A Mercedes continua investindo pesado nos SUVs, a marca está lançando no mercado um novo SUV o GLB. Conforme o nome antecipa, o GLB chega para se posicionar entre o GLA (SUV de entrada da marca) e o GLC. Com 4.63 m de comprimento, ele estará disponível com versões de cinco ou sete lugares e chega para fazer frente ao Discovery Sport.
Apresentado como carro conceito em março no Salão de Xangai, o Mercedes GLB traz design “old school”, enquanto rivais apostam atualmente em estilos arrojados e aerodinâmicos, o novo SUV da Mercedes traz linhas mais conservadoras e quadradas, ele parece uma leitura moderna do Classe G, sua carroceria tem aparência minimalista com pouco vincos e frisos, sobretudo nas laterais do carro, o teto é alto e com formas mais retas, assim como os primeiros jipes e SUVs, nada de estilo coupé como nos seus irmãos GLA e GLC.
O toque de agressividade fica por conta da generosa grade frontal com gotas cromadas e pelo capô de aspecto robusto. Faróis e lanternas são do tipo Full-LED. Além de deixar o visual do GLB com identidade própria, o estilo quadradão tem também um lado também funcional, ele permite criar um interior com maior nível de aproveitamento de espaço possível, é graças ao estilo quadradão principalmente do teto elevado, que o GLB pode levar até 7 pessoas.
Índice desta matéria
Medidas do Mercedes GLB…
Embora seja definido pela Mercedes com um SUV compacto, o GLB não tem nada de compacto, ele mede 4.634 m de comprimento, por 1.83 m de largura e 1.658 m de altura, seu comprimento é apenas 2 cm menor do que o GLC. Ele é construído sobre a plataforma MFA II, a mesma utilizado em modelos como o Novo Classe A, o CLA Shooting Brake e o Novo Classe B.
Interior do GLB é bastante estiloso…
Assim como do lado de fora, o desenho do interior do Mercedes GLB também foi inspirado no Classe G, é uma cabine sóbria e minimalista, que bebe influência de um estilo mais retrô e clássico, porém claro, sem abrir mão de muito luxo e tecnologia. O painel alto e tem apliques em alumínio, madeira ou fibra de carbono. O toque de modernidade fica por conta das duas telas de 12.3 polegadas de alta resolução, posicionadas no painel, a da esquerda faz a função de cluster (mostrando informações como velocidade, conta giros, computador de bordo e GPS, tudo configurável ao gosto do motorista), enquanto a segunda exibe os comandos e funções do sistema de info-entretenimento, além de funções de telefonia, GPS, som e permite fazer diversas configurações no carro, o sistema conta também com comandos por voz e um touch pad similar ao de notebooks no console central próximo a alavanca de câmbio.
Ainda em termos de equipamentos o modelo conta com mimos como teto solar panorâmico duplo, head up display que projeta informações no para-brisa, cabine com iluminação em LED configurável no painel, saídas de ar e nas portas.
De acordo com a marca a Mercedes, o GLB estará disponível com versões de cinco e sete lugares, a terceira fileira de bancos é capaz de acomodar com conforto pessoas com até 1.68 m de altura. Em sua configuração normal de cinco lugares o GLB tem capacidade de carga no porta malas de 560 litros, já com sete lugares ele pode levar apenas 179 litros no porta malas (foto abaixo).
Motores do Mercedes GLB
O Mercedes GLB chegará ao Europa com quatro opções de motores, todas elas já usadas em outros modelos da marca. São duas a diesel e duas a gasolina. A versão de entrada GLB 200, conta com motor 1.3L Turbo a gasolina com 163 CV e câmbio automático de 7 velocidades. Em sequencia já há a GLB 250 4matic (4×4) equipado com motor 2.0L turbo de 224 CV e 35 kgfm de torque e câmbio automático de 8 marchas. Já as duas versões a diesel são a GLB 200 d que traz motor quatro cilindros, 2.0L de 150 CV e a GLB 220 d, 2.0L quatro cilindros turbo de 190 CV e 40 kgfm de torque. Em ambos o câmbio é automático de oito velocidades. No Brasil o modelo deve vir apenas com motores a gasolina.
Tanto o GLB a gasolina quanto o diesel estão disponível com tração dianteira ou integral nas quatro rodas (4Matic), nessa última o torque enviado para as rodas traseira, varia de acordo com o modo de condução. O modo Eco/Comfort é baseado numa distribuição 80/20 (ou seja, 80% da tração para frente e 20% para as rodas traseiras), no modo Sport passa a 70/30, enquanto no modo Off-Road, a distribuição passa a 50/50.
Desempenho…
A versão mais forte a gasolina, GLB 250 4Matic, com 224 cv, precisa de apenas 6,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, e alcança os 236 km/h, já a versão mais mansa a gasolina tem desempenho bem mais modesto, com seus 163 cv, ela precisa de 9,1 segundos para alcançar os 100 km/h, e alcança os 207 km/h de velocidade máxima.
Nas lojas em …
Na Europa a expectativa é de que o Novo Mercedes GLB comece a ser vendido já a partir do segundo semestre de 2019, sua produção ficará localizada no México e na China, futuramente a Mercedes vai lançar uma versão hibrída plug-in e até 2021 uma variante totalmente elétrica. No Brasil o lançamento do GLB deve ocorrer no inicio do próximo ano (2020), por aqui ele deve ter preço na faixa dos R$ 200,000 a R$ 300,000, um dos pontos positivos em favor do mercado brasileiro é que como ele virá importado do México, não pagará imposto de importação, ou seja, podemos esperar que as versões de entrada concorra também com modelos como Toyota SW4 e outros SUVs de 7 lugares na faixa dos R$ 250 mil.