A Mitsubishi está vendendo no Brasil desde novembro o Eclipse Cross, o SUV que resgata o nome do lendário esportivo da década de 1990, chama atenção pelo visual exótico que esbanja personalidade. Ele chega para rivalizar com modelos como Jeep Compass, Peugeot 3008 e VW Tiguan, porém seu preço assusta, o Eclipse Cross no Brasil parte de R$ 149,990.
Índice desta matéria
Ao todo no Brasil o novo Mitsubishi Eclipse Cross está à venda em duas versões: a HPE (R$ 149,900) e a HPE-S (R$ 155,900). A principal diferença entre elas é que a versão top de linha traz tração 4X4 S-AWC, um item quase que indispensável em um Mitsubishi.
Lançada no mercado exterior em 2017, o Mitsubishi Eclipse Cross se destaca sobretudo pelo visual, suas linhas combinam as formas de um coupé com SUV, seu estilo passa a imagem de ser um veículo rápido e robusto, a dianteira traz o novo padrão visual da Mitsubishi, batizado de “Dynamic Sheld”, é caracterizado pela enorme grade cromada que invade o para-choque e pelos faróis divido em duas partes com um conjunto menor e mais finos com luzes LED na parte superior da dianteira e os faróis principais e auxiliares montados no para-choque, este padrão visual vem sido bastante elogiado e já foi aplicado em outros modelos como Outlander, Novo Pajero e na linha 2020 da L200 Triton, que ainda não estrou no Brasil.
Já de perfil o crossover tem estilo robusto com amplas caixas de rodas, e linha de cintura ascendente marcada por vincos, que passam um porte musculoso ao Eclipse Cross. Porém o destaque e a parte mais polêmica do visual do novo Mitsubishi é a traseira, que traz uma espécie de spoiler que divide a janela em duas partes, além de abrigar as lanternas – é diferente porém divide opiniões. Essa solução é semelhante a vista em modelos como Citroen C4 VTR e o Mercedes CLC.
As rodas de liga leve do Eclipse Cross são de 18 polegadas, calçadas por pneus 225/55 R18.
No Brasil o Eclipse Cross vai se posicionar no mercado entre o ASX e o Outlander, modelos com que compartilham a mesma plataforma com o Eclipse Cross, que mede 4.40 m de comprimento, 1.80 m de largura e 1.68 m de altura. Assim como os irmãos de plataforma ele tem entre-eixos de 2.67 m, o espaço interno agrada e pode acomodar com conforto quatro passageiros adultos, o porta-malas varia entre 341 a 488 litros, mas pode aumentar para com os bancos rebatidos. Um detalhe legal da engenharia do carro é o banco traseiro, que corre sobre trilhos, e pode ser ajustado, além de poder ainda ser reclinado, o banco traseiro ainda é bi-partido, na proporção 60/40.
Por dentro o Eclipse Cross é mais sofisticado e moderno comparado aos demais carros da Mitsubishi. O acabamento é de boa qualidade com materiais de toque suave no painel. Entre os principais equipamentos estão itens como head up display que projeta informações no para-brisa, entrada e partida sem chave, assistente de farol alto com ajuste automático, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos retrateis, freios de mão elétrico com acionamento por botão, bancos em couro, central multimídia com tela touch-screen de 7 polegadas com conectividade para smartphones, GPS integrado, além de aplicativos como Waze, Spotfy, ar-condicionado digital dual zone, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, além de banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros com aquecimento no encosto e no assento e teto solar panorâmico duplo elétrico.
Na parte da segurança o Eclipse Cross também faz bonito, vindo com nove airbags, sistema de frenagem automática quando detectado um risco de colisão, piloto automático adaptativo inteligente ACC que mantém uma distância segura do veículo à frente, sensor de ponto cego, aviso de saída da faixa de rolagem, monitoramento de trafego cruzado traseiro – que alerta ao motorista a presença de carros ou pedestres na traseira e nas laterais do carro, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em ladeiras HSA – que impede que o carro volte, freio de estacionamento com função auto-hold, que só desabilita o freio de estacionamento quando o motorista pisa no acelerador, controles de tração e de estabilidade ASTC.
Destaque ainda para o conjunto mecânico bem acertado do Mitsubishi Eclipse Cross, ele vem equipado com motor 1.5L Turbo com injeção direta, que garante respostas rápidas, apesar de não emocionar o bloco que bebe apenas gasolina desenvolve 165 CV de potência e 25.5 kfgm de torque, já o câmbio é automático tipo CVT que simula oito velocidades e permite trocas de marchas também de forma manual sequencial por borboletas atrás do volante.
O comportamento do Eclipse Cross é bem ágil, ele faz curvas como um esportivo, graças a suspensão independente nas quatro rodas, embora falte um pouco fôlego nos trechos de reta. Segundos dados de fábrica ele vai de 0 a 100 km/h em 11.1 segundos (11.4 s na versão 4×4) e pode atingir 195 km/h de velocidade máxima. Apesar de quem testou o carro nas pistas, afirma que na versão 4×4, o Esclipse Cross que ele acelere de 0 a 100 km/h na casa dos 9.5 segundos.
Já o consumo de combustível do Mitsubishi Eclipse Cross fica em média de 8.6 km/l na cidade e 11.4 km/l na estrada, números razoáveis. O tanque de combustível tem capacidade para 63 litros na versão 4×2 ou 60 litros na versão 4×4. O Eclipse Cross na versão 4×2 pesa 1540 kg, enquanto a versão 4×4 pesa 1605 kg.
A tração do Eclipse Cross é bastante moderna e eficiente, é a S-AWC, ela foi desenvolvida originalmente para o esportivo Lancer Evolution, ela é controlada de forma automática através da central eletrônica AYC, que distribui a tração de acordo com a necessidade, ou de acordo com o modo de tração escolhido: “Auto” – na qual o sistema distribui a tração automaticamente, “Snow” – indicado para pisos molhados, escorregadios ou com lama, além do modo “Gravel”, que otimiza o sistema para rodar em pisos irregulares como estradas de terra, pedras e pisos que podem causar atolamento.
Cores…
Cores: O Eclipse Cross está disponível no Brasil com 7 opções de cores: Vermelho Diamond, Branco Perolizado, Cinza Titanium, Preto Perolizado, Prata Sterling, Azul Metálico e Bronze Metálico.
Em resumo o preço do Eclipse Cross é salgado, porém o carro tem muitas qualidade, sendo muito superior frente ao ASX, ele traz uma série de atributos do design moderno, ao bom conjunto de equipamentos de série e espaço interno amplo, sem ter uma carroceria exageradamente grande como outros SUVs, além da tração 4×4 bastante avançada.
Por aqui o Eclipse Cross vem importado do Japão, porém a partir de 2019 a Mitsubishi promete passar a produzi-lo no Brasil. Ele vai disputar mercado em um dos segmentos mais concorridos do país, mas dúvidas tem atributos para incomodar a concorrência, a meta da Mitsubishi é de vender 300 exemplares ao mês, sendo que deste montante é esperado que sejam 60% com tração dianteira e 40% com tração 4×4.
Motor: 1.5 Turbo, 4 cilindros, injeção direta gasolina 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque
Câmbio: Automático CVT (8 marchas simuladas no modo manual)
Tração 4×2 ou 4×4
Dimensões:
Comprimento 4,40 metros
Entre-eixos 2,67 metros
Altura livre do solo: 20,2 cm
Peso 1.605 quilos (4×4)
Porta-malas 341 litros a 480 litros (dependo da posição do banco traseiro)
Tanque de combustível 63 litros (60 litros 4×4)
Suspensão:
Suspensão dianteira: Independente, McPherson
Suspensão traseira: Independente, Multi-link
Rodas e pneus:
Liga leve aro 18
Pneus 225/55 R18
Freios:
Disco ventilado nas quatro rodas
Esclipe Cross 1.5 Turbo 4×2 R$ 149.990
Eclipse Cross 1.5 Turbo 4×4 R$ 155.990
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.