A Mini começou a vender recentemente no Brasil, o Mini Countryman 2021, renovado o SUV chega ao país com preços bastante salgados, que vão de R$ 199.990 a R$ 299.990.
Índice desta matéria
Preços do Novo Mini Countryman 2021:
Mini Countryman 1.5 turbo 4×2 R$ 199.990
Mini Countryman 1.5 turbo híbrido plugin R$ 251.900
Mini Countryman JCW 2.0 turbo R$ 297.000
OBS: A Mini está fazendo uma promoção com as ultimas unidades do modelo antigo, ofertando o carro na versão Countryman Top, 2020/2020, com motor 2.0 de 192 cv e com pintura cinza por R$ 169.990, sendo que até então o preço desta versão antiga era de R$ 187.990.
Visual do novo Mini Countryman 2021
Visualmente as modificações foram tímidas, o carro recebeu uma nova grade frontal, além disso há novos faróis equipados com iluminação por 100% em LED e um novo desenho, o desenho e as tomadas de ar do para-choque também foram modificadas, deixando o SUV com um aspecto mais agressivo.
Novos motores no Countryman 2021
O grande destaque do Mini Countryman 2021 fica por conta da sua nova motorização, o carro passou a apostar em motores híbridos plugin (com motor elétricos recarregados na tomada), o modelo chega ao país com três opções de motores, 1.5 turbo, 1.5 turbo híbrida e a top de linha 2.0 turbo. Falaremos mais detalhes sobre cada uma delas abaixo.
Motor a gasolina
A versão de entrada do Novo Mini Countryman 2021 (R$ 199.000) vem equipada com motor 1.5L TwinPower Turbo, três cilindros a gasolina, capaz de desenvolver modestos 136 CV de potência e 23 kgfm de torque. A transmissão é automática de sete velocidades com dupla embreagem e a tração é 4×2 dianteira.
Motor híbrido
Em sequencia temos a configuração plug-in hybrid do Mini Countryman 2021, essa é a grade novidade da linha 2021 (preço de tabela de R$ 251.100), o carro conta com o mesmo motor 1.5L três cilindros da versão de entrada, porém aqui esse motor a gasolina é coadjuvante, o bloco a combustão, geralmente só entra em ação em situações em que é necessário mais potência, como em uma ultrapassagem ou quando o motorista está em alta velocidades, sendo que a maior parte do tempo o carro é movido pelos motores elétricos.
Quando o motorista do Mini Countryman híbrido está rodando em baixa velocidade, como nas cidades, o carro é impulsionado apenas por um motor elétrico. De acordo com a Mini, a autonomia do Countryman 2021 híbrido é 57 km apenas usando o modo elétrico, ou seja, sem beber uma gota de gasolina, já combinado com o motor a combustão o SUV tem consumo de 22.3 km/l na cidade e 23.6 km/l na estrada, lembrando que é na cidade, ou seja, no anda e para que o sistema híbrido apresenta melhor vantagem.
Baterias do motor elétrico são recarregadas na tomada
O grande diferencial do Mini Countryman híbrido em relação aos outros híbridos comuns, como por exemplo o Toyota Prius é o fato do sistema da Mini ser do tipo plugin, ou seja, as baterias do motor elétrico podem ser recarregadas na tomada, o que ajuda a reduzir ainda mais o consumo e permite ao carro rodar sem precisar usar gasolina. Em uma tomada convencional de 220 V são necessários quatro horas para recarregar as baterias do motor elétrico, já em carregador rápido do tipo wallbox são necessários apenas duas horas, a autonomia com o motor elétrico é de 57 km.
Potência do motor híbrido
A potência combinada do Mini híbrido é 224 CV, com torque máximo de 37 kgfm. O câmbio é automático de seis velocidades e a tração é integral nas quatro rodas, ou seja 4×4.
Versão esportiva JCW também já está sendo vendida
Para quem busca esportividade em vez de eficiência, a Mini já oferecer no Brasil a insana versão John Cooper Works, ou JCW do novo Countryman (preço de R$ 297.000), ela vem equipada com motor quatro cilindros 2.0L TwinPower Turbo capaz de desenvolver bons 306 CV, a transmissão é automática de oito velocidades e a tração também é 4×4.
Para os fãs de track days, o carro conta com Sistema de Lauch Control, freios maiores e melhores, suspensão rebaixada e com um ajuste e componentes esportivos, além de modos eletrônicos de condução exclusivos. O desempenho do Mini Countryman JCW impressiona para um SUV, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 5.8 segundos.
Interior Mini Countryman 2021
Passando para o interior, o Mini Countryman 2021 traz como novidade uma nova central multimídia com tela de 8.8 polegadas touch screen, além disso, o carro recebeu um novo quadro de instrumentos 100% digital, além de um acabamento mais refinado.
No geral a cabine manteve o aspecto tradicional dos carros da Mini, destaque para para o desenho em circulo no centro do painel, que lembra um relógio, além disso a manopla de câmbio é inspirada em aviões, e o acabamento do Countryman é rico em detalhes, há muito couro, e algumas partes contam com alumínio. O modelo também dispõe de iluminação ambiente com pontos de LED espalhados pela cabine.
Dependendo da versão escolhida os bancos são forrados com Alcantara, com texturas acolchoadas, o que da um charme a mais de luxo e sofisticação a cabine do Mini Countryman.
Dimensões do Mini Countryman enganam
Embora em tese seja considerado um SUV compacto, o Mini Countryman está longe de ser “mini”, ele mede 4.29 m de comprimento, enquanto o entre-eixos fica em 2.67 m, o que garante um bom espaço interno. O porta-malas é capaz de acomodar até 450 litros, também uma dimensão digna de SUV, seu porta-malas é maior do que por exemplo o do Jeep Compass. Lembrando que apesar de ser um Mini, ele usa a mesma plataforma da BMW, mais precisamente o Countryman usa a mesma base do BMW X1, esta base é chamada pela mini de UKL2.
Mercado…
Enfim o Novo Mini Countryman 2021 é uma opção para quem busca algo diferenciado no mercado de SUVs, o carro é estiloso, econômico e muito luxuoso, o único problema é o preço salgado. O modelo disputa mercados com carros como Volvo XC60, Mercedes GLA, Land Rover Discovery Sport Lexus UX, esse último assim como o Countryman conta com uma versão híbrida, que alias deve ser um dos diferencial do modelo.
Segundo a Mini as versões híbridas sozinhas deverão ser responsáveis por 70% das vendas do Countryman no Brasil