Demorou mas finalmente a Mitsubishi brasileira está encerrando a produção do Lancer, o famoso e icônico modelo japonês já havia se despedido do mercado exterior em 2016 e desde então sua produção se mantinha ativa apenas no Brasil.
Este é o adeus derradeiro, o Mitsubishi Lancer se despede mundialmente em sua décima geração, agora pra valer e sem ter um substituto a vista.
A primeira geração do Lancer foi apresentada em 1992, e a atual décima geração foi lançada em 2007 no Japão, chegou ao Brasil em 2012 e ganhou nacionalidade brasileira em 2014, quando passou a ser montado na fábrica da Mitsubishi em Catalão, Goiás.
Nestes 8 anos no mercado brasileiro o Lancer não sofreu qualquer mudança, tanto no visual quanto na parte mecânica, o que o deixou defasado frente aos rivais, por exemplo, a Mitsubishi nunca chegou a tornar flex o motor 2.0 de 160 cv usado pelo sedan, ele insistia de beber apenas gasolina.
Apesar da idade avançada o Lancer ainda seguia tendo uma certa procura, fechou 2019 com uma média de 112 carros comercializados ao mês, totalizando 1.353 carros emplacados no ano de 2019, médias muitos próximas de modelos como Citroën C4 Lounge, Kia Cerato e Ford Fusion.
Um dos diferenciais do Lancer no Brasil atualmente era seu preço mais baixo que os rivais, além do estilo já clássico (que apesar da idade ainda agradava), a boa lista de equipamentos também agradava.
Atualmente (janeiro 2020) o modelo era encontrando nas lojas partindo de R$ 77.990, bem abaixo dos R$ 95 mil pedidos pelos rivais famosos como Corolla e Civic.
Oficialmente de tabela o Mitsubishi Lancer 2019 custava R$ 81.990, sendo que a versão mais equipada HL-T saia por R$ 86.990. Ambas eram equipadas com o motor 2.0 a gasolina de 160 cv e câmbio automático CVT e tração 4×2 dianteira.
Onda dos SUVs
Agora com o espaço deixando pelo Lancer na linha de montagem no Brasil, a Mitsubishi passará a produzir novos SUVs por aqui, como manda a tendência do mercado, no mês passado a filial brasileira já começou a montar em Goiás o Eclipse Cross. No Brasil e no mundo a Mitsubishi não deve lançar tão cedo um novo Lancer, há rumores que o nome Lancer pode ser reaproveitado, porém em um SUV.
O Lancer entrou para a história…
O Mitsubishi Lancer vai deixar saudade, o sedan que foi lançado em 1992 marcou época pelo desempenho atípico para a categoria, principalmente pela famosa versão esportiva Evolution X (foto acima), que entrou para a história, principalmente nas corridas de rali, aonde levou a Mitsubishi a faturar por 4 anos o mundial da FIA (WRC), ele era louvável por sua tração 4×4.
A versão Evolution X até chegou a ser vendida no Brasil, porém por um curto período de tempo e por um preço proibitivo, na época 2015 ele custava R$ 220 mil, vinha com um 2.0 turbo de 295 cv, o mesmo valor pedido por um Chevrolet Camaro SS de 400 cv.
Menos esportiva, porém equipada com tração 4×4, o Lancer também teve no Brasil até 2017 a versão GT, que trazia visual mais agressivo com direito a para-choques exclusivos, saias nas laterais e aerofólio traseiro, além de vir com tração 4×4, foi por muito tempo a versão top de linha do modelo no país.
Leia aqui mais um pouco sobre o Lancer e suas gerações: