mudanças repentinas de faixas, sistema de auxílio de estacionamento que praticamente estaciona o carro sozinho, e outros recursos como Attention Assist, Speed Limit Assist, PRE-SAFE e COLLISION PREVENTION ASSIST.
Sobre o capô o Classe B 2012 adotará uma nova gama de motores, mais eficientes do que os atuais que equipam o carro, ele terá motor quatro cilindros turbo, com versões a gasolina e a diesel, sendo que as versões a gasolina trarão um 1.6 com três níveis de potência de 121 hp, 154 hp e na versão top 184 hp. Já os motores a diesel, serão um 1.8 com 107 cv e com 134 hp.
As versões mais caras trarão sistema Start/Stop que desliga o motor quando o carro para em um semáforo ou no transito, economizando combustível, além de um moderno câmbio automatizado 7G Tronic, com dupla embreagem, já presente em outros modelos mais caros da Mercedes, as versões de entrada do novo Classe B virão de fábrica com câmbio manual de seis marchas.
Outro detalhe curioso é que a Mercedes divulgou imagens de uma espécie de similador 3D, feito exclusivamente para testar alguns dos componentes do novo Classe B, algo particularmente inédito no desenvolvimento de um carro. Confira nas fotos acima e abaixo.