Antes de se tornar brasileiro, o GLA, crossover compacto que compartilha a plataforma com o novo Classe A acaba de desembarcar oficialmente nas revendas da Mercedes no Brasil, o modelo que já tem seu passaporte carimbado para virar brasileiro a partir de 2016, chega por enquanto importado da Alemanha, em três versões: GLA 200 Advance por R$ 132.900, GLA 200 Vision com preço de R$ 149.900 e a top GLA200 Vision Black Edition por R$ 152.900.
Motor e câmbio…
O GLA estreia no Brasil por enquanto com apenas uma opção de motorização, um bloco 1.6, turbo, a gasolina, com injeção direta capaz de despejar 156 cv de potência e 25.5 kgfm de torque, este bloco vem acoplado com um câmbio automático de 7 velocidades e duas embreagens, lembrando que a tração é 4×2 dianteira. Este é o mesmo conjunto já visto no Classe A, CLA e no Classe B.
Mais versões em 2015…
Mais tarde, provavelmente apenas em 2015, virão também as versões mais caras, a GLA 250 Sport com um motor 2.0 turbo de 211 cv, e a configuração esportiva da AMG, GLA45 com o mágico 2.0 turbo de 360 cv, lembrando que ambas configurações contam com tração integral nas quatro rodas sistema 4Matic.
Dimensões compactas…
Apesar do porte valente e robusto, as dimensões do GLA são compactas para um SUV, o modelo mede 4.42 m de comprimento e tem 2.69 m de entre eixos, 1.80 m de largura e apenas 1.49 m de altura. Este design de carroceria faz do GLA um crossover bastante esportivo, ele tem um perfil baixo, assim como um coupé e linhas aerodinâmicas, o coeficiente aerodinâmico da carroceria é de apenas 0.29, o que também contribui para um comportamento mais dinâmico na pilotagem e diminuição do consumo de combustível.
Equipamentos…
A versão de entrada GLA Advance (R$ 132.900) virá muito bem equipada, com faróis de xénon e LEDs diurnos, rodas de liga leve aro 18, volante multi-funcional com regulagem de altura, sensor de chuva, ar-condicionado digital, airbags frontais e laterais, piloto automático, sistema start/stop, park assist que praticamente estaciona o carro sozinho, sensores dianteiros e traseiros, bancos parcialmente revestidos em couro, entre outros itens.
Por R$ 149.900, o comprador levará no GLA 200 Vision um ar-condicionado mais sofisticado com duas zonas de temperatura, teto solar panorâmico e sistema multi-mídia com GPS.
Já a configuração top vem com estes mesmo itens da versão Vision, porém com um kit especial, chamado Black Edition, que é composto por itens como rodas com desenho exclusivo, detalhes na carroceria na cor preta brilhante,e detalhes internos como pedaleiras em alumínio.
Mercedes volta a produzir no Brasil…
O GLA é sem dúvida a principal aposta da Mercedes para sua volta ao Brasil, o crossover que disputará mercado no ferrenho segmento dos crossovers de entrada premium, com BMW X1, Audi Q3, Volvo XC60, começa a ser produzido em 2016 na nova fábrica da Mercedes em Iracemápolis (interior de SP), fruto de um investimento de R$ 500 milhões, tanto é que a Mercedes espera vender 1.000 unidades do GLA importado neste ano de 2014 e alcançar em 2016 algo em torno de 10.000 unidades anuais. Porém é bom adiantar, que é quase certo que o modelo nacional terá preços girando no mesmo patamar do modelo importado.
Além do GLA a Mercedes também produzirá o sedan Classe C nesta nova fábrica brasileira.
Nas lojas em…
A partir de outubro o GLA já poderá ser encontrado nas revendas da Mercedes, a montadora deve promover o modelo no Salão de SP.