A Mercedes está lançando no Brasil a última geração do E63 AMG, considerado o sedan executivo mais brutal do mercado, ele chega custando a bagatela de R$ 540.000, é praticamente um superesportivo em forma de sedan, ele pode romper a barreira dos 100 km/h em menos de 4 segundos. Nesse novo modelo, o E63 AMG adotou um motor ainda mais poderoso, um V8 5.5 bi turbo com a patada de 557 CV de potência e 73.4 kgfm de torque.
Exibido em abril no Salão de NY, o E63 AMG 2014 faz parte do suprassumo no mundo dos sedans, entre os seus rivais estão máquinas igualmente brutais, como BMW M5 (que custa no Brasil R$ 525.000), Audi S6 e Jaguar XFR. Com exceção do Audi todos com mais de 500 CV.
Design:
Além do motor mais poderoso, a principal novidade do E63 AMG fica por conta do seu visual. O estilo comportado do modelo anterior deu lugar a um figurino muito mais arrojado, principalmente na dianteira que foi praticamente toda redesenhada, o carro cativa pela monstruosas tomadas de ar no para-choque dianteiro, pela grade cromada exclusiva da AMG, saias laterais, para-choque traseiro com difusor e pelas rodas de liga leve aro 20 forjadas em alumínio, também próprias da AMG.
Valente e luxuoso o E63 AMG vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos
Embora não tenha passado por nenhuma revolução, é facilmente possível perceber que o estilo evoluiu em modernidade de e arrojo, a ideia dos projetistas da AMG foi criar um figurino mais distante das demais versões do Classe E. Algo com mais personalidade e principalmente mais agressivo.
Personalidade:
Em matéria de desempenho o E63 AMG mais parece um superesportivo do que um sedan de luxo. Graças ao torque de caminhão ele é tão veloz quanto uma Ferrari 458 ou um Lamborghini Gallardo, a prova de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3.7 segundos (0.8 décimos do que o seu antecessor), se não fosse o limitador eletrônico, ele poderia facilmente romper os 300 km/h, a máxima sem o limitador é estimada em 320 km/h, isso mesmo 320 km/h, mais do que um Nissan GT-R. Já com o limitador que vem de fábrica, a velocidade final fica na casa dos 250 km/h, por questões de segurança.
Dos bancos ao teto o interior é quase todo forrado em couro e outro materiais nobre, como Alcântara, fibra de carbono e alumínio escovado
Além do motor mais forte outra evolução é o câmbio sequencial com dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT de sete marchas e borboletas acoplados ao volante, além disso o E63 2014 é o primeira vez que o sedan conta com tração 4X4, além de melhorar o comportamento do carro em alto desempenho, a tração integral fornece maior segurança e estabilidade em curvas e até melhorou a performance do veículo, ela funciona automaticamente sistema 4MATIC, distruibuindo o torque do motor de acordo com a necessidade para o eixo dianteiro e traseiro.
Enfim, um dos sedans mais poderosos já construídos, o E63 AMG representa o suprassumo da engenharia alemã, seja em matéria de desempenho, requinte ou segurança. É uma pena que o preço dele por aqui fique na casa dos meio milhão de reais, nos EUA o valor não chega a metade disso.