O Grand Marquis (foto acima) foi o último modelo produzido pela Mercury, ele é baseado no Ford Crown Victoria
Depois de 73 anos de vida, a famosa montadora americana Mercury oficialmente deixa de existir. Ontem dia 4 de janeiro de 2011 foi produzido o último exemplar na fabrica da marca em St. Thomas, Ontario no Canadá. Depois de mais de 21 milhões de carros produzidos o último Mercury foi um sedan Grand Marquis. O carro não será vendido ele ficará exposto em um museu.
Acima o Mercury Town Sedan de 1939
A Mercury foi fundada em 1939 por Edsel Ford, filho do famoso Henry Ford, a montadora viveu seu auge nas décadas de 50 e 60, construindo carros históricos como o Cougar e o Marauder, o Comet uma das principais características dos seus carros nesta época eram o porte e o luxo, o primeiro grande sucesso foi o Town Sedan de 1939 (foto acima).
Acima o famoso Mercury Cougar de 1967, feito sobre a mesma plataforma do Ford Mustang
Porém a partir dos anos 1980, a Mercury passou a ser apenas uma figurante, ficando conhecida por produzir modelos mais baratos da Ford, uma espécie de segunda linha da montadora. A partir dai os Mercurys passaram a ser apenas versões diferenciadas dos carros da Ford, tendo como mercados alvos México e Canadá.
Confira abaixo alguns dos modelos da Mercury que entraram para a história:
fotos via: Wolrdcarfans.com / Wikipedia
Acima o Mercury Monterey Sedan de 1957.
A gigante station wagon Mercury Colony Park de 1958, mostrava todo o exagero da década de 50.
O Mercury Monterey Coupe de 1960, já adotando linhas mais simples.
O conversível Marauder também fez sucesso, foi lançado em 1963 e suas linhas fizeram bastante sucesso marcando época.
O Mercury Monarch de 1978 foi um dos únicos grande carros da marca, marcando um fim de uma era.
Respostas de 2
Só um lembrete: O o Mercury Town Sedan acima citado é um modelo de 1947 e não de 1939. Para fazer reportagem é necessário no mínimo saber do que está falando.
Tive um Mercury ano 57, parecido com o Mercury Monterey Sedan de 1957.
A diferença por fora é que tinha dois farois de cada lado, um em cima do outro, em cima do painel tinha um dispositivo elétrico, que regulava a posição do banco dianteiro, (para cima/abaixo + frente/ré + inclinação).
Era automático sem alavanca o comando era atraves de botão eletrico, do lado esquerdo proximo a direção. A capota era movimentada com motor elétrico. Cor Branco.
Se alguem tiver uma foto do mesmo, por favor poste no meu e-mail.
Atenciosamente, agradeço.