O mercado brasileiro acaba de receber mais um modelo com tecnologia híbrida, apesar de ainda serem poucos e caros, este tipo de veículo aos poucos vão chegando por aqui com mais força. A Mitsubishi está lançando o Outlander PHEV, o primeiro 4×4 híbrido do mercado brasileiro, e ele não é um híbrido normal, conta com a tecnologia “plug-in”, ou seja, conta com a possibilidade de recarregar as baterias do motor elétrico em uma tomada comum.
Com preço salgado de R$ 190.000, (quase R$ 50.000 a mais do que o pedido pela versão top GT do Outlander), ou seja, economizar combustível e contribuir com o meio ambiente ainda custa muito caro no Brasil, porém há uma luz no fim do túnel, o governo já trabalha em reduzir os impostos para este tipo de veículo no país.
A japonesa Mitusbishi é uma das marcas pioneiras na desenvolvimento de carros híbridos e elétricos, e o Outlander PHEV da um show em matéria de tecnologia, ele conta com um sistema de propulsão composto por nada menos do que três motores, isso mesmo são dois motores elétricos cada um gera 82 cv, completado por um motor 2.0, quatro cilindros a gasolina, com 121 cv de potência.
Os motores elétricos ficam posicionados sobre os eixos do carro, cada um é responsável pela tração do respectivo eixo. A tração é sob demanda sendo na maioria dos casos 4×2 dianteira, porém quando necessário, o eixo traseiro também passa a ter potência.
Este diferente sistema de propulsão pode funcionar em três modos diferentes, controlados de forma eletrônica:
Modo elétrico> Em velocidades baixas, como ao se andar no transito pesado das cidades, o Outlander é movido apenas pelos motores elétricos, neste caso a autonomia é de 52 km sem consumir uma gota de gasolina. Neste sistema há um recurso interessante e importante, como o carro não faz barulho, há um sistema de som que emite um som de rolamento em baixa velocidade para alertar o pedestre.
Modo híbrido> Funciona intercalando os motores elétricos quando não é exigida tanta potência, e aciona o motor a combustão para gerar mais força e para fornecer energia para recarregar as baterias, por exemplo em velocidades maiores, para subir ladeiras ou fazer ultrapassagens.
Modo híbrido paralelo> Neste modo indicado para situações que exijam mais força e velocidade é o motor a gasolina que empurra o Outlander, e os motores elétricos auxiliam quando é exigida mais potência, tendo uma potência combinada de até 200 cv.
Um detalhe muito interessante é que assim como acontece com os modelos elétricos, o Outlander PHEV não possui câmbio, ou seja, não possui marchas, apenas uma transmissão de relação fixa automática, há três posições na alavanca Drive (para o carro andar), N (neutro), R (ré) e B (modo para recarregar as baterias). De acordo com a Mitsubishi ele vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos, uma boa marca, se levado em conta o peso extra do complexo conjunto híbrido, no total o Outlander PHEV pesa 1.810 kg, a velocidade máxima é de 170 km/h, os motores elétricos levam o carro até 120 km/h.
Caso o motorista fique ser carga no caminho, há um botão próximo a alavanca de transmissão “CHRG”, que aciona o motor a combustão para recarregar as baterias, ele recarrega até 80% da carga e consumindo 3 litros de gasolina. Há um segundo botão “SAVE” que desliga as baterias, poupa elas para um uso futuro
A grande vantagem deste conjunto híbrido claro é o baixo consumo, no modo híbrido segundo a Mitsubishi o carro pode fazer até 52.2 km/l, tendo uma autonomia para rodar até 824 km com um tanque. As baterias são recarregadas de três formas: uma com o uso do carro recarregadas pelo motor a gasolina, outra pelo sistema de freios, que assim como na F1 possuem sistema de regeneração de energia, ou através de uma tomada comum 110v ou 220v, plugado na tomada o Outlander PHEV demora 5 horas para ter suas baterias recarregadas por completo no 220 volts, ou 10 horas em uma tomada 110v.
Todo esse sistema híbrido é controlado por meio de um computador no painel, ele exibe detalhes como modo de condução que está sendo utilizado, fluxo de energia, autonomia, consumo, carga da bateria, o motorista pode ainda controlar várias funções do carro através de um aplicativo, para smartphone ou tablet de forma remota, ou seja, de fora do carro o dono pode monitorar o carregamento, até mesmo ligar o veículo e acionar o ar-condicionado ou aquecedor.
Além do sistema híbrido o Outlander PHEV vem completo com 7 airbags, sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas e DVD, controle de estabilidade ativo, alerta para mudanças de faixa, piloto automático com radar para evitar colisões dianteira, alerta de pedestre, faróis de xénon, rodas aro 18 com pneus 225/55, partida sem chave, sensor de estacionamento com câmera traseira, ar-condicionado dual zone, bancos em couro entre outros itens.
Sem dúvidas o Mitsubishi Outlander PHEV será um dos carros mais tecnológicos à venda no Brasil, pena o preço proibitivo que deve fazer o modelo ter vendas tímidas, tanto é que a Mitsubishi fala em comercializar uma média de apenas 15 unidades por mês em todo o Brasil.
O Outlander PHEV será apresentado oficialmente em outubro no Salão de São Paulo, as primeiras unidades devem ser entregues aos compradores apenas no começo de 2015.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.