Projeção: Motor.Es
A Mitsubishi prepara para o próximo ano (2022), o lançamento do Novo Mitsubishi ASX 2023, o modelo que já está sendo desenvolvido pela marca japonesa vai apresentar uma evolução radical em relação ao carro atual, com design mais arrojado, motores mais eficientes e interior mais tecnológico. Confira os primeiros detalhes o ASX 2023.
Durantes vários anos, o ASX foi um dos principais carros da Mitsubishi no mundo, porém o SUV acabou perdendo o posto para o Eclipse Cross, se tornando envelhecido diante da concorrência cada vez mais agressiva, o ASX acabou se tornando um mero coadjuvante no segmento dos SUVs compactos. Porém agora nesta nova geração que está no forno, o modelo tentará dar a volta por cima.
O Mitsubshi ASX 2023 será um dos primeiros frutos da parceria da Mitsubishi com a Renault-Nissan, ele será desenvolvido sobre a mesma plataforma usada no Captur vendido no mercado europeu (que é completamente diferente do Captur vendido no Brasil).
O novo Mitsubishi ASX também utilizará a tecnologia E-TECH da Renault para oferecer uma inédita versão plug-in hybrid ao consumidor, ele poderá ser impulsionado apenas por um motor elétrico e podendo ser recarregado na tomada.
Também será oferecido em versões apenas com motor a gasolina, possivelmente adote o 1.5 MIVEC turbo injeção direta de 165 cv usado no Eclipse Cross. Já a tração será dianteira ou integral nas quatro rodas, lembrando que atualmente o ASX (Outlander Sport) usa o motor 2.0 flex de 170 cv.
Índice desta matéria
O grande destaque do Novo Mitsubishi ASX 2023 ficará por conta do seu design. O carro ganhará linhas arrojadas e futurista nesta nova geração, seu estilo vai mesclar elementos visuais vistos em lançamentos recentes da Mitsubishi, como o Novo Outlander e o recém mostrado AirTrek.
De frente, o Mitsubishi ASX 2023 deve se destacar pelo conjunto de faróis que será formado por dois segmentos, na parte superior uma faixa de LED e logo abaixo estão os faróis principais formados por três barras de LEDs, em comparação ao padrão atual podemos esperar um estilo muito mais esportivo e agressivo.
Já de perfil, o carro terá um aspecto esportivo com uma série de vincos e frisos para passar uma aparência mais musculosa a carroceria, seguindo a moda atual, o novo ASX terá teto com perfil mais baixo e curvo, assim como por exemplo o Land Rover Evoque, o que deve deixa o visual do SUV japonês com um aspecto de coupé esportivo.
Com relação as proporções o novo ASX deve se assemelhar bastante ao Renault Captur europeu (foto acima), devido ao uso da mesma plataforma, porém não sabemos qual será o nível do parentesco, ou seja, se a Mitsubishi irá apenas modificar o desenho da dianteira, da traseira e das portas em relação ao modelo Renault, ou então promoverá mudanças maiores na carroceria, vamos aguardar as primeiras unidades em testes serem flagradas.
No interior, o novo Mitsubishi ASX 2023 deve ter uma série de itens em comuns com os carros da Renaut, como painel digital, a tela da central multimídia e o câmbio com alavanca compacta do tipo eletrônica.
Sua cabine será muito mais refinada em relação ao atual ASX (foto abaixo), trazendo materiais de toque suave, couro revestindo o painel e uma série de equipamentos inexistentes atualmente no ASX como carregador wireless para smartphones, multimídia com internet 4G à bordo, comandos remotos, painel digital configurável, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital dual zone e sistema de direção semiautônoma.
Criar uma cabine mais refinada em relação ao modelo atual não será uma tarefa muito difícil para o pessoal da Mitsubishi, até porque o ASX é quase o mesmo há mais de uma década. O SUV já recebeu mais de três facelifts, porém seu interior pouco mudou nestes 10 anos.
O Mitsubishi ASX foi lançado por aqui em 2010 (foto acima), deixando de ser produzido localmente apenas no último mês (novembro de 2021), colecionando desde o seu lançamento cerca de 70.000 exemplares vendidos.
Em seu lugar, em 2020 a Mitsubishi lançou no pais o Outlander Sport (foto acima), que nada mais é do que a versão atualizada do ASX vendido no resto do mundo, a marca apenas mudou o nome para que o modelo antigo convivesse com o novo. Atualmente o preço do Outlander Sport começa em R$ 140.000.
A expectativa de que o Mitsubishi ASX 2023 seja revelado oficialmente no final do próximo ano e chegue às ruas da Europa e Estados Unidos no início de 2023, já no Brasil a novidade deve demorar para dar às caras, possivelmente apenas em 2024. Os primeiros protótipos estão previstos para começarem a rodar em testes no primeiro semestre de 2022 lá na Europa.
Vale lembrar que a Mitsubishi Motors vem passando por um momento delicado no mundo todo, com carros envelhecidos e sem grandes sucessos, a marca japonesa vem perdendo participação no mercado, e a aliança com a Renault-Nissan (que teve inicio em 2016 quando o grupo comprou quase 40% das ações da Mitsubishi), por enquanto é um fracasso, já que ainda não produziu nenhum novo modelo para a Mitsubishi.
No Brasil o último lançamento da Mitsubishi foi a Nova L200 Triton Sport que aconteceu em agosto de 2020, neste intervalo de 1 ano e meio no Brasil a marca lançou apenas duas séries especiais limitadas, uma do Outlander Sport e outra do Eclipse Cross.
O mesmo acontece a nível mundial, durante os últimos dois anos o único lançamento de verdade da Mitsubishi foi o novo Outlander 2022 que começou a ser vendido agora em 2021 em alguns mercados como Japão e Estados Unidos, com exceção do novo Outlander nos últimos 5 anos a montadora vem promovendo apenas reestilizações em seus modelos, sem lançar nenhum carro realmente novo.
Portanto o novo ASX 2023 é uma grande aposta da marca japonesa para garantir a sua sobrevivência para a próxima década.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.