Mobi novo subcompacto da Fiat chega custando entre R$ 31.900 a R$ 43.800

Durante quase 30 anos, o menor carro da Fiat no Brasil foi o Uno, porém os gostos e preferência do publico mudaram, o mercado atualmente pede por carros compactos sim, porém bem equipados e com um certo estilo diferente do comum, e a Fiat atentando para isso, está lançando o subcompacto Mobi, menor e com uma proposta diferente da do Uno, ele chega equipado apenas com motor 1.0, em seis configurações de acabamento: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On, com preços partindo de R$ 31.900 a R$ 43.800. Confira tudo sobre o Fiat Mobi.

 

De onde ele veio…

O Fiat Mobi, assim como outros modelos recentes da Fiat, como a Toro, foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, sua plataforma é um híbrido entre a base do Uno (lançado em 2010) e uma plataforma inédita, com entre eixos encurtado em relação ao Uno, apesar de não parecer a diferença de comprimento entre o Mobi e o Uno é grande, são 24 cm a menos, um detalhe curioso é que o Mobi é menor inclusive que o VW Up, seu principal rival, em 4cm no comprimento, e intrigantes 12 cm a menos no entre-eixos em comparação ao rival da Volkswagen, ou seja, o Mobi é realmente um carro compacto.

Com apenas 3.56 metros, o Mobi é classificado oficialmente como um subcompacto, ou seja, menor do que um compacto. Como o próprio nome diz, é um carro voltado para a mobilidade urbana, feito para se dar bem nas cidades grandes, além de “tentar” ser o primeiro carro de jovens ou casais sem filhos, tanto é que o novo modelo tem porta malas pequeno de apenas 220 litros, e um cargo box de 14 litros para acomodar pequeno objetos, que virá de série a partir da versão intermediária.

Seu entre eixos também é curto, 2.30 metros, e já que estamos falando de medidas o Mobi tem 1.63 m de largura e 1.50 m de altura, essas medidas compactas também fazem do Mobi ter um peso total extremamente baixo, são 907 kg na versão de entrada Easy, o que também favorece o baixo consumo de combustível e uma condução mais ágil e divertida.

Estilo…

É bom lembrar que a proposta do Mobi não é ser um carro básico e barato, esse cargo continua com o veteraníssimo Palio Fire que seguirá firme no mercado por mais um tempo, o Mobi veio para ser uma opção mais estilosa e diferente em relação aos demais modelos compactos de entrada, em outras palavras a Fiat quer oferecer um produto com visual mais sofisticado e descolado em relação ao que o Uno oferece, assim como a Volkswagen fez com o Up em relação ao Gol.

O que mais chama atenção é a dianteira do Mobi, o conjunto é diferente do que já se viu em um Fiat, ele adota estilo próprio, com faróis grandes que invadem as laterais e piscas posicionados na parte interna dos faróis próximo a grade, grade aliás que também é ampla conta com duas barras, além de para-choque com aparência encorpada e agressiva.

Nas laterais a Fiat optou por dar uma aparência musculosa ao Mobi, note as caixas de rodas com desenho robusto e que se sobressai do resto da carroceria com vincos marcantes.

Por fim na traseira a atração é a tampa do porta malas que é toda feita em vidro, além de agregar visual mais sofisticado ao Mobi, a tampa traseira em vidro, também é mais leve, outro detalhe que merece ser comentando são as “polêmicas” lanternas traseiras do Mobi, exageradamente grandes para o subcompacto, elas devem marcar o carro nas ruas.

Interior…

Por dentro apesar de não contar com muitas novidades em termos de estilo ou acabamento, o habitáculo do Mobi agrada, a Fiat foi inteligente, apesar de usar plástico em praticamente todo canto do carro, a montadora usou diferentes texturas que dão uma quebrada na simplicidade do acabamento, e agregam mais qualidade ao interior do carro, por exemplo a parte superior do painel conta com um tipo de textura, o console possui outra, que imita alumínio escuro ou Black Piano, assim como visto no volante.

Acima o interior da versão de entrada Easy e a abaixo  a versão top Like On

O painel em si conta com desenho de gosto um tanto duvidoso principalmente pelas saídas de ar retangulares e futuristas ao centro e a parte “afundada” do painel sobre o porta luvas, enquanto os mostradores seguem o padrão já visto no novo Uno, com o velocímetro com desenho grande ao centro, com um pequeno display digital de 3.5 polegadas posicionado dentro do velocímetro, enquanto a partir da versão Like a esquerda fica o conta giros com visual bem menor em relação ao velocímetro, desenho dos mostradores deve exigir um tempo para o novo motorista se adaptar.

Um recurso interessante é o Live On (foto acima), oferecido como opcional é um sistema que faz do smartphone o sistema multi-mídia do carro (oferecendo suporte aos 10 modelos de celulares mais vendidos no Brasil), o motorista literalmente encaixa o celular no suporte e ele vira o multi-mídia do Mobi.

Painel de instrumentos segue visual já visto no Uno, com computador de bordo com tela de 3.5 polegadas ao centro, porém peca por não contar com conta-giros na versão de entrada Easy

Assim como no Volkswagen Up, na qual o Mobi vem para competir diretamente, os bancos dianteiros do novo compacto da Fiat são inteiriços, ou seja, não há a possibilidade do motorista regular o encosto de cabeça, as padronagens dos bancos parecem bonitas, variando de acordo com a versão, elas são bem diferentes e agradam pelo tipo de segmento que o carro pertence.

Mecânica…

Na parte mecânica por hora não haverá novidades, o Mobi virá com o conhecido bloco 1.0, 4 cilindros, Fire de até 75 cv, é o mesmo motor usado pelo Palio Fire há muito tempo. Porém há rumores que a Fiat poderia lançar um inédito motor 1.0, 3 cilindros para o Mobi, com menor consumo de combustível, porém oficialmente não há nenhuma informação que confirme isso. Detalhe que por enquanto coloca o Mobi em desvantagem em relação ao VW Up, que dispõe de um motor mais moderno, econômico e potente, com apenas 3 cilindros e que gera 82 cv, contra 75 cv do Mobi.

Consumo…

Esse motor 1.0 Fire, apesar de ser bastante robusto e confiável, não chega a impressionar em termos de consumo, de acordo com dados divulgados e testado pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Mobi roda com gasolina 9.2 km/l na cidade e 13.3 km/l na estrada, enquanto com etanol os dados baixam param 8.4 litros por km na cidade e 11.9 km/l na estrada.

Acima o Mobi em sua versão de entrada Easy que parte de R$ 31.900

Versões preços e equipamentos…

Mobi Easy R$ 31.900

De série a versão mais barata do Mobi virá praticamente pelada, apenas com para-choque pintado na cor do carro, além de rodas aro 13 com calotas – tipo de pneu raro hoje em dia em carros 0km, espelho interno de cortesia e banco traseiro bi-partido e é só, a falta de equipamentos é estranha já que o modelo parte de um preço nem tão baratos R$ 31.900, era esperado pelo menos uma direção hidráulica ou vidros elétricos dianteiros, mais enfim.

Para quem quiser levar o Mobi Easy um pouco mais funcional, haverá um pacote opcional, chamado “Functional” com vidros dianteiros e travas elétricas, ar-quente, desembaçador do vidro traseiro e preparação com fiação para a instalação de som.

Mobi Easy On R$ 35.900

A coisa melhora bastante na versão Easy On, porém que custará R$ 4.000 em comparação a de entrada, ela virá bem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, e rodas de aço com calota porém aro 14, lembrando que não haverão opcionais para o Mobi Easy On.

Mobi Like R$ 37.900

Esta configuração talvez seja a mais interessante e a mais procurada na linha Mobi, ela traz de serie todos os itens da versão Easy On mais: computador de bordo, console central com porta copos também para os passageiros do banco traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, chave com telecomando, cinto de segurança dianteiro com ajuste de altura, limpador e desembaçador do vidro traseiro, botões internos para abertura do tanque de combustível e da tampa do porta malas, porta malas com revestimento e o Cargo Box com 14 litros. Enquanto por fora o Mobi Like vem com grade frontal com acabamento em preto brilhante, retrovisores e maçanetas pintadas na cor da carroceria.

Como opcional a versão Like poderá vir com sistema de som com rádio B7, alarme, e o sistema Fiat Live On que também conta com volante multi-funcional.

Mobi Like On R$ 42.300

Além de tudo que traz a configuração Like traz, a Like On agregará rodas de alumínio aro 14, faróis de neblina, sensor de estacionamento, retrovisores externos com repetidores de seta e função “tiltdown”, na qual o retrovisor do lado direito se abaixa em direção ao meio-fio para facilitar a manobra de estacionamento quando a ré e engatada, há ainda rádio com comandos no volante, alarme e banco do motorista com regulagem de altura, tecido mais sofisticado nas forrações dos bancos, apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança no teto. Não há opcionais para o Mobi Like On.

Mobi Way R$ 43.800

A versão Way (foto acima) aposta no tradicional pacote aventureiro urbano, já usado por outros modelos da Fiat, que da direito a para-choques com visual exclusivo e mais parrudos, caixas de rodas com molduras em plástico sem pintura, barras longitudinais no teto, além de suspensão elevada.

Como opcional o Mobi Way poderá vir com sistema de som com rádio, central multi-mídia Live On, além de alarme e comandos no volante.


Moby Way On R$ 43.800

O Mobi Way On será a versão mais cara do novo compacto, ele contará com todos os itens da versão Way e da Like On, além de rodas de liga leve aro 14, e console no teto com porta objetos e espelho adicional (foto acima).

Mercado…

A Fiat aguarda para ver qual será a reação do mercado para o Mobi, porém eles falam em conseguir vender algo em torno de 60 a 70 mil exemplares do Mobi por ano, números que se virarem realidade não colocariam o modelo como o mais vendido no Brasil, porém já garantiria ao estreante um lugar entre os 10° carros mais vendidos no país. Só para efeito de comparação o Fiat Uno em 2015 emplacou 79.360 unidades e fechou 2015 como o 7º mais vendido.

A Fiat oferecerá garantia de 3 anos para o Mobi. As vendas começam já nesse sábado dia 18 de abril de 2016.

Confira abaixo os preços do Fiat Mobi:

Easy R$ 31.900
Easy On R$ 35.900
Like R$ 37.900
Like On R$ 42.300
Way R$ 39.300
Way On R$ 43.800

admin

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.