A Mercedes está lançando na Europa o GLE 2024, disponível nas carrocerias SUV e SUV-Coupé, o carro que foi lançado em 2018 passou por seu primeiro facelift. Embora tímidas, as mudanças foram suficientes para dar ao SUV intermediário da Mercedes uma aparência mais moderna e imponente, além disso, há novos equipamentos e mais tecnologia à bordo, além de uma inédita variante plug-in hybrid, capaz de rodar mais de 100 km sem precisar de gasolina.
Índice desta matéria
Design Mercedes GLE 2024
Visualmente o GLE mudou pouco na linha 2024. Entre as alterações realizadas, estão a grade do radiador que ficou maior e tem um novo padrão de acabamento, além disso, o SUV recebeu novos canhões de LED nos faróis, que conferem visual mais moderno ao GLE, além de trazer a tecnologia High Performance que promete melhor iluminação. Opcionalmente o SUV pode vir com faróis MULTIBEAM LED, que se ajustam de acordo com a luminosidade do ambiente e não ofuscam os outros motoristas.
O para-choque também foi revisado, recebendo novas tomadas de ar e desenho mais agressivo, as entradas de ar maiores deixaram o GLE 2024 com aspecto mais esportivo.
Já de perfil a novidade fica por conta das novas rodas de liga leve, na configuração de entrada elas tem 19 polegadas, enquanto na top de linha as rodas são aro 21. Enquanto de traseira o GLE permanece praticamente o mesmo carro.
Agora a versão GLE Coupe, passa a vir de série com o kit AMG.
Interior Novo Mercedes GLE 2024
No interior do Mercedes GLE 2024 as alterações também foram tímidas, há um novo volante multifuncional que conta com botões do tipo touch screen com superfície lisa, há novas opções de tapeçaria para os bancos, painel e forros de portas, agora o modelo pode vir com o mesmo padrão de alto luxo visto no Mercedes Classe S, o sedan mais caro da marca.
Nova multimídia MBUX
O sistema multimídia MBUX, que conta com duas telas de 12.3 polegadas unidas, foi atualizado na linha 2024, recebendo grafismos mais modernos, são três modos de visualização para o quadro de instrumentos: Classic, Sporty e Discreet, há quatro modos da visualização para a multimídia: Navigation, Assistance, Service e Off-road.
Ainda como novidade, a multimídia do Mercedes GLE 2024 também traz novo hardware e novo software, também há uma nova inteligencia artificial MBUX, que oferece respostas personalizadas de acordo com o usuário e possui comandos por voz mais eficientes, permitindo controlar diversas funções do carro, como ajustar a temperatura do ar-condicionado ou mudar a iluminação da cabine falando com o carro, basta dizer “Hey Mercedes”, que o carro responde, como posso ajudar?
Carro conectado com a sua casa
Outro recurso novo é MBUX Smart Home, que conecta o carro com a casa do dono, é possível de forma remota, ligar as luzes da casa, o ar-condicionado e ativar vários outros equipamentos eletrônicos que estiveram conectados na internet da casa.
Caso haja câmeras e sensores de movimento instalados na casa, é possível perguntar ao carro coisas do tipo: “Mercedes, há alguém em casa?” O sistema checará a ultima vez que foi detectado um movimento dentro da casa e informará ao motorista, algo como “O último movimento detectado foi na cozinha há uma hora atrás“. Tudo isso através da multimídia do veículo.
O GLE 2024 terá um sistema de áudio premium da marca Burmeister com setup Dolby Atmos, são 13 alto falantes, mais um amplificador de 13 canais individuais e um total de 590 watts de potência, avaliado em alguns milhares de reais.
Motores Mercedes GLE 2024
O powertrain do Mercedes GLE 2024 varia de acordo com o continente. Nos EUA ele conta com motores mais potentes a gasolina, enquanto na Europa há opções a diesel. Como novidade toda a linha passa a vir com sistema híbrido leve MildHybrid de 48 volts e há novas versões plugin híbridas.
Versão híbrida GLE 400e pode ser recarregada na tomada e roda mais de 100 km no modo elétrico
O destaque principal fica por conta da chegada de uma nova variante chamada de GLE 400e plugin hybrid – foto acima, que conta um 2.0L a gasolina, auxiliado por um bloco elétrico, totalizando 386 CV de potência e 75 kgfm de torque. Esta versão pode rodar 109 km apenas usando o motor elétrico, suficiente para rodar no dia a dia nas cidades sem precisar de gasolina, reservando o propulsor a gasolina apenas para viagens mais longas. Lembrando que o modelo nesta versão é carregado na tomada.
Há ainda uma outra variante plug-in hybrid, equipada com um bloco 2.0L diesel, auxiliado pelo bloco elétrico, ela tem 333 CV e se destaca claro por ter consumo muito mais baixo em relação a versão híbrida a gasolina.
Ainda no mercado europeu, o Mercedes GLE 2024 conta com outras três opções de motores, todas equipadas com sistema híbrido leve de 48 volts, são elas: GLE 350D (motor diesel 2.0L de 269 CV), a GLE 450D (equipado com um 3.0L a diesel de 367 CV).
Versões AMG
Temos ainda as famosas versões esportivas preparadas pela AMG, começando pela GLE 53 AMG (foto acima) que usa motor a gasolina, 3.0 seis cilindros, bi-turbo de 435 CV que teve seu torque aumentado de 52 para 56 kgfm.
Na versão GLE 53 AMG 2024, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 5 segundos (ficou 0,3 segundo mais rápido).
Por fim a esportiva GLE 63S AMG com um poderoso V8 bi-turbo com 612 cv de potência.
Tração 4×4 4Matic+
Independente da motorização, a tração poderá ser 4×2 dianteira ou 4×4 inteligente 4MATIC+, variando de acordo com a versão escolhida. O modelo pode vir ainda com suspensão a ar ajustável, além de eixo traseiro esterçante, que ajuda na hora de fazer curvas velozes e manobras de estacionamento.
Enquanto nos EUA, além da versão plug-in hybrid 400e já mencionada, o Mercedes GLE é oferecido nas versões: GLE 350 (2.0L 255 CV), GLE 450 (3.0L de 375 CV) e GLE 580 (V8 4 litros de 510 CV), todas são a gasolina e contam com um sistema híbrido leve que produz uma energia de até 20 CV.
Novo Mercedes GLE 2024 no Brasil
A versão renovada do Mercedes GLE deve chegar ao Brasil até o final desse ano (2023), sendo que na Europa as vendas começam a partir do mês de julho.
Entre os rivais da Mercedes GLE estão outras maquinas de luxo, como o BMW X5, Range Rover Vogue e Porsche Cayenne.