Lançada em 2008, a versão spacewagon do Mini Cooper traz as belas e marcantes linhas do mais famoso carro britânico, em um inédita versão “perua”, e ao contrário do que muita gente afirmava o identidade do carro foi mantida, e o Mini Cooer Clubman é certamente impossível de não ser notado nas ruas.
Quanto ao desempenho, os modelos da Mini, nunca foram conhecidos por serem esportivo, quanto ao Clubman a história é em parte diferente.
A versão S do modelo é equipada com um motor 1.6 com 175 cavalos podendo atingir a marca dos 230 km/h indo de o a0s 100 km/h em 7.6 segundos, já a versão mais básica tem debaixo do capô um motorização de 1.4 litros com 120 cavalos, versão está que deve passar a intermedíaria com o lançamento do Mini Cooper One Clubman, que está previsto para fevereiro, durante a edição 2009 do Salão de Genebra.
Apesar de ser uma spacewagon modelo por natureza compridos, o Clubman mede exatos 4 metros, sendo 25 cm maior do que a versão convencional do Mini Cooper.
No total há espaço para quatro pessoas
O Cooper Clubman traz ainda uma terceira porta, que é dividido em duas partes.
No Estados Unidos o modelo, é vendido pela quantia de 20, 000 dólares. Apesar da BMW, proprietário da Mini ter confirmado que comecará importar o Cooper para o Brasil, ainda não previsões quanto a uma possível vinda do Clubman.