A AMG (divisão esportiva da Mercedes) é conhecida por produzir alguns dos carros mais desejados do planeta, como o super esportivo AMG GT e o S63 AMG Coupe, que no Brasil custa quase R$ 1 milhão. Hoje (11/03) ela revelou ao mundo sua mais nova máquina dos sonhos, o E43 AMG, com motor biturbo V6 de 401 CV, ele pode chegar aos 100 km/h em menos de 5 segundos.
O E43 AMG é a primeira versão de alta performance baseada na nova geração do Classe E – que foi mostrada em janeiro de 2016 no Salão de Detroit. Com 400 cv a E43 AMG não será a versão mais potente da nova Classe E, o posto deve ficar com a futura E63 AMG – que será mostrada até o final do ano e contará com mais de 550 CV.
Em síntese, o E43 AMG é uma opção mais apimentada em relação a variante convencional do Novo Classe E, porém não tão sanguinária e cara quanto o E63 AMG, que vai figurar entre os sedans mais rápidos do mundo, rivalizando com o BMW M5.
O sedan esportivo E43 AMG vem equipado com um motor 3.0L biturbo V6 de 401 CV de potência e transmissão automática de nove velocidades. Com 1.765 kg e tração integral nas quatro rodas (4MATIC) ele pode atingir os 100 km/h em apenas 4.6 segundos e atinge uma velocidade final de 250 km/h, limitada eletronicamente por razões de segurança.
Mas não é só a motorização ou desempenho que impressiona. O design do modelo inclui uma série de acessórios exclusivos, como rodas de 20 polegadas calçados por pneus de alta performance, o para-choque mais agressivo também é exclusivo da versão, dando um ar de carro de nervoso ao sedan. Outro diferencial é a grade dianteira com padrão exclusivo e o sistema de escape com quatro saídas.
Já o interior traz o luxo suntuoso e moderno característico de todos os carros da MB. Luxo esse que foi levado à um patamar inédito na nova geração do Classe E. Para se ter uma ideia ele é considerado por muitos na imprensa especializada o sedan mais moderno do mundo na atualidade, contando com alguns itens que ainda não estão presente nem no Classe S (o sedan top de linha), como um sistema de estacionamento totalmente autônomo, podendo o motorista estar fora do carro, ou ainda o modelo pode ser equipado com o pacote Driver Assistence Package (disponível por hora apenas para os mercados americano e europeu) com um inédito piloto automático que praticamente conduz o carro de forma autônoma, ele é capaz de seguir a estrada e o fluxo dos carros em uma via, em velocidades de até 210 km/h, inclusive em curvas.
Repare ainda nos monitores de alta resolução no painel, o da esquerda faz as vezes de cluster – mostrando velocímetro, conta giros e marcadores, enquanto o da direita as informações do sistema multimídia – GPS, som e informações sobre o carro. O Novo Classe E e tão tecnológico que até Elon Musk, o bilionário dono de Tesla deve ficar de queixo caído pelo modelo.