A Mercedes continua ampliando sua gama de modelos utilitários, a montadora apresentou nesta segunda-feira (29 de julho) em Berlin, o novo Vito 2015, derivada da nova Classe V, o modelo é um utilitário comercial mais acessível, voltado para uso comercial, ele ficará posicionado abaixo da Sprinter, terá três versões: Painel furgão de carga chamada, misto Crew (passageiro e carga) e Tourer apenas para passageiros com 8 lugares.
Com capacidade de carga de 1.369 kg, a Mercedes Vito, terá tração traseira, ou dependendo da versão tração dianteira. O novo utilitário será oferecido em três diferentes dimensões com 4.895mm, 5.14 metros ou 5.73 m, a altura máxima será padrão com 1.91 m.
A linha de motores do Mercedes Vito partirá do 1.6 4 cilindros diesel com 88 cv, que equipará a versão de entrada com tração dianteira, na versão 109 CDI, enquanto a segunda opção, Vito 111CDi trará este mesmo motor só que com 114 cv de potência. Enquanto as versões com tração traseira virão com um bloco mais potente 2.15 litros, 4 cilindros com 136 cv na versão Vito 114 CDI, ou com 163 cv na versão Vito 116CDI e enquanto a versão top Vito 119 BlueTEC, virá com potentes 190 cv. Todos os motores trarão transmissão manual de seis marchas, ou opcionalmente para a configurações top haverá uma moderna caixa automática DSG com dupla embreagem e sete velocidades.
Outro detalhe interessante na Mercedes Vito 2015 é sua lista de equipamentos e a alta preocupação com conforto, a versão para passageiro trará um conjunto de suspensão próprio, mais macio com amortecedores e molas que priorizam o conforto, esta suspensão será opcional para a versão Crew (carga e passageiro). Todos modelos da Mercedes Vito 2015 virão de série com sistema de monitoramento da pressão dos pneus e freio a disco nas quatro rodas, e trarão na lista de opcionais recursos como faróis com LED diurnos, faróis direcionáveis e com luzes inteligentes ILS, Active Park Assist, que praticamente estaciona o carro sozinho, Lane Keeping Assist que ajuda o motorista manter o veículo na faixa de rolagem, além de até 8 airbags, incluindo nas janelas, airbags laterais para o tórax e pélvis, itens inéditos no segmento.
A Mercedes Vito, além da Alemanha, já tem produção confirmada para a Argentina. na fábrica Virrey del Pino, em 2015. Portanto quem sabe ela não chega ao Brasil, como uma opção mais acessível a Sprinter.