Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A Mercedes revelou hoje na abertura do Salão de Genebra na Suíça, a totalmente nova geração do Classe A, totalmente nova por que esta é a maior mudança sofrida pelo modelo desde o seu lançamento em 1998, tudo desde a plataforma, carroceria, ao interior é novo.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O Mercedes Classe A 2013 passou de um monovolume familiar, para um hatch médio com uma vocação jovem e esportiva, as linhas do modelo são bastante influenciadas pelos atuais modelos da marca, principamente o SLS AMG, o para-choque, formato dos faróis e os vincos laterais reforçam o apelo esportivo do modelo, enquanto na traseira o conjunto de lanternas, tampa do porta malas e para-choque, conferem um apelo visual interessante e original ao modelo, que agora deve concorrer com Audi A3, BMW Série 1.
As linhas do novo Classe A 2013 foram esculpidas não considerando apenas o apelo visual do carro, mas buscando se obter a melhor aerodinâmica possível, o resultado agradou aos engenheiros da marca alemã, o CX (coeficiente aerodinâmico) do modelo é de apenas 0.26, um dos mais baixos nesta categoria, com isto o desempenho do carro é melhorado, assim como o consumo, já que quanto menor o CX menor é a resistência do veículo ao se movimentar.
Outra novidade do novo Classe A, é que ele será oferecido em três versões distintas, estas versões contarão com visual diferenciado entre si, serão elas: Urban, Style e a esportiva AMG Sport, esta última trará o conhecido tratamento esportivo da divisão esportiva da Mercedes, com para-choques mais agressivos, rodas aro 18 e suspensão mais baixa e rígida, além de um interior com uma vocação diferenciada com novos bancos e detalhes em alumínio.
Acima o interior da versão AMG Sport, que traz uma pegada mais esportiva
Assim como por fora, dentro do novo Mercedes Classe A 2013 tudo é novo, o painel traz um estilo mais clássico com saída de ar ovais e cromadas, similares as usadas nos esportivos da Mercedes, os materiais usados no acabamento são de alto nível, há também muita tecnologia embarcada, como sistema multi-mídia com GPS e tela de LCD, comandos por voz, conexão com iPod e smartphones, além do Google Street View e o sistema de fotos Panoramio, ainda podemos citar alguns recursos de segurança, como sensor que evita colisões dianteiras e pode frear o carro automaticamente.
A nova Classe A 2013 cresceu bastante em relação ao antigo, o modelo agora mede 4.29 m de comprimento, o antigo media apenas 3.57 metros, ou seja ouve um ganho considerável no espaço interno.
A Mercedes aposta alto nas vendas do novo Classe A, por isso logo de início o modelo virá com uma vasta gama de motores, sendo três a gasolina: A 180 (1.6 115 cv), A 200 (156 cv) e A 250 Sport (211 cv) estas duas últimas com um 2.0. As opções com motor diesel serão: A 180 CDI (109 cv), A 200 CDI (136 cv) e A 220 CDi Sport (170 cv).
Independente do motor, o novo Classe A será equipado com sistema ECO Start/Stop, e um câmbio manual de seis velocidades, ou dependendo da versão uma caixa de câmbio automatizada DCT de 7 velocidades e dupla embreagem.
Apesar de estar sendo apresentado agora em março, ainda vai demorar um pouco para o novo Classe A chegar as lojas, na Europa as vendas tem início apenas em setembro, enquanto no Brasil o novo hatch da Mercedes devem desembarcar apenas no começo de 2013.
A boa notícia é que pelo menos na Europa os preços não sofreram grandes reajustes em comparação a geração anterior.
Confira abaixo o vídeo de apresentação da nova Classe A 2013:
Respostas de 3
Tem idéia do preço?
Pena que vai demoraaaaaar pra chegar aqui. Até lá o visual não vai ser tão novidade assim, apesar de lindo.
Resposta – Felipe
No Brasil a nova Classe A deve partir da casa dos R$ 90.000 a R$ 100.000, ele ficará posicionada abaixo da atual Classe B, que custa R$ 100.000.
abraço
belissimo carro