Com final de produção no Japão anunciada para este ano o Mitsubishi Lancer EVO, ganha no país nipônico uma versão de despedida, ela será limitada a apenas 1.000 unidades e contará com algumas particularidades, (infelizmente o motor de 480 cv mostrado na versão conceitual não permaneceu no carro de produção esta configuração trará o motor normal do Lancer EVO um bloco 2.0 quatro cilindros turbo de 290 cv), porém o carro traz novos itens como suspensão com molas da marca Eibach, e amortecedores Bilstein, freios mais eficientes da marca Brembo, rodas raiadas da BBS, além de opções exclusivas de cores para a carroceira e brasões alusivos a versão.
Por dentro o Lancer Final Edition conta com bancos esportivos da marca Recaro com couro preto e costuras vermelhas, este mesmo material aparece nos revestimento do painel, nas forrações das portas, volante e na alavanca de câmbio. Ele virá ainda com uma plaqueta metálica no console central, que identificará o carro de 1/1000 dentro da edição limitada de despedida.
Na parte mecânica além do motor de 290 cv, o Lancer Evo X Final Edition conta com transmissão manual tradicional de apenas 5 marchas.
Versão conceitual de 480 cv não vingou…
Lembrado que no final do ano passado a Mitsubishi havia mostrado no Salão de Tóquio, a Lancer EvoX Final Edition concept, o carro chamava atenção por contar com motor 2.0 turbo de 480 cv, graças a alterações na ECU e um sistema de turbo mais poderosos da marca HKS. Porém esta versão potente ficou apenas no conceito.
O Evo X Final Edition mostrado aqui será exclusivo para o Japão e como dissemos terá uma produção limitada a apenas 1000 unidades.
No Brasil a despedida do Lancer EVO X ficou a cargo da versão limitada com preparação John Easton, que entre outras alterações conta com motor de 340 cv.
Por enquanto a Mitsubishi não tem planos de lançar um substituto para o Lancer EVOLUTION, lembrando que esta é décima geração da versão esportiva do sedan Lancer, a primeira foi lançada em 1992 e a atual chegou ao mercado já faz um tempinho, foi em 2007, desde então o Lancer EVO sofreu apenas leves melhorias. Ícone entre os japoneses Evolution também fez sucesso no mundo das competições, além de participar de provas de turismo, o carro se sagrou vencedor de 4 campeonatos mundiais de rali, o famoso WRC.
Abaixo você confere as principais gerações do Lancer Evolution da primeira até a décima geração (1992 a 2008):
Acima o Lancer EVO I primeria geração lançada em 1992
Acima o Lancer Evolution II, versão ainda baseada na primeira foi lançada em 1994
Acima já o Lancer Evolution IV (quarta geração lançada em 1996)
Lancer EVO V lançado em 1998, tido por muitos como o melhor Evolution já feito
O Lancer EVolution VI, trazia apenas leves melhoria em relação a quinta
O Lancer EVO de sétima geração foi lançado em 2001, trazendo tudo novo, plataforma carroceria e mecânica.
Enquanto o modelo Lancer EVO VIII de sétima geração foi lançado em 2004
A Nona geração do Lancer chegou ao mercado em 2006, trazendo pequenas novidades, e usando ainda a mesma base da sétima geração lançada em 2001
Por fim no final de 2007 a Mitsubishi lançava o Lancer EVOlution X, a décima geração do sedan
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