Já não é de hoje que rumores dão conta que a Mercedes Benz estaria planejando abrir uma unidade de produção no Brasil, porém nesta segunda-feira (5 de agosto), o que era apenas rumores ganhou um tom de verdade, de acordo com informações da agencia de noticias Reuters, e também da revista alemã Der Spiegel, a Mercedes planeja a partir de 2015 produzir a nova geração do Classe C por aqui. As negociações estão adiantadas e a montadora está estudando os detalhes, como onde ficará localizada esta fábrica. O anuncio oficial deve acontecer nos próximos meses.
Apesar de não revelar fontes, de acordo revista Der Spiegel, os planos da Mercedes é de montar o Classe C 2015 por aqui. O modelo mostrado nas fotos já está em fase final de desenvolvimento, será um Classe C totalmente novo, ele deve ser mostrado no mês que vem no Salão de Frankfurt, a fábrica da Mercedes no Brasil terá produção estimada em 20.000 veículos por ano. Outros modelos também poderiam ganhar nacionalidade brasileira.
Por outro lado os executivos da Daimler afirmam oficialmente que apenas estão estudando uma localização ideal para sua fábrica na América Latina, e o Brasil seria um forte candidato. E o aumento no imposto IPI, para carros importados seria um dos motivos pra marca escolher o país, já que o Brasil representa uma grande fatia das vendas da marca na América Latina.
Vale lembrar que a Mercedes Benz já teve uma fábrica no Brasil, a montadora alemã, começou a montar por aqui em 1999 o Classe A, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Porém o Classe A saiu de linha em 2005, e a fábrica da Mercedes continuou em atividade montando motores e peças para a América Latina, além de produzir o Coupe CLC que era importado para a Europa até 2010. A fábrica atualmente produz os caminhões da Mercedes, o Accelo e o peso pesado Actros. Esta unidade de produção se tornou um problema para a Mercedes e chegou a ter 80% de ociosidade, ou seja, parada.
O Brasil está se tornando um verdadeiro, mercado alvo para as montadoras alemãs, a BMW já confirmou que fará um investimento de cerca de R$ 1 bilhão para erguer sua primeira fábrica no Brasil, eles planejam a partir do segundo semestre de 2014 produzir X1, o Série 1 também entraria na lista mais tarde.
Já a Audi também já confirmou que estuda reabrir uma unidade de produção no Brasil, e voltar a produzir por aqui o A3.
Fonte: Carscoop.blogspot.com
Uma resposta
Será que esse interesse não é porque os lucros das montadoras no mundo inteiro é de 5% e somente aqui no Brasil é de 10%? Preços absurdos aqui no Brasil vai durar enquanto todos nós tivermos dispostos a pagar! =/