A Mini está entrando em uma nova era, reformulando por completo toda sua linha de produtos, o primeiro desta nova safra é o novo Mini Countryman 2024. O SUV da marca chega a sua terceira geração ganhando agora uma carroceria 13 cm maior, passando a ser o maior modelo já feito na historia da Mini, além disso, estreia novos itens tecnológicos como condução autônoma Nivel 2, novas opções de motores, com opções a gasolina ou elétrico, com potência entre 170 cv até 313 cv, além de versões com tração 4×4 e um padrão visual inédito, um tanto polémico, tanto no exterior quanto no interior.
Índice desta matéria
Não custa lembrar que a Mini é uma das montadoras mais tradicionais da Inglaterra, quem não lembra do famoso Mini Cooper do Mr Bean, personagem mais famoso do humor britânico. Mesmo após ser comprada pela BMW no ano 2000, as fabricas principais da Mini permaneceram no Reino Unido em seus locais originais, mais precisamente nas cidades de Oxford e Swindon.
Mas com o novo Countryman 2024 a coisa será um pouco diferente, este será o primeiro Mini a ser construído na Alemanha, mais precisamente na fábrica da BMW em Leipzig. Isso porque o Countryman 2024 usa a mesma plataforma do BMW X1, chamada de BMW UKL2, inclusive as dimensões são similares as do SUV BMW. Mas calma que a bandeira da Inglaterra ainda estará estampada, subliminarmente, nas lanternas traseiras do Mini (foto abaixo).
Desde o primeiro Mini, lançado na Inglaterra na década de 1950, as principais marcas visuais eram seus faróis ovais e a carroceria com formato compacto e arredondado, o Mini era famoso por ser mini.
Você olhava um modelo da marca nas ruas e já sabia que se tratava de um Mini. Porém, o Countryman 2024 rompe com este padrão visual tradicional, abandona os farois redondos por faróis com traços retos e uma carroceria com perfil mais quadrado e alongado. É um estilo bonito e moderno, porém, que pode causar uma certa estranheza para aos fãs mais tradicionais da marca Mini.
Em comparação com a segunda geração do Mini Countryman, lançada em 2017, esta terceira geração cresceu 13 cm no comprimento, tendo agora 4,43 m, a altura saltou cerca de 10 cm, totalizando agora 1,66 metros, enquanto a distância entre eixos foi ampliada em 3 cm, passando para 2,69 m e a largura foi estendida em 2 cm. Compare na foto abaixo a diferença de tamanho entre as três gerações do Mini Countryman.
Além de criar um aspecto visual mais imponente, podemos dizer, típico de um SUV de verdade, o espaço interno no Countryman foi ampliado consideravelmente, principalmente no banco traseiro que agora corre sobre trilhos, podendo ter sua distância em relação aos assentos dianteiros ajustada em até 13 cm, além de terem encostos reclináveis em até 12 graus, trazendo mais conforto em viagens longas para quem viaja atras. Ainda falando sobre o espaço interno, o porta malas do Coutryman 2024 acomoda no modo normal 480 litros, um aumento considerável de de 80 litros em relação a geração passada, as versões 4×4 têm porta malas menor, com 450 litros.
A cabine do novo Mini Coutryman 2024 tem estilo e acabamento minimalista, totalmente diferente do já visto na marca. Assim como o exterior é um tanto polêmico, o painel visual limpo e com poucos botões físicos, o acabamento em relação aos modelos anterior foi simplificado, ao invés de couro no painel e diferentes tipos de materiais no acabamento, o pessoal da Mini optou por simplificar e revestir o painel e as portas com uma especie de tecido poliester reciclado. Praticamente todos os detalhes cromados ou brilhantes presentes nas gerações anteriores foram retirados da cabine.
O grande destaque na cabine é a tela redonda do sistema multimídia, que agora abrigará também o painel de instrumentos, esta central oficialmente tem o nome de MINI Interaction Unit, possui uma tela de alta resolução OLED em formarto circular e usa um sistema operacional próprio da Mini, baseado no Android da Google. Este painel é uma referencia ao da primeira geração do Mini Cooper lançado na década de 1950, que tinha apenas um único e pequeno mostrador circular no centro da cabine.
Para quem não achar pratico ter que olhar para tela da central todas as vezes para conferir a velocidade – por padrão a velocidade ficará em destaque no topo do circulo, há como um opcional o head up display, que projeta informações essenciais como a velocidade no para-brisa logo acima do volante.
Entre os equipamentos disponíveis estão teto solar panorâmico bancos elétricos dianteiros com memória, internet 5G a bordo e funções remotas via smartphone.
Com relação a tecnologia, pela primeira vez o Mini Countryman passará a ter recursos avançados de condução semi-autonoma Level 2, capaz de literalmente conduzir o carro de forma automática em algumas vias ou estradas em velocidades de até 60 km/h. Nestas situações, como no transito, o motorista pode até tirar as mãos do volante, que o carro é capaz de acelerar, freiar e se manter na estrada sozinho, isso graças a vários sensores, radares e câmeras inteligentes que monitoram e lêem a estrada e os outros veículos ao redor em tempo real, sendo que este sistema da Mini é capaz inclusive de auxiliar o motorista na hora de fazer ultrapassagens, trocar de faixa ou pegar uma saída na estrada, sendo capaz de calcular se há espaço necessário para fazer a manobra e se a velocidade é a ideal, ajudando a evitar a acidentes. Há ainda piloto automático adaptativo e auxilio para manter o carro na estrada.
Estes mesmos sensores 360 graus, também auxiliam ao motorista na hora de manobrar para estacionar o carro, são 12 sensores no total, além do sistema de estacionamento 100% automático, há inclusive a possibiilidade de estacionar de forma remota, via smartphone, por exemplo, em vagas apertadas de predios ou shoppings, para evitar de raspar a porta ao entrar e sair do carro, é possível sair do carro antes de estaciona e terminar a manobra pelo celular.
Mas calma, não se anime muito, a Mini já avisa que estes recursos mais avançados e caros, como o sistema de direção semiautônoma “Driving Assistant Professional” além do sistema de estacionamento remoto, serão ofertados como opcionais, inclusive nas versões mais caras.
De início o novo Mini Countryman 2024 será ofertado em quatro versões: partindo da mais barata, chamada Countryman C, equipada com um novo motor 1.5 turbo 3 cilindros, a gasolina, que desenvolve 156 cv de potência, combinado sempre com um pequeno sistema híbrido leve que desenvolve, por um curto período de tempo, 19 cv extras, dando ao carro a potência combinada de 170 cv e 28 kgfm de torque, lembrando que o sistema elétrico recupera a energia dos freios e utiliza para auxiliar a motor a combustão em situações como arrancadas ou ultrapassagens, além de alimentar os recursos elétricos, ajudando a diminuir o consumo de gasolina.
Com este conjunto de 170 cv, o novo Countryman C vai de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 212 km/h de velocidade máxima.
Agora haverá duas versões elétricas do novo Mini Countryman 2024, a já conhecida do publico Countryman E e a inédita SE All4.
A primeira e mais modesta, é equipada com motor 100% eletrico de 204 cv e 25 kgfm de torque, tendo autonomia para rodar 462 km com uma carga completa, aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e velocidade máxima de 170 km/h.
A nova configuração SE ALL4, é uma especie de versão esportiva elétrica 4×4, equipada com dois motores 100% elétricos totalizando 313 cv de potência e 49.4 kgfm de torque, porém tem autonomia menor em relação a versão E, ficando em 433 km. Sua tração é sempre integral nas quatro rodas e o desempenho agrada muito, 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e máxima de 180 km/h.
O posto de versão mais veloz segue com a famosa JCW (John Cooper Works), modelo preto nas fotos acima, é equipada com um poderoso motor 2.0 turbo, 4 cilindros com 300 cv na versão européia ou 312 cv na configuração norte americana, o Countryman JCW 2024, tem tração 4×4 e acelera de 0 a 100 km/h 5,1 segundos com máxima de 250 km/h na configuração USA, ou 5.2 segundos e máxima de 212 km/h na versão europeia, é a mais veloz da linha.
Na Europa haverá ainda em breve, a chegada da versão intermediária Countryman S, equipada com motor 2.0 de 201 cv, trabalhando junto com um sistema híbrido leve de 19 cv, totalizando a potência combinada de 218 cv, sempre com tração 4×4, porém os dados de desempenho ainda não foram revelados. Ainda para breve, a Mini deve colocar no mercado europeu uma versão diesel, batizada de Countryman D, ainda tambêm sem detalhes divulgados.
Acreditamos que esta nova geração do Mini Countryman deva desembarcar no Brasil no ultimo quarto de 2024, enquanto que na Europa a entrega das primeiras unidades deve começar a partir de março, atualmente as versões Countryman C, JCW e as elétricas já estão em fase de reserva e pré-venda.
No Reino Unido, os preços do novo Mini Countryman 2024 começam em 29,325 libras (R$ 181.980 reais) na versão C 170 cv, enquanto a configuração JCW 310 cv parte de 41.520 libras (R$ 257.000 reais). Sendo que as versões elétricas começam em 42.080 libras (R$ 260.500), para a Countryman E 204 cv, sendo que o Countryman SE 4×4 de 310 cv custará em torno das 45.000 libras (R$ 278.600). Quer saber quando custará no Brasil? Pegue qualquer um destes valores acima e acrescente 35%, que incluem ai impostos e custos de importação.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.