A Mini está de volta ao mundo das competições de rali. A marca inglesa revelou oficialmente nesta quinta-feira (30 de setembro), o Mini WRC 2011, bólido que a partir do próximo ano irá disputar o Campeonato Mundial de Rali o WRC.
O Mini WRC foi desenvolvido em parceria com a Prodrive, uma das maiores autoridades na construção de bólidos de corrida e que atualmente é dona da maior parte da Aston Martin.
Para voltar a competir, a Mini escolheu o recém lançado Mini Coutryman, o modelo ganhou modificações radicais, a carroceria foi ganhou materiais mais leves, para melhorar a aerodinâmica o SUV foi equipado com um kit aerodinâmico, que inclui spoilers e aerofólio traseiro de forma inédita.
Além do fato de ser um utilitário esportivo, outro fator que fez o Countryman ser o modelo ideal da Mini, é que ele é o primeiro carro da marca a contar com tração all-wheel-drive (4X4), em condições normais, 50 % da potência vai para as rodas traseira, já em condições extremas essa marca pode chegar a 100 %.
No interior as modificações foram mais radicais. Como é comum nos carros de rali e de competição em geral, o interior é rústico e só há o essencial para se dirigir, tudo o resto foi retirado, porém assim como nos modelos de rua da Mini, os mostradores conservam as formas redondas, essa que é um das principais identidades da montadora. Os bancos são do tipo conha, para garantir a segurança dos ocupantes, o Mini ganhou um barras de aço tubular que atuam como uma cela de sobrevivência em caso de acidentes. O sistema de direção e câmbio também foi alterado.
O coração do Mini WRC é um motor quatro cilindros turbo 1.6 com 184 CV de potência, em desempenho o carro não deve fazer feio perante seus principais rivais no Campeonato Mundial de Rally, o Citroën DS3 WRC e Ford Fiesta RS WRC. De acordo com dados do fabricante ele será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7.6 segundos, já a velocidade final não foi revelada, porém é certamente superior a 210 km/h.
Em 2011 a Mini irá disputar seis das 13 etapas do campeonato mundial do WRC. O próximo ano será de experiencia para a marca, que pretende adquirir “Know How” para em 2012 disputar a temporada completa, e poder rivalizar de igual pra igual com Citroën e Ford. A Prodrive e a Mini também planejam comercializar o seu bólido para equipe independentes.