A Mini apresentou na Europa agora no início de fevereiro, o Novo Mini Cooper 2022, o modelo chega ao mercado trazendo uma série de novidades ao começar pelo design que ficou mais arrojado e atraente no novo modelo. Além disso, sua cabine recebeu pequenas melhorias, como uma nova tela para o sistema multimídia e um painel reestilizado.
Esse vai ser facelift especial, desenvolvido pela Mini para comemorar 20 anos do Mini Cooper após ser comprada pela BMW. O primeiro Mini Cooper foi lançado pela BMW em 2001, que por sua vez foi inspirado no Mini original da década de 1960, o Mini Cooper ganhou uma geração nova, em 2015, apesar do visual ter se mantido fiel ao modelo de 2001.
Índice desta matéria
As mudanças foram tímidas, porém suficientes para dar ao carro um visual mais moderno, este estilo deve seguir até o lançamento de uma geração totalmente do Mini Cooper, que deve surgir apenas em 2023 ou 2024. O Mini Cooper 2022 recebeu uma nova grade frontal em formato hexagonal, que recebeu agora no modelo uma moldura em black piano, além disso, o compacto recebeu um novo para-choque dianteiro, que conta agora com duas tomadas de ar na verticais, o que confere uma aparência mais esportiva e moderna ao Mini Cooper 2022.
O facelift também inclui novas rodas de liga leve, as rodas da versão “S” são bem interessantes, caixas de rodas maiores, além de serem aro 18 com acabamento diamantado, seu desenho passa a impressão de velocidade, mesmo com o carro parado. Todo o conjunto de luzes é em LED, inclusive as setas, na traseira as lanternas tem pequenas mudanças nas lentes e nas posição das luzes.
No interior do Mini Coper 2022 temos novos padrões de revestimentos, nos bancos e no painel, além disso a cabine perdeu detalhes em alumínio, o objetivo foi deixar o visual da cabine mais limpo e sóbrio. As saídas de ar no painel foram reestilizadas, outra novidade é adoção de uma nova central multimídia de 8.8 polegadas, que chega para aposentar a antiga tela de 6.5 polegadas.
Além de maior a nova tela também oferece grafismos mais modernos e respostas mais rápidas ao toque. Também há ainda no Mini Cooper 2022 um novo volante multi-funcional, e não menos importante o painel digital configurável, que antes era oferecido apenas para as versões JCW e Eletric, agora será de série em toda as versões do Mini Cooper.
Entre os equipamentos de série estão itens como cluster digital configurável, bancos em couro, iluminação ambiente com LEDs configurável, ar condicionado digital com zonas de temperatura individuais e carregador wireless para smartphones. As versões mais caras vem ainda com teto solar, head up display, além de sistema de som premium.
Em termos de motores não há novidades, as versões mais caras do carro vem equipado com o motor 1.5L três cilindros turbo, com três cilindros com e dois níveis de potência lá na Europa: 102 e 136 CV, já a top de linha Mini Cooper S 2022, traz motor 2.0, quatro cilindros que desenvolve 178 CV de potência, enquanto a versão John Cooper Works (JCW), vem equipada com o mesmo motor 2.0L do Cooper S, só que calibrado para desenvolver 231 CV.
Na versões mais simples o é manual de seis velocidades ou automatizada de dupla embreagem com sete velocidades Steptronic, já a versão JCW está disponível exclusivamente uma caixa automática de oito velocidades com configuração esportiva.
Há ainda como opcional para a versão mais cara S, suspensão com amortecedores adaptativos, esses novos amortecedores se ajustam automaticamente a cada 50 a 100 milésimos de segundo, dependendo da situação de condução ou piso da estrada.
Por fim há ainda um novo pacote de segurança ativa, chamado Drive Assistence Pack, que agrega itens como alerta de saída da faixa de rolagem, além de piloto automático ativo com função Stop/ Go, que mantém a velocidade programada e uma distância segura do veículo que vai à frente, podendo frear ou acelerar o carro de forma automática seguindo o veículo à frente.
Na Europa há ainda uma versão “full-electric” do Mini Cooper que deve ser lançada também no Brasil, essa versão conta com uma potência equivalente a 183 CV, extraído de um motor 100% elétrico. Tendo autonomia para rodar entre 203 e 234 km, pode parecer pouco, porém o objetivo dessa versão é ser um carro puramente urbano, ou seja, para rodar apenas no dia a dia nas cidades.
A expectativa é que o Mini Cooper 2022 comece a ser vendido na Europa no próximo trimestre, já no Brasil a novidade deve chegar ao país apenas no final de 2021.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
O motor 2.0 Turbo foi rebaixado ? Tinha 192 CV e foi para 174 CV? Quase 20 CV a menos, justamente o ponto mais atraente em um Mini Cooper? A BMW quer matar os Minis? Por que a reportagem na fala nisso ?