A Mini está colocando no mercado uma nova versão do seu modelo mais furioso, o Mini John Cooper Works. Chamado de Challenge a nova configuração traz o mesmo 2.0L Turbo com 230 CV, porém com uma série aprimoramentos para deixar o desempenho do hatch esportivo ainda mais nervoso e o visual mais exclusivo.
Uma das principais alterações está na carroceria, que passou por uma dieta para ficar 15 kg mais leve, o peso total agora é de apenas 1.215 kg. O design do carro também mudou, as rodas de 17 polegadas são exclusivas da versão e calçados por pneus de alta performance da francesa Michelin. Outro diferencial é um kit aerodinâmico chamado de Pro AeroKit, que traz um novo spoiler traseiro, além de tomadas de ar dianteiras com acabamento em fibra de carbono e novas capas dos retrovisores também em carbono, a grade frontal também conta com um friso vermelho.
Já no interior o diferencial fica por conta dos bancos esportivos forrados com couro aveludado Alcantara. Para aumentar ainda mais a diversão o carro vem de série com câmbio manual de seis velocidades.
Por fim a suspensão também foi revista ganhando um acerto mais voltado para as pistas de corrida, com molas mais rígidas e o sistema de freios conta agora com monstruosas discos de freios (com 330 mm na dianteira) da italiana Brembo, as pinças são pintadas em vermelho.
Com 230 CV debaixo do capô e pouco mais de 1.200 kg de peso, o Mini Challenge só poderia ter um desempenho surreal, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.7 segundos e atinge uma velocidade final de 246 km/h. Nada mau para um hatch compacto que em um primeira geração (na década de 50) tinha pouco mais de 50 CV.
Segundo a Mini apenas 100 exemplares do Cooper Challenge serão fabricadas, ao custo de 32 mil libras cada (que equivalem a cinco vezes mais em reais).