Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A Mercedes está apresentando simultaneamente no Tokio Auto Show e no Salão de Los Angeles que começa no dia 19 de novembro, o potente S65 AMG, esta é a terceira geração da versão esportiva do sedan top de linha da marca o Classe S, a primeira foi lançada em 2003, a segunda em 2006, e agora no modelo que chega em 2014 esbanja classe e luxo, unido com um desempenho nunca tão impressionante, trazendo um motor de 630hp (638cv).
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O Mercedes S65 AMG 2014 é um dos poucos carros de produção na atualidade a ainda contar com um bloco 12 cilindros embaixo do capô, com a tendência mundial de “downsizing”, ou seja, diminuir o tamanho do motor em razão da economia de combustível, estes blocos gigantes estão cada vez mais raros, no caso do S65 AMG 2014 ele é empurrado por um V12 de 6.0 litros, que é auxiliado por dois turbos compressores e é capaz de atingir 630 hp (638cv) entre 4.800 a 5.400 giros, a grande vantagem de se usar ainda o bloco V12, no lugar do V8 por exemplo, é o pesado torque, maior do que um torque de um caminhão, este motor do S65 AMG 2014 impressiona com monstruosos 100 kgfm, obtidos entre 2.300 a 4.300 rpm, este torque é bastante impressionante, por exemplo em um carro com esta mesma potência com um motor V8 o torque ficaria em torno dos 60 a 70kgfm. O câmbio é a conhecida caixa automática 7 G Tronic, de sete velocidades e dupla embreagem, que fica no lugar da antiga transmissão automática de apenas 5 marchas que equipava o modelo até então.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Falaremos da parte mais interessante, o desempenho do S65 AMG 2014. De acordo com a Mercedes o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4.3 segundos, e poderia alcançar os 300 km/h se não fosse o limitador de velocidade, instalado por questões de segurança e que limita ao sedan para ir somente até os 250 km/h. Uma amostra do poderio do carro, é o seu mostrador no painel que marca até sugestivos 360km/h !.
Ainda falando na parte mecânica, um detalhe que merece ser citado é a economia de combustível, principal fator por ter praticamente matado os motores V12 no mundo atual. A Mercedes fala que este V12 instalado no novo S65 AMG é o mais econômico do mundo, ele precisa de 11.9 litros para roda 100km, tendo uma média de consumo de 8.4 km/l, uma marca elevada para os dias atuais, porém ótima se lembrarmos que se trata de um V12 com quase 640cv e que empurra um sedan de luxo, com mais de 5.00 metros e com peso próximo das 2 toneladas.
E por falar em peso os engenheiros da Mercedes tiveram uma grande atenção para reduzir o peso final do S65 AMG 2014, uma das soluções foi substituir as baterias convencionais, por baterias de íons de lithium, similares as de notebook, elas são mais compactas e leves, sozinhas representam uma economia de 19.9 kg a menos no peso do carro. Este é o primeiro sedan de produção no mundo a contar com este tipo de bateria.
Visualmente o S65 AMG 2014 em relação a versão convencional do Classe S, conta com para-choques com tomadas de ar maiores, e mais agressiva, spoilers nas laterais e para-choque traseiro com visual esportivo, com quatro saídas de escape cromadas, além de rodas de alumínio forjado, mais leves e resistentes que as rodas comum, elas são aro 20, o curioso é que possuem larguras diferentes entre a traseira e a dianteira, no eixo frontal elas são calçadas por pneus 255/40 R20, enquanto na traseira elas são bem mais largos e mais baixos 285/35 R20. Opcionalmente o Classe S AMG V12 pode vir com discos de cerâmica e carbono, com discos de 420mm na dianteira, este sistema também além de ser mais resistente e manter sua eficiência em condições extremas também é 20% mais leve que o sistema comum de freios.
O Classe S65 AMG 2014, é praticamente o modelo de testes da Mercedes para inaugurar boa parte de suas tecnologias inéditas, por isso este carro possui uma longa lista de recursos tecnológicos como: suspensão esportiva MAGIC BODY CONTROL, ele é o primeiro carro no mundo a contar com uma suspensão ativa que se ajusta automaticamente e é capaz de ler o piso em que o carro anda, uma espécie de sensor lê as condições do piso e ajusta o conjunto de suspensão para a melhor condição possível em tempo real, ainda falando na suspensão ela pode ser usada em dois modos diferentes Comfort e Sport. Há ainda o ESP Dynamic Corner Assist, um controle de estabilidade mais avançado que aplica os freios nas rodas que estão por dentro do sentido da curva em que o carro está, quando necessário para ele não perder a tração, muito útil principalmente ao se fazer curvas em velocidades mais elevadas.
Na Alemanha o novo S65 AMG 2014 estará à venda por 232.050 EUR (R$ 716.000). Ainda não há informações sobre a vinda do S65 AMG ao Brasil. Apesar de estar sendo apresentado agora em novembro, as primeiras unidades só chegarão as lojas na Europa em março de 2014.
Confira abaixo o vídeo oficial de apresentação do novo S65 AMG 2014: