A Mercedes acaba de revelar na Europa a nova geração do GLA, o SUV de entrada da marca alemã, chega a linha 2021 completamente renovado, trocou de plataforma, ganhou uma carroceria maior e mais espaçosa, além de um interior luxuoso e melhor equipado.
Índice desta matéria
GLA assumiu a personalidade de SUV
Enquanto na geração passada lançada em 2015, o Mercedes GLA era uma versão mais encorpada do hatchback Classe A (apesar de ter a base do Classe C), o novo modelo 2021 assumiu de vez a personalidade de um SUV, a maior prova disso é sua altura, quase 10.5 cm mais alta, sendo agora de 1.51 metros, além de mais alto, o Mercedes GLA 2021 também ficou mais largo em 3 cm, totalizando agora 1.83 metros, e o entre eixos foi ampliado em 3 cm, visando aumentar o espaço interno, sendo agora de 2.73 m.
Apesar de ter ficado mais encorpado, a Mercedes conseguiu deixar o GLA ainda compacto, o comprimento total do carro foi reduzido em 1.4 cm, sendo agora de 4.41 metros. Além disso, o GLA 2021 terá opções de rodas maiores, indo de 17 até 20 polegadas, além de ter uma maior altura em relação ao solo, o que deve melhorar a capacidade off-road do veículo.
Graças as novas medidas, a Mercedes afirma que houve um ganho considerado no espaço interno do GLA, principalmente para as pernas, ombros e cabeças dos ocupantes que viajam no banco traseiro, além disso, o porta-malas ganhou cerca de 15 litros extras, saltando agora para 435 litros de capacidade. Outra novidade é que os bancos traseiros agora podem ser ajustado em até 14 cm.
Design…
Visualmente apesar de trazer tudo novo, o Mercedes GLA 2021 se mantém fiel a proposta de estilo já vista em outros veículos recentes da marca, ou seja, não traz nada de muito ousado ou diferente de outros Mercedes.
Apesar disso o carro é bonito, tem um estilo equilibrado, destaque para a ampla grade frontal com dois tipos de acabamento, a maioria das versões traz grade com uma barra horizontal e gotas cromadas, enquanto as versões esportivas possuem barras cromadas na vertical (versões AMG).
O para-choque ganhou um estilo agressivo, com falsas tomadas de ar, os faróis ficaram mais arrojados, agora equipados com uma nova tecnologia MULTIBEAM LED, que ajusta automaticamente a altura do faixo sem ofuscar os outros motoristas e ainda conta com luzes especiais para condições “off-road”. As lanternas traseiras lembram bastante as do novo Classe A.
Interior do novo GLA surpreende…
Talvez a maior evolução perceptível no novo GLA 2021 esteja em seu interior, a cabine do Mercedes surpreende, subiu consideravelmente de nível, o painel agora segue o padrão já visto nos modelos da marca como novo Classe A, além de carros mais caros como o Classe E e S, com direito ao painel 100% digital composto por duas telas de alta resolução unidas em uma moldura só.
As saídas de ar agora possuem design de turbina, iluminação configurável, o volante ganhou novos comandos touch, a quantidade de botões físicos no painel foi reduzida e o console central agora possui novas funcionalidades como um touchpad para comandar o sistema multi-mídia e carregador wireless para celulares.
Destaque ainda para a qualidade dos detalhes e acabamento da cabine do novo Mercedes GLA 2021, diversas partes do painel agora são revestidas em couro, além de ter apliques em alumínio, fibra de carbono e plástico black Piano. Há ainda nova iluminação ambiente em LED, com cores configuráveis ao gosto e humor do motorista.
O GLA também passa a vir com o sistema multimídia MBUX, que traz como grande destaque a possibilidade de realizar várias operações por comandos de voz, o motorista pode desde ligar o ar-condicionado, acender os faróis, acessar pontos de interesse no GPS, mudar a cor das luzes da cabine entre outras coisas, tudo através de comandos de voz, basta dizer “Hey Mercedes” (olá Mercedes), que o carro responde “how can I help” (como posso ajudar).
A tela do sistema varia podendo ter duas telas de 7 polegadas (17.78 cm), ou até duas telas de 10.25 polegadas (total de 26 cm). O motorista pode configurar o visual e informações que serão exibidas em cada uma das telas.
Motores e conjunto mecânico…
A nova Mercedes GLA terá uma ampla gama de motores, todos com maior potência e menor consumo de combustível comparado as opções da antiga geração, lembrando que os motores irão variar de acordo com cada mercado.
As opções começam pelo econômico 1.33 litros, turbo, que desenvolve 163 cv e 25 kgfm de torque, motor que equipará a versão principal, GLA 200 a gasolina, virá com tração 4×2 dianteira e câmbio automático de dupla velocidades e sete marchas.
Alguns Mercados como os EUA, contarão com a opção de um motor mais potente 2.0, turbo de 225 cv de potência e 35.7 kgfm de torque, ele virá na versão GLA 250, terá tração 4×2 ou 4×4 4Matic, além de câmbio automático mais sofisticado com 8 marchas.
GLA AMG 2021 terá até 421 cv
Nesta nova geração a Mercedes quer também fisgar compradores que buscam maior desempenho, por isso pela primeira vez o GLA terá nada menos do que três opções do GLA com a assinatura da AMG, começando pela GLA 35 AMG, que virá equipada com motor 2.0 turbo de 306 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, prometendo aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
Em 2020 virão ainda as versões GLA 45 AMG e 45 AMG S, a primeira com 387 cv de potência e 48.9 kgfm de torque e a segunda com espantosos 421 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, lembrando que toda esta performance é extraída de um bloco 2.0 quatro cilindros. Todas as versões do GLA feitas pela AMG virão com tração 4×4 4Matic e câmbio automático de 8 marchas.
Um GLA mais seguro e inteligente…
Para terminar o Mercedes GLA 2021 passa a vir também com os atuais recursos de segurança e condução semi-autônoma, “Driving Assistance Package”, que será um opcional, quando equipado este pacote permitirá ao GLA ser quase um carro autônomo, andando e freando de forma automática, além de se manter na faixa de rolagem, ler sinais e placas de transito, frear em rotatórias ou junções em “T” (o sistema funciona em conjunto com o GPS do carro), além de fazer manobras evasivas para evitar uma colisão. Há monitoramento 360 graus, sistema de estacionamento automático, monitoramento de trafego na traseira, com detecção de veículos e pedestres cruzando a traseira do carro na hora da dar marcha ré.
Novo GLA 2021 já foi confirmado para o Brasil…
Na ocasião do lançamento do novo Mercedes GLA 2021 na Alemanha, a Mercedes já confirmou que o carro chegará ao Brasil no segundo semestre de 2020, apenas alguns meses após estrear no continente europeu, onde deve chegar as lojas no final do primeiro semestre.
Ainda não se sabe se o novo GLA será nacional…
O novo GLA por enquanto será montado apenas em duas fabricas, em Rastatt na Alemanha, para alimentar o mercado mundial e em Pequim, na China, para atender apenas ao mercado chinês.
Por enquanto a Mercedes não revelou informações se esta nova geração do GLA será ou não produzida no Brasil, lembrando que o modelo atual do GLA, é fabricado desde 2016 na planta da Mercedes em Iracemópolis, interior de SP.
Preço do novo GLA 2021 será mais caro…
Como o Mercedes GLA 2021 evoluiu consideravelmente, seu preço também deve evoluir, ou seja, ficará mais caro, enquanto o modelo atual 2019 custa a partir de R$ 167.900, a nova geração deve desembarcar no Brasil já com valores partindo da casa dos R$ 200 mil.