A invasão dos carros chineses no Brasil segue forte para o desespero da ANFAVEA e das montadoras locais. A MG Motors, marca originalmente britânica porém que atualmente está sob o comando da chinesa SAIC prepara para o inicio do próximo ano sua chegada oficial ao Brasil, seu primeiro carro por aqui será o hatchback MG 4, ele já está rodando em testes por aqui e deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2025. Vamos conhecer em detalhes, mas já adiantamos que caso ele chegue com preço competitivo tem sim qualidades para vender bem.
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Embora seja desconhecida no Brasil a marca MG é bastante tradicional principalmente na Europa, foi fundada em Oxford na Inglaterra em 1924, porém durante as décadas de 1980 e 1990 afundou em pesadas dividas, indo a falência em 2007. Voltando a vida apenas em 2018 após se comprada pelo grupo chinês SAIC.
Desde que passou para as mãos da SAIC a MG vem crescendo e se reestruturando, eles já lançaram diversos carros tendo hoje uma gama com nada menos do que 13 modelos, incluindo carros a combustão e elétricos, usando tecnologia chinesa.
A MG já está presente em vários países da América Latina, sua sede no continente fica no Chile, porém a marca já vende seus carros na Colômbia, Paraguai, Equador, Peru e Bolívia, inclusive a MG Motors é atual patrocinadora uma serie de competições de futebol no continente como a CONMEBOL Sul-Americana.
O MG 4 foi lançado no mercado externo em 2022, trata-se de um hatchback 100% elétrico construído sobre a plataforma modular MSP (Modular Scalable Platform) de origem chinesa.
O hatch tem um bom tamanho, mede 4.29 m de comprimento por 1.84 m de largura e 1.51 m de altura, já a distância entre eixos fica em 2.71 metros, seu porta malas tem 350 litros.
No Brasil seus principais rivais serão carros elétricos como BYD Dolphin e GWM Ora 03, inclusive as medidas são próximas, levando o MG 4 uma ligeira vantagem na distância entre eixos e no porta malas. O grande diferencial deste modelo é seu conjunto mecânico e autonomia.
No Chile o MG 4 tem nada menos do que 5 versões: Standard, Comfort, Deluxe, Deluxe LR e XPower 4×4.
Alias, foi justamente essa variante mais cara XPower que foi flagrada rodando em testes no Brasil, nessa configuração o hatch é um esportivo legitimo, conta com dois motores elétricos e uma potencia equivalente a 435 CV, torque de 65 kgfm e tração integral 4×4, a aceleração é impressionante, são necessários apenas 3.8 segundos para superar os 100 km/h, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 200 km/h.
Porém a versão de acesso, chamada de Standard, é muito mais modesta, tem apenas um único motor de 170 CV de potência e 25 kgfm de torque, precisa de 7.7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e sua velocidade máxima é de 160 km/h.
A versão de entrada do MG 4 2025 tem baterias de 51 KWh o que se traduz em uma autonomia aproximada de 350 km no ciclo europeu WLTP que é menos rigoroso ao PBEV do Inmetro usado como referencia no Brasil. Só para compararmos com os rivais o BYD Dolphin usa bateria de 45 kWh e o GWM Ora 03 tem 48 kWh.
Já as versões mais caras do MG 4 contam com baterias de 64 kWh podendo rodar, dependendo da versão, entre 385 km até 435 km, há ainda uma versão com autonomia estendida chamada de LR, que tem bateria de 77 kWh e pode rodar até 520 km.
Visualmente o MG 4 se destaca por sua carroceria aerodinâmica e moderna, na dianteira o capo tem perfil baixo e faróis em formato de gota com iluminação total em LED, são 28 pontos de LED nos faróis, enquanto nas tomadas de ar no para-choque há seis linhas de fibra ótica.
A traseira do MG 4 também chama atenção, tem visual esportivo, há um aerofólio duplo nas versões mais caras, além das lanternas em LED com 172 pontos de luzes que se projeta para fora, outro ponto positivo é o visual arrojado do para-choque traseiro com difusor que passa esportividade extra ao modelo elétrico. Lembrando que este carro foi lançado lá fora em 2022.
Como é de praxe nos carros chineses o MG4 2025 virá de série muito bem equipado, a lista de equipamentos desde a versão mais básica já inclui itens como piloto automático adaptativo ACC, assistente de permanência em faixa, frenagem frontal automática com detecção de colisão, central multimídia de 10,25 polegadas, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, faróis e lanternas Full LED, rodas aro 17, ar-condicionado automático digital e partida do motor por botão.
Sendo que as versões mais caras agregam recursos como monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro, alerta para abertura das portas, assistente para mudança de faixa, alerta de colisão traseira, câmeras 360 graus, bancos em couro PU, ajustes elétricos no banco do motorista, aquecimento nos bancos dianteiros, aquecimento para o volante, iluminação em LED adicional na dianteira e na traseira, carregador wireless para smartphones, retrovisores com rebatimento automático e aquecimento, detalhes internos em Alcantara, além de rodas aro 18.
A única ausência, e que pode incomodar muita gente, é a falta de um teto solar, que não existe nem como opcional.
Apesar de ter qualidades o sucesso do MG 4 no Brasil vai depender da ambição da marca em sua estreia, caso venha com preço inicial muito acima dos rivais BYD Dolphin e Ora 3 que hoje partem de R$ 149.900, dificilmente terá popularidade.
Acreditamos que a versão de entrada com 170 cv deva custar entre R$ 160 mil a R$ 180 mil, enquanto a mais cara com 400 cv deva ficar na casa dos R$ 250 até R$ 270 mil.
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