Depois de muita expectativa e rumores, finalmente a Ford e a Shelby apresentam o novo Mustang Shelby GT 500 2020. E valeu apena a espera, este é de longe o Mustang mais potente, aerodinâmico e rápido já construído. O novo Shelby GT500 2020 traz uma série de evoluções feitas exclusivamente para esta versão, como o motor V8 calibrado para despejar mais de 700 cv de potência.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Design exclusivo para o Mustang GT500 2020…
A Ford não quis apenas deixar o novo Ford Mustang Shelby GT500 2020 veloz em retas, ouve uma grande preocupação da marca em deixar o carro mais veloz e seguro em curvas, para isso a Ford investiu na aerodinâmica do Mustang, redesenhando a dianteira do carro, abrindo novas tomadas de ar para melhorar a refrigeração do motor e freios – em comparação com o Mustang GT350 as novas aberturas na dianteira permitem 50% a mais de refrigeração, além de deixar o carro mais largo e aerodinâmico, foram instalados ainda novos spoilers para ajudar a manter o carro colado no chão e mais estável em curvas.
Clique na imagem para ampliar
Outra novidade é o capô, ele tem desenho exclusivo para o GT500 2020, ficou mais volumoso e aerodinâmico, além de ter ganhado novas saídas de ar que permitem que o ar usado para refrigerar o supercharged flua melhor embaixo do capô, um detalhe legal é que estas aletas são removíveis, ou seja, em dias de sol o dono do Shelby GT500 pode andar por ai com um buraco no centro do capô, exibindo com orgulho o motor V8 (foto abaixo).
Clique na imagem para ampliar
Nas laterais o Mustang Shelby GT 500 2020 conta com novas saias e spoilers, além de rodas maiores aro 20, enquanto na traseira o aerofólio foi reprojetado e está maior, o para-choque conta com difusor integrado e quatro enormes saídas de escapamento que denunciam que este não é um Mustang comum. Lembrando que estas mudanças aerodinâmicas foram feitas pela Ford Motorsport em seu túnel de vento na Carolina do Norte, local aonde diversas equipes de corrida desenvolvem a aerodinâmica de seus carros.
Clique na imagem para ampliar
Pacote de dirigibilidade…
Para quem quiser ir um pouco mais rápido em curvas, a Ford oferecerá para o novo Mustang Shelby GT 500 2020 dois pacotes opcionais para melhorar ainda mais a dirigibilidade em curvas, o “Handling Package” acrescenta um aerofólio com spoiler Gurney, similar ao usado nos carros de corrida, além de possibilitar ajustes para os suportes de montagem dos amortecedores e suspensão.
O segundo pacote é ainda mais radical, indicado para quem pretende levar o Mustang GT 500 Shelby 2020 para as pistas de corrida nos finais de semana, chamado “Carbon Fiber Track Package”, ele agrega partes em fibra de carbono na carroceria, rodas exclusivas aro 20 também feitas em fibra de carbono, pneus de alta performance Michelin Pilot Sport Cup 2 feitos para o carro, aerofólio traseiro ajustável todo em fibra de carbono com desenho similar ao dos carros de corrida GT4, outra mudança incluída neste pacote é a remoção dos bancos traseiros para deixar o Mustang GT 500 mais leve.
Clique na imagem para ampliar
Motor 5.2 V8 Supercharged com mais de 700 cv…
Deixando o melhor para o final, o coração do novo Mustang Shelby GT500 2020 é seu motor, ele usa a base do bloco V8 utilizado pelas demais versões do Mustang como a GT e GT350, porém na versão GT500 este bloco foi retrabalhado, a Ford desenvolveu um novo e maior supercharged para o bloco, com 2.65 litros com intercooler dotado de refrigeração ar-líquido, colocado na parte inferior do motor para baixar o centro de gravidade, o bloco V8 do Shelby GT 500 2020 tem 5.2 litros, é praticamente todo feito em alumínio e montado de forma artesanal a mão.
Clique na imagem para ampliar
Este V8 de 5.2 litros é tão especial que a Ford ainda não revelou quanto exatamente de potência ele será capaz de desenvolver, a montadora afirma apenas que ele debitará nas rodas traseiras mais de 700 cv, muitas pessoas da imprensa norte-americana, falam que a potência deste V8 alcançará os 750 cv.
Clique na imagem para ampliar
O câmbio também será especial para o Mustang Shelby GT500 2020, uma caixa TREMEC, automatizada de sete velocidades e dupla embreagem, que promete trocas de marchas em menos de 100 milésimos de segundo, mais veloz do que qualquer caixa manual no mercado. Esta transmissão conta com uma eletrônica bastante avançada, ela pode ser ajustada em diferentes tipos de condução: “Normal”, “Weather” – chuva, “Sport” – esportivo, “Drag” – arrancada, e “Track” – pista, além de possibilitar algumas características próprias como o divertido “line-lock” que quando ativado permite ao motorista queimar pneus e fazer zerinhos travando as rodas da frente do carro, além do “launch-control” – um controle eletrônico de largada que impede que o carro patine nas arrancadas.
Clique na imagem para ampliar
Isso tudo pode ser traduzido de uma forma simples, este é o Mustang de produção mais veloz já feito, ele poderá disparar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos e terá velocidade máxima superior a 300 km/h. As provas de arrancada (0 a 400 metros) serão feita em apenas 11 segundos.
Clique na imagem para ampliar
Os maiores freios já instalados em um Mustang…
Claro que acelerar rápido é bom, mas parar rápido e com segurança é melhor ainda, o novo Mustang Shelby GT 500 2020 traz discos gigantes na dianteira, com nada menos do que 420 mm (são 42 cm de diâmetro), eles são mordidos por pinças com seis pistões, o sistema tem assinatura da marca Brembo, estes são os maiores freios já colocado em um Mustang, e também os maiores usados por um esportivo norte-americano.
Clique na imagem para ampliar
Suspensão ajustável…
A suspensão também foi retrabalhada tendo um acerto próprio para o Mustang Shelby GT500 2020, ela incorpora a nova geração de amortecimento ajustável adaptativo MagneRide™, as molas são mais baixas e leve na dianteira e na traseira, a geometria da suspensão também foi modificada, e a caixa de direção elétrica é nova.
Clique na imagem para ampliar
Interior do Ford Mustang Shelby GT500…
Por dentro o novo Shelby GT500 2020 tem acabamento mais trabalhado, há várias partes revestidas em fibra de carbono e couro aveludado Dark Slate Miko®, como opcional há bancos esportivos em fibra de carbono da Recaro.
A lista de equipamentos também é mais recheada, o painel de instrumentos é totalmente digital e configurável com 12.3 polegadas, o sistema multi-mídia tem novas funções, além de tela de 8 polegadas, o sistema de som também é mais sofisticado, opcionalmente o carro poderá vir com sistema de áudio da marca Bang & Olufsen, com 12 alto falantes.
Clique na imagem para ampliar
Mustang Shelby GT500 no Brasil?
Infelizmente o novo Ford Shelby GT500 não deve ser vendido de forma oficial no mercado brasileiro, por aqui a Ford comercializa apenas a versão GT Premium do Mustang, equipada com V8 de 5 litros e 466 cv, acoplado a um câmbio automático de 10 marchas, com preço salgado de R$ 315 mil. O Mustang Shelby GT500 por aqui teria um preço muito elevado e proibitivo, algumas unidades devem ser trazidas para cá apenas por importadoras independentes, ai o preço é alto, podemos esperar algo na casa dos R$ 600 mil.
Nos EUA as vendas do novo Mustang Shelby GT500 2020 começam na metade de 2019, o preço por lá ainda não foi revelado.