Lançado durante a edição 2008 do Salão do Automóvel de Los Angeles, o Mercury Milan, pode ser considerado o irmão mais novo do Ford Fusion. O modelo, traz como principal atrativo, um satisfátorios espaço interno e um alto nível de conforto.
As linhas do modelos, são harmonioso e modernas, porém o design do Milan, está longe de pode ser considerado arrojado.
Entre os itens de série, o sedan saí de fabrica equipado com DVD player, DVD-Rom rádio CD/player com MP3, sistema Bluetooth, telefone, além de freios ABS nas quatro rodas e air bags frontais e laterais para o motorista e passageiro. Para, os clientes, que desejam um carro, mais completo a montadora, ofereçe uma seríe de itens opcionais, como sistema de navegação por satelíte.
Nos Estados Unidos, o modelo é vendido em três motorizações: a primeira conta com um motor de 2.5 L com 175 cavalos. A segunda traz um motor de seis cilindros de 3.0 L com 240 cavalos de potência. Já a terceira é híbrida.
Atualmente, o SUV Mercury Mountaineer, modelo que faz parte da gama de modelos da montadora, está sobre investigação, por apresenta graves problemas no câmbio automático em trocas de marchas. Por enquanto, este problema em nenhum outro modelo da marca.