Depois de lançar no final do ano passado o Mercedes GLB Launch Edition, a Mercedes está trazendo para o Brasil outras duas versões “mais baratas” do SUV GLB, a GLB 200 Advance por R$ 264.900 e a GLB 200 Progressive com preço de R$ 290.000, as duas novas versões chegam para aposentar a série de lançamento Lauch Edition, que se despede do mercado, com isso o GLB passa a ser o SUV mais barato da Mercedes no Brasil.
Índice desta matéria
Antes de conhecermos as novas versões do GLB 2021 em detalhes, precisamos esclarecer uma pequena confusão entre os SUVs da Mercedes no mercado brasileiro, causada pelos preços cobrados pelos modelos no país. Apesar de não ser o menor SUV da Mercedes, o GLB passa a ser o mais barato, já que apesar do GLA ser menor e ocupar uma posição inferior de mercado em relação ao GLB, atualmente no Brasil ele é vendido em versão única GLA 200 AMG, que vem recheada de equipamentos e custa salgados R$ 325 mil (quase R$ 60 mil mais caro em relação ao GLB), lembrando que apesar do AMG no nome, a esportividade do GLA 200 só esta no visual, já que embaixo do capô, o GLA 200 AMG traz exatamente o mesmo motor 1.3 turbo de 163 cv usado no GLB. Difícil entender esta politica de preços da Mercedes né? Ainda mais se levarmos em conta que o GLB tem 7 lugares e o GLA apenas 5.
O porque dessa inversão no Brasil, sendo que no resto do mundo o GLA é mais barato que o GLB ? A gente não sabe explicar. Teoricamente é a lista de equipamentos do GLA no Brasil que traz o kit AMG, e uma suposta proposta mais esportiva de estilo do GLA frente ao GLB que a Mercedes decidiu apostar por aqui. Deixe ai seu comentário.
GLB 200 Advance: R$ 264.900
GLB 200 Progressive: R$ 290.900
O Mercedes GLB 2021 tem como principal destaque o seu generoso espaço interno, o SUV é capaz de acomodar até sete passageiros, na pratica ele nasceu como uma opção para quem busca algo maior e com mais lugares em relação ao GLA, lembrando que ambos os modelos compartilham a mesma plataforma.
O Mercedes GLB mede 4.63 m de comprimento, por 1.83 m de largura (2.02 m de retrovisor a retrovisor) e 1.66 m de altura, já o entre-eixos fica em 2.83 m. Com os sete lugares ativos, a capacidade de carga do Mercedes GLB 2021 é de apenas 120 litros, porém com a última fileira rebatida a capacidade é ampliada para bons 565 litros.
Lembrando que comparado com o GLA, de quem o GLB empresta a plataforma, o GLA é muito menor, seu comprimento é 22 cm mais curto, tem distância entre-eixos 10 cm menor e altura 5 cm menor.
Devido ao tamanho relativamente compacto da carroceria é quase um milagre a Mercedes ter conseguido colocar os 2 bancos extras no porta-malas do GLB, por fora ele não aparenta ter o amplo espaço interno que realmente tem.
Claro que, quem viaja nos dois últimos bancos, viaja com menor conforto, porém o espaço interno no GLB chama a atenção e até surpreende, por exemplo com a terceira fileira de bancos rebatida, e a segunda com o encosto recuado ao máximo (a inclinação do encosto da segunda fileira pode ser ajustada), com 5 pessoas à bordo, há quase 1 metro de piso plano no porta-malas (97 cm) até 700 litros, enquanto com a segunda fileira de bancos também rebatida, há quase 1.70 metros no porta-malas, alcançando 1.680 litros.
O Mercedes GLB 2021 vem de série muito bem equipado, a versão de entrada GLB 200 Advance sai de fábrica com itens como chave presencial, assistente de estacionamento automático PARKTRONIC, central multimídia MBUX com duas telas de 10 polegadas e comandos por voz, basta dizer “hey Mercedes” que o carro pergunta como pode ajudar, há ainda câmera de ré, frenagem de emergência automática frontal, faróis Full-LED, carregador wireless para smartphones, além de rodas aro 18 com acabamento diamantado.
Já a versão GLB Progressive é ainda mais equipada, seu destaque principal fica por conta de um sistema de direção semiautônomo, que quase dirige o carro de modo automático em auto estradas, trazendo piloto automático adaptativo com função stop and go, que segue o carro da frente e conserva uma distância segura do veículo à frente, além de auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, que faz pequenas correções no volante para manter o carro de forma automática na pista.
Além disso, a variante mais cara Progressive do GLB 2021 vem com rodas de liga leve maiores aro 19 da AMG (divisão esportiva oficial da Mercedes), teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro, além do sistema Keyless-GO, que permite controlar várias funções do carro sem o uso da chave (sensores reconhecem a proximidade da chave) é possível por exemplo, abrir ou fechar as portas, dar a partida ou acessar ao porta-malas, sem precisar pegar a chave no bolso.
O Mercedes GLB 2021 vem em versão única de motorização no Brasil a GLB 200, equipada com o conhecido motor 1.3L 16V turbo, 4 cilindros, desenvolvido junto com a Renault, esse bloco está disponível em uma série de carros da Mercedes, como o Classe A Sedan e no GLA, o bloco que bebe apenas gasolina, entrega 163 CV de potência e um torque de 25.5 kgfm. Já a transmissão é automática de 7 velocidades 7G DCT, com dupla embreagem, o câmbio oferece a opção de trocas sequencias por meio de paddler-shifts acoplados atrás do volante, lembrando que a tração do GLB é apenas dianteira 4×2.
O desempenho do Mercedes GLB 200 2021 fica em linha com o esperado de um modelo Mercedes Benz, o GLB 200 2021 vai de 0 a 100 km/h em 9.1 segundos e pode atingir os 207 km/h de acordo com dados de fábrica. Apesar do desempenho não ser de carro esportivo, o consumo de combustível não decepciona, traças ao motor de baixa cilindrada 1.3, o GLB tem consumo muito bom, faz 10 km/l na cidade e 13.5 km/l na estrada, lembrando que estamos falando de um SUV de 7 lugares, que pesa mais de 1600 kg.
É difícil a gente falar de bom custo e benefício se tratando de um SUV de luxo. Porém se tratando de um Mercedes, e se levarmos em conta seu espaço interno e a boa lista de equipamentos, o Mercedes GLB 2021 de certa forma agrada muito pelo custo / benefício. Claro que ele é para um tipo de publico diferente do GLA (que custa atualmente em sua nova geração R$ 325.000), o GLB tem visual mais conservador e aposta em conquistar o consumidor mais racional que busca um SUV médio para andar com a família, enquanto o GLA é talvez no Brasil voltado para um público, que quer algo com estilo mais jovem e esportivo. Porém se você colocar na ponta do lápis, o custo/benefício do GLB em relação ao GLA é muito melhor, ele entrega muito mais carro por menor custo.
Se você ainda achou exagerado a gente falar que o GLB tem um bom custo benefício custando R$ 264.900. Vale a pena a gente te lembrar que atualmente com as novas versões, o GLB se tornou o carro mais barato da Mercedes à venda no Brasil, já que o Classe A atualmente tem apenas a versão mais potente A250 que custa R$ 325 mil, e o Classe A Sedan, já sai por R$ 268.900. Portanto o GLB curiosamente apesar de ser um SUV de sete lugares, relativamente bem equipado, se torna na versão Advance o modelo mais barato da Mercedes atualmente à venda no Brasil. Ou seja, ele tem sim um bom custo benefício.
As vendas das duas novas versões do Mercedes GLB no Brasil, começam no final de março de 2021, com preços sugeridos de R$ 264.900 e R$ 290.900 respectivamente, versões Advance e Progressive.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.