A Mercedes enfim liberou as primeiras imagens do inédito Classe GLA, a versão SUV do novo Classe A. O GLA marca a estréia da montadora num segmento dos SUVs compactos, futuro rival de modelos como BMW X1, Range Rover Evoque e Audi Q3, ele promete conquistar principalmente pelo seu design arrebatador, a carroceria descolado tem linhas arrojadas e joviais que remetem as do Classe A e perfil aerodinâmico e musculoso.
O GLA é basicamente um Classe A elevado e de desenho mais chamativo e robusto, certamente o crossover vai torcer pescoços nas ruas, o estilo é tão radical que o GLA ainda parece um protótipo, repare nos vincos fortes nas laterais e no capô anabolizado, que reforça a sensação de robustez do modelo, mas é bom lembrar que o modelo mostrado aqui é a versão de produção, que chegará as ruas.
A altura do GLA é relativamente baixa comparada com outros SUVs – como o Range Rover Evoque – que tem 1.63 m de altura
Apesar de ser considerado um compacto, o GLA tem dimensões generosas ele possui 4.41 m de comprimento por 1.49,4 m de altura e tem um porta-malas de 421 litros, com a última fileira de bancos esse número sobe para 836 litros.
Seu principal ponto forte é o design – que não nega o parentesco com o Classe A
Sua principal opção de motor será um 2.0 turbo, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que fornece 211 CV de potência. Nesta configuração o GLA tem um desempenho respeitável, 0 a 100 km/h em apenas 6.5 segundos e alcança a velocidade máxima de 233 km/h. Além dessa versão o GLA terá ainda versões com motor a diesel e uma configuração esportiva, preparada pela AMG que deve ser lançado apenas em janeiro no Salão de Detroit. Essa última terá motor de 350 CV de potência.
Assim como os rivais o GLA estará disponível com tração integral, ou 4×2, o que garante a possibilidade de fazer algumas incursões off-road com o SUV, seu câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Por se assemelha em muito ao Classe A, a arquitetura, o requinte e os mimos são praticamente os mesmos do hatch e como mostram as imagens isso está longe de ser um demérito, a ergonomia interna é bastante funcional, e o acabamento é de alto nível.
A missão do GLA será a mesma dos demais modelos da família A, o hatch Classe A é o misto de sedan e coupé CLA, conquistarem um publico mais jovem para a Mercedes, principalmente pelo preço mais acessível, além de aumentar consideravelmente as vendas da marca em países emergentes, como Brasil e China. Essa linha já é considerada a aposta mais certeira da Mercedes nos últimos anos, só o novo Classe A, vendeu na Europa 60.000 exemplares em apenas dois meses.
Na Europa as primeiras unidades do GLA chegam às revendas ainda em 2013, já no Brasil o lançamento ocorre em meados de 2014. Existe a expectativa de que o modelo seja produzido por aqui, caso a Mercedes volte a ter uma planta no Brasil. É certo que o GLA tem atributos para ser tornar um dos carros mais vendidos da marca no país, oferecendo estilo, luxo e tecnologia a um preço acessível.
A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…
Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…
A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…
A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…
A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…
Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.